9 itens para prestar atenção antes de comprar um imóvel

comprar um imóvel
6 minutos para ler

Na hora de comprar um imóvel, é importante estar atento aos detalhes da negociação para evitar prejuízos futuros. Como a compra pode impactar o seu orçamento por um longo prazo ou, até mesmo, custar todo o seu investimento para o pagamento à vista, com certeza você está em busca de um negócio seguro.

Por isso, é importante deixar a ansiedade de lado e prestar atenção em pontos essenciais para realizar a sua compra. Concentre os seus esforços em situações específicas da sua escolha, mas não deixe de ficar atento durante todo o processo de aquisição do seu imóvel.

Não importa se estamos no norte ou no sul do país nem se estamos olhando para pessoas de classes sociais distintas — comprar um imóvel e morar na casa própria se trata de um dos maiores sonhos de todos os brasileiros.

Entretanto, a enorme vontade de alcançar essa conquista acaba nos induzindo a relevar sinais e questões que, no futuro, podem transformar o sonho da casa própria em um pesadelo. Está pensando em comprar um imóvel? Então, confira os nove itens que devem ser observados antes de fechar contrato! Vamos lá?

1. Valor total da compra

O primeiro — e, talvez, principal — ponto a ser analisado antes de comprar um imóvel diz respeito às questões financeiras, principalmente para os compradores que optam por um financiamento. Planeje-se bem e conheça o custo total da operação, pois, ao final, será despendido um valor consideravelmente maior do que o estipulado pelo proprietário.

Entre os fatores que elevam o custo total estão os impostos e as taxas, por exemplo — que podem representar um acréscimo de cerca de 5% do valor total do imóvel. Não se esqueça, também, dos gastos com mobília, pequenas reformas, instalação de serviços etc.

2. O que está sendo divulgado

Propaganda enganosa existe em qualquer segmento e no mercado imobiliário não é diferente. Tudo que for divulgado sobre o imóvel precisa ser confirmado, pois, se algo está no anúncio, afeta a precificação final da propriedade.

Um exemplo muito comum desse problema é a diferença entre a quantidade de m² anunciada e a real. Meça a área e garanta que você está levando o que está pagando — lembre que muitos imóveis são cotados por m² e, sim, um a menos faria diferença considerável no preço.

3. Parte elétrica do imóvel

Você consegue imaginar quão ruim seria mudar-se para um imóvel e, só depois, descobrir que ele não é capaz de atender à demanda da sua família por eletricidade?

Busque se informar sobre o quadro elétrico, verificando qual é a voltagem das tomadas e averiguando se o imóvel demandará mais gastos nessa área, pois o valor deles pode facilmente fazer você mudar de ideia e escolher outra opção.

4. Torneiras e chuveiros

Ao ligar o chuveiro e acionar as torneiras, qual é a cor da água? Caso ela saia normalmente, então, não há problemas aparentes. Mas, se ela demorar um pouco para sair ou apresentar uma cor avermelhada, fique em alerta e descubra a causa disso.

Às vezes, isso pode ser apenas um pequeno problema de pressão ou indício de que a torneira não é acionada há muito tempo. Entretanto, esses também podem ser sinais de falhas no encanamento ou falta de manutenção nas tubulações.

5. Portas, pisos, tetos e paredes

Caso você note certo acúmulo de pó no piso próximo a portas ou armários de madeira, fique atento — isso pode ser sinal de uma infestação de cupins. Talvez seja possível resolver o problema facilmente, mas também pode tratar-se de uma endemia que demandará cuidados periódicos.

Além disso, sempre tenha atenção a manchas no teto ou nas paredes, pois elas podem estar anunciando que o imóvel sofre com infiltrações.

6. Documentação

Seja um imóvel novo, seja usado, verifique se a documentação está regularizada e se a edificação está apta para a venda. Nada pior que fechar um negócio e depois ter uma grande dor de cabeça por falta de papelada correta.

7. Localização

Acredite, o seu novo endereço pode influenciar diversos fatores da sua vida. Pesquise qual região mais agrada você e analise a distância que precisará percorrer para chegar aos locais em que realiza as suas principais atividades, como escola, trabalho, cursos e centros de lazer que costuma frequentar.

A localização é um ponto fundamental para valorizar ou desvalorizar o seu imóvel no futuro. Portanto, é necessário buscar propriedades que tenham fácil acesso às comodidades básicas como hospitais, comércio e infraestrutura.

8. Condição de compra do imóvel

A melhor opção, e um sonho para muitos, é comprar o imóvel à vista, sem precisar assumir um compromisso que comprometa o seu orçamento por um longo prazo. No entanto, se optar por financiar, é preciso verificar todas as possibilidades que podem ser utilizadas para amenizar os custos mensais e aliviar as finanças.

Busque prazos e condições de pagamento que não apertem o seu orçamento a ponto de comprometer a quitação das prestações. Os bancos costumam fazer um cálculo do valor das parcelas que não ultrapasse 30% da renda familiar.

Além disso, coloque na ponta do lápis todos os outros compromissos assumidos em longo prazo e o período no qual o seu orçamento estará comprometido. Assim, você conseguirá fazer uma poupança e arcar com os custos fixos mensais que um imóvel necessita.

9. Segurança

Esse é um ponto essencial na escolha do seu imóvel. A segurança é um dos aspectos mais avaliados pelos compradores na hora de fechar negócios. Procure edificações que ofereçam mais comodidade nesse quesito, incluindo sistema de monitoramento e portaria 24 horas, por exemplo. Assim, você se sentirá tranquilo ao sair e chegar em casa.

Nesse sentido, também é indicado que você procure por imóveis que fiquem em regiões com índices mais baixos de criminalidade e vizinhança agradável e tranquila. Isso reduzirá muito os riscos que você e seu imóvel correm.

Na hora de buscar o imóvel ideal que se encaixa no seu perfil de compra, é importante prestar atenção em todos os detalhes que o tornam atraente. Não compre por impulso, verifique se será uma compra em longo prazo e se trará valorização para o seu investimento. Durante todo o processo, acompanhe de perto os trâmites e certifique-se de que tudo está correndo da forma adequada.

Agora que você já conhece alguns pontos fundamentais para comprar um imóvel, é hora de começar a buscar o local ideal. Aproveite e entre em contato conosco para conhecer as nossas opções que atendem suas necessidades.

contato whatsPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat