3 erros comuns na compra de imóveis que você precisa evitar

compra de imóveis
4 minutos para ler

O ano de 2016 pode ser considerado o momento certo para investir na compra de imóveis se você já possui um capital guardado. Apesar da crise financeira do país, alguns especialistas no setor imobiliário possuem projeções otimistas e incentivam esse tipo de investimento.

Alguns cuidados devem ser tomados na hora de comprar um imóvel para que seu investimento não seja desperdiçado. Além da segurança, espaço e localização da propriedade, é importante observar alguns itens que, muitas vezes, passam despercebidos e geram grande dor de cabeça para o comprador. Veja a seguir 3 erros comuns e pouco lembrados por investidores na compra de imóveis.

Não explorar o potencial da sua cidade

Cidades possuem algumas vocações, como turismo, comércio ou indústria. Antes de comprar um imóvel, é importante observar qual a vocação da sua cidade e se ela está alinhada com as projeções feitas por você para esse investimento.

Por exemplo, se a sua cidade possui vocação para o comércio, será que você deve investir em uma residência afastada do centro da cidade? A distância do centro, onde os principais pontos de comércio se encontram, afasta futuros locatários, e seu imóvel pode levar mais tempo para obter o tão esperado retorno na hora do investimento.

Não prever futuras mudanças na localização do imóvel

Toda cidade é regida por leis de zoneamento e normas de desenvolvimento urbano, previstas no plano diretor, instrumento utilizado para regulamentar a política de desenvolvimento e expansão urbana. Pesquisar informações sobre o plano diretor e as leis que constam no documento aprovado na sua cidade é importante antes de adquirir um imóvel, para que suas expectativas quanto ao investimento não se tornem futuras frustrações. 

Por exemplo, caso você deseje investir na compra de imóveis para implantação de comércios, deve-se verificar se na região interessada é possível que a atividade de comércio seja exercida, seguindo as leis de zoneamento.

Outro problema muito comum é o desejo de comprar um imóvel e construir uma nova edificação no terreno. Algumas áreas da cidade possuem restrições quanto às dimensões de novas construções, evitando que o investimento inicial se torne um bom negócio. Portanto, preste bastante atenção!

Não verificar corretamente as condições do imóvel

Depois de muita pesquisa, você encontrou o imóvel perfeito e está prestes a assinar o contrato e fechar o negócio! Antes de concluir a compra de imóveis, é importante contratar o serviço de um engenheiro ou um arquiteto especializado para uma análise aprofundada nas condições do imóvel. Reúna-se com o profissional e com o proprietário do imóvel para especificar e analisar alguns itens importantes de conservação e regularidade do imóvel.

Veja os principais pontos que não se deve esquecer de abordar durante a conversa:

• O projeto inicial do imóvel foi aprovado e regularizado na prefeitura?

• Existem rachaduras na estrutura? Caso já tenham ocorrido rachaduras, qual sistema utilizado no reparo dos problemas?

• Foi utilizado um material de boa qualidade para a construção?

• Foi previsto um bom escoamento de água pelas tubulações e calhas? As instalações hidráulicas estão em boas condições?

• Qual a capacidade do sistema elétrico do imóvel? A instalação do sistema foi realizada por um profissional?

Gostou das nossas dicas? Você já cometeu algum erro na hora de realizar a compra de imóveis? Compartilhe sua história com a gente nos comentários!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-