Temos 5 dicas para te ajudar a montar um quarto de estudos

montar um quarto de estudos
4 minutos para ler

Montar um quarto de estudos é essencial para o sucesso de qualquer aluno, pois é nele que você, estudante, passará a maior parte do tempo consumindo conteúdos e realizando atividades acadêmicas.

A grande questão é: como montar um espaço ideal para isso? Se você ainda não pensou em que tipo de mobília, de decoração, de iluminação, entre outras questões sobre o assunto, continue a leitura. No post de hoje preparamos uma lista com 5 dicas que vão te ajudar a montar um ótimo quarto de estudos. Vamos lá!

1. Escolha a mobília adequada para um ambiente de estudos

A primeira coisa a se pensar é quais móveis você deve utilizar. Se você tem computador desktop, é preciso considerar uma mesa que facilite a organização de cabos e dispositivos externos.

Porém, se você possui notebook, é possível escolher uma mesa menor e mais simples, que economize o espaço, além de facilitar a mobilidade de ambos.

Independentemente do tamanho do quarto, é interessante aproveitar os espaços vazios entre os móveis, colocando, por exemplo, algumas gavetas embaixo da cama para guardar os materiais.

Além disso, posicionar alguns nichos nas paredes pode ser de grande ajuda, pois permitirá que você guarde livros e alguns objetos, deixando o quarto mais limpo e organizado.

2. Pense em uma decoração que estimule sua criatividade

Para melhorar a decoração, é essencial pensar em elementos que estimulem sua criatividade. Para isso, aposte em uma decoração que encoraje e incentive você a se aprofundar nos estudos.

Escolha pinturas ou papéis de parede que não tenham cores muito fortes, para que não desviem sua atenção. No entanto, objetos menores podem ser mais coloridos, para harmonizar o conjunto visual do quarto.

Ademais, você pode colocar alguns adesivos na parede – talvez uma frase filosófica ou uma citação favorita — que serão de grande utilidade quando você precisar de um incentivo extra para se concentrar.

3. Aposte em uma iluminação portátil

Apostar em uma iluminação portátil é outra dica valiosa para montar um quarto de estudos, pois permite que você direcione a luz apenas para um local específico, evitando que o excesso de luz te prejudique em algum momento da noite, por exemplo.

Você pode colocar abajures ou outras luminárias de pequeno porte como auxílio. Entretanto, é importante frisar que aproveitar a luz natural do dia é fundamental para a saúde. Por isso, se possível, abra as janelas e deixe a luz entrar.

4. Reserve um espaço próprio para cada atividade

Para ser produtivo, é imprescindível manter o quarto bem organizado, não misturando materiais de estudos com outras coisas como jogos de videogame, por exemplo.

Por conta disso, recomendamos que você separe um espaço para lazer, outro para realização de atividades e outro para leitura (dependendo do tamanho do seu quarto, claro).

Caso você tenha alguma dúvida sobre como aproveitar pequenos espaços, temos outras dicas que podem te ajudar com isso.

5. Tome cuidado com distrações

Outro aspecto a ser considerado é manter a mesa principal com o mínimo de objetos, deixando visível apenas aquilo que você vai precisar, pois muitos objetos juntos podem atrapalhar em algum momento.

Evite distrações com notificações do computador, do celular, entre outros. Porém, se o material de estudo for digital, desligue a internet se puder e busque focar apenas no conteúdo a ser estudado.

Tente estudar em horários com menos barulho e, se for o caso, utilize fones de ouvido com fundo musical que te ajudem a se concentrar.

Montar um quarto de estudos não é tão difícil, mas é necessário planejar bem e analisar cada detalhe, visando alinhar suas preferências com suas necessidades. Um quarto bem planejado vai contribuir muito para sua eficácia nos estudos.

Quer receber mais dicas como essas? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos diretamente no seu e-mail.

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-