5 dicas para comprar um imóvel realmente adequado às suas necessidades!

comprar um imóvel
4 minutos para ler

Não é nenhum absurdo dizer que, para muitos, comprar um imóvel será o maior investimento realizado durante toda a vida. Sendo assim, antes de bater o martelo e fechar negócio, é preciso ficar atento a alguns detalhes. Afinal, quando alcançamos uma realização tão grandiosa quanto esta, não podemos correr o risco de arrepender depois.

Quer evitar dores de cabeça no futuro e garantir que sua tão sonhada casa própria seja capaz de corresponder às suas expectativas e atender às suas necessidades? Confira as 5 dicas que preparamos para você!

Não pense apenas nas suas necessidades do presente

A pior coisa que você pode fazer ao comprar a casa própria é pensar apenas no presente. A aquisição será de curto prazo ou para a vida inteira? Como você se vê durante o tempo em que planeja permanecer no imóvel em relação a questões como matrimônio e filhos? Questões desse tipo fazem toda diferença na escolha do imóvel, pois estabelecem pré-requisitos relacionados à necessidade de uma área de lazer, número de vagas de garagem, escolas e outros estabelecimentos com os quais você precisará contar na vizinhança, por exemplo. Estabeleça bem suas necessidades, não apenas do presente, mas também do futuro.

Procure saber sobre a distribuição de água, luz e gás

Se você optar por morar em um apartamento, atente-se a questões como a distribuição de água e gás. Alguns condomínios os incluem no valor mensal cobrado dos moradores, mas em outros, no entanto, eles são de responsabilidade de cada morador, assim como a energia elétrica. A respeito deste último, aliás, busque informações sobre a potência do quadro elétrico, voltagem das tomadas, etc. Imóveis que não possuem uma instalação elétrica capaz de atender à demanda por eletricidade de uma família é um problema mais comum do que se imagina.

Verifique o acabamento antes de comprar o imóvel

Certifique-se de que o material utilizado no acabamento é de qualidade e não precisará ser substituído num futuro breve. Além disso, também fique atento para a existência de fissuras nas paredes, e, caso elas existam, conheça sua origem para determinar se é algo que possui solução ou que trará uma enorme dor de cabeça. Por fim, preste atenção também para sinais de umidade nas paredes ou em outros pontos, pois isso pode acabar se tornando mofo e incomodar até mesmo quem não é alérgico.

Visite o bairro mais de uma vez e em diferentes horários

Rode pelo bairro uma vez para conhecer os serviços disponíveis e de fácil acesso da região, como padarias, supermercados, escolas, academias, etc. Rode pelo bairro outras vezes – de preferência em diferentes dias da semana e em diferentes horários – para tomar conhecimento de questões como trânsito, segurança e barulho, por exemplo. Se necessário, converse com alguns possíveis vizinhos, eles provavelmente serão extremamente solícitos e sinceros e poderão lhe passar todas as informações necessárias. Aproveite também para perguntar a respeito da coleta de lixo e dos pontos fortes e fracos da região.

Observe a exposição solar do imóvel

Já dizia o velho ditado: casa onde não entra sol, entra médico. O imóvel ou condomínio conta com uma piscina, e você pretende utilizá-la regularmente? O sol é essencial para esse tipo de atividade; portanto, verifique a exposição solar do ambiente, principalmente se houver muitos prédios na região. Além disso, confira como é a incidência do sol no próprio imóvel, pois ele também está diretamente ligado a questões de conforto e, como diz o ditado acima, até mesmo de saúde.

Está querendo comprar um imóvel, mas ainda tem alguma dúvida? Quer opinar sobre o assunto? Deixe logo seu comentário! Sua participação é extremamente bem-vinda.

contato whatsPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat