Conheça os 4 principais documentos para comprar um imóvel

comprar um imóvel
4 minutos para ler

O sonho da casa própria é comum a muitos brasileiros. Sair do aluguel é o objetivo da maioria dos trabalhadores, que planejam o momento ideal para realizar a compra. Depois da pesquisa, é importante estar atento para organizar e ter em mãos todos os documentos para comprar um imóvel.

Para tornar a negociação rápida e ágil, ao chegar nessa fase é importante estar preparado para entregar todos os documentos necessários, tanto para fins de financiamento, quanto para transferência de propriedade da escritura do imóvel.

O mais importante durante esse período é, antes mesmo de escolher o seu novo imóvel, começar a organizar os documentos necessários para concluir a negociação. Mas afinal, você sabe quais são esses documentos? Se você está investindo na compra de um imóvel, confira o checklist dos documentos necessários!

1. Documentos pessoais

Basicamente é preciso reunir os documentos que comprovem a sua identidade e endereço. São eles:

  • cópia do Registro Geral (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • comprovante de residência original e atualizado, ou seja, dos últimos três meses. Esse documento precisa estar no nome do comprador ou parentes diretos (pai, mãe, irmãos e cônjuge);
  • comprovante de estado civil. Em caso de solteiro, somente será necessária a apresentação da certidão de nascimento. Em caso de ser casado, é preciso apresentar a certidão de casamento ou união estável, mais a cópia do RG e do CPF do cônjuge;
  • para menores de 21 anos, é preciso apresentar uma cópia autenticada da escritura de emancipação original;
  • para os compradores estrangeiros, é preciso apresentar uma procuração legal em nome de um residente no Brasil, dando plenos poderes para a compra e venda de imóveis.

2. Vínculo empregatício

Você precisa reunir os papéis que comprovem a sua renda bruta e seu vínculo empregatício. Confira os itens:

  • para empregados do setor privado, é preciso apresentar carteira de trabalho original;
  • para autônomos, é preciso apresentar a cópia do Imposto de Renda e os extratos com as movimentações bancárias dos últimos meses. No caso de empresários, é preciso apresentar o contrato social da empresa;
  • comprovante de renda (holerite) dos últimos 3 meses;
  • em caso de utilização do FGTS, é preciso apresentar o extrato atualizado do saldo.

É preciso atender a todos os itens da lista para que o processo não pare no meio do caminho por falta de documentação.

3. Documentos do imóvel a serem conferidos

Esses documentos são de responsabilidade da imobiliária, no entanto, eles também serão avaliados na hora da compra, e é importante que você confira se está tudo certo com eles:

  • cópia dos comprovantes de pagamento do IPTU no ano corrente da venda;
  • planta do imóvel aprovada pela prefeitura e assinada pelo engenheiro ou arquiteto da obra;
  • cópia da escritura do imóvel, que deve ser registrada e autenticada em cartório, no nome do vendedor;
  • registro de verificação no Cartório de Registro de Imóveis, constando alienações e débitos;
  • em caso de apartamento, a certidão negativa de débitos condominiais.

Os imóveis que vierem a apresentar alguma irregularidade com relação a esses documentos poderão ter a venda comprometida.

4. Contrato de compra e venda

Nesse documento, devem constar os dados da negociação, o pagamento, quais os prazos, multas rescisórias e a comissão do vendedor e/ou imobiliária. Ou seja, esse contrato é uma descrição formal de todo o processo comercial entre você e a empresa.

Portanto, assim como é importante encontrar o imóvel dos sonhos, é preciso começar a organizar essa documentação para evitar que o processo se torne mais demorado. Sem dores de cabeça e tomando os cuidados necessários, a compra de um imóvel é simples e muito prazerosa.

Gostou deste checklist com todos os documentos para comprar imóvel? Então compartilhe este post com os seus amigos usando as suas redes sociais para que todos saibam como funciona esse processo!

contato whatsPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-