5 dicas para comprar o primeiro apartamento do casal

primeiro apartamento
4 minutos para ler

Quando se trata do primeiro apartamento, tudo gira em torno de fazer as melhores escolhas possíveis, já que cada uma delas impactará diretamente na vida do casal. Então, dar a devida atenção às etapas que antecedem essa compra será determinante para que ela seja concluída com todo o sucesso que merece.

Como auxílio, criamos este post: nele, reunimos cinco dicas para a compra do seu primeiro apartamento. Leia!

1. Faça um planejamento financeiro

Para projetar conquistas futuras, é preciso, antes, planejar-se. Assim, a primeira medida a ser adotada pelo casal que comprará o seu primeiro apartamento é começar a planejar as finanças.

Levantar o total de recursos disponíveis do casal e estabelecer um orçamento familiar é essencial para saber exatamente o valor a despender com moradia.

2. Defina um valor para a compra

Feito o orçamento da dica anterior, você consegue enxergar o quanto tem para realizar a compra de um imóvel, seja à vista, seja parcelado. Lembre-se de que a compra à vista envolve mais do que simplesmente o valor do bem, já que há encargos com impostos, taxas e mobília.

A compra financiada exige um valor a ser pago como entrada. Quanto maior for, menores serão as parcelas e até mesmo o tempo a pagar pelo imóvel.

3. Pesquise

Nenhuma compra de grande importância deve ser feita às pressas e sem ampla pesquisa. Muito menos a do primeiro apartamento do casal, que precisa ser baseada em todo tipo de informação que se puder obter. Portanto, acesse os sites das principais imobiliárias da região na qual pretende comprar o imóvel, informe-se sobre os preços praticados na localidade onde quer morar, veja o custo-benefício de imóveis novos e usados.

Em sua pesquisa, inclua encontrar uma imobiliária capaz de apoiar suas escolhas e levá-lo ao imóvel plenamente alinhado com elas!

4. Avalie cautelosamente cada opção

Cautela não faz mal a ninguém, pelo contrário, em aquisições de alto valor é mesmo um elemento indispensável. Portanto, ao avaliar cada opção que o mercado tem para oferecer, pondere suas vantagens e desvantagens. 

Assim, ao fazer sua escolha, considere atentamente os prós e contras que há em torno da compra de um imóvel novo, dos imóveis usados, se é possível realizar a compra à vista e o custo de fazer um financiamento imobiliário. Levantadas – e respondidas – essas questões, você estará mais perto de uma escolha acertada e dentro da sua realidade.

Leia também os 5 itens para prestar atenção ao comprar um imóvel, será muito útil!

5. Contrate ajuda profissional

Quando se trata da compra do primeiro imóvel, há razões de sobra para contratar ajuda profissional. Fazer um negócio de tal importância sem o apoio de uma empresa do ramo, preparada para atuar em cada fase da compra, é assumir um risco desnecessário, já que não gera nenhum custo extra contar com o auxílio de uma imobiliária para comprar um apartamento.

Agora que você já está por dentro das nossas dicas, é hora de colocá-las em prática e iniciar o processo que levará à compra do primeiro apartamento. Ele deverá ser uma conquista a ser comemorada, e nunca uma dor de cabeça adquirida. Portanto, não abra mão da experiência de quem é do ramo: faça da ajuda de um agente imobiliário sua maior aliada!

E, para saber ainda mais sobre como comprar um imóvel, leia também as nossas 5 dicas para comprar um imóvel realmente adequado às suas necessidades!

Comente aqui com a gente que tipo de imóvel é o ideal para você!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-