Entenda as 5 maiores preocupações de quem está indo morar sozinho!

morar sozinho
4 minutos para ler

Se você está indo morar sozinho pela primeira vez, provavelmente já teve que lidar com algumas preocupações básicas, como os critérios de escolha do apartamento, os procedimentos da mudança, alguns aspectos do contrato de aluguel, entre outras coisas.

Pensando justamente nesse momento de ansiedade e apreensão de muitos jovens, preparamos uma lista com as 5 principais preocupações desse momento e dicas que podem te ajudar a superá-las. Confira a seguir!

Como se planejar para a mudança?

Para uma mudança tranquila e sem surpresas, nada melhor do que se planejar com antecedência. Isso significa, entre outras coisas, fazer uma pesquisa minuciosa de apartamentos antes de se decidir por onde morar.

Além disso, é preciso se certificar de que você terá condições financeiras suficientes para pagar todas as contas e arcar com os custos de morar sozinho. Afinal, esses gastos sempre ultrapassam as estimativas iniciais que fazemos!

Verifique também quais móveis e eletrodomésticos serão necessários para a casa nova (cama, mesa, geladeira, fogão), e qual será o custo de mobiliar esse espaço.

Kitnet ou quarto-e-sala? O que é melhor para morar sozinho?

O modelo de apartamento ideal para uma pessoa também pode variar de acordo com suas necessidades. A escolha depende do tempo que você passa em casa, se planeja receber muitos amigos e familiares nesse espaço, e também da oferta de imóvel em sua cidade.

Uma kitnet costuma ser mais barata que apartamentos do tipo quarto-e-sala. No entanto, é um modelo de imóvel com menos privacidade e espaço para suas coisas. Se você trabalha em casa, tem muitos móveis e livros, ou pretende receber pessoas com frequência, essa pode ser uma opção um pouco desconfortável. Procure visitar os dois tipos de imóvel antes de fazer sua escolha!

Apartamento mobiliado?

Apartamentos mobiliados podem aliviar (e muito) os gastos iniciais de quem vai morar sozinho. Já imaginou os custos de se começar do zero com a compra de cama, geladeira, sofá, fogão, utensílios? A diferença dos valores de aluguel de um apartamento mobiliado e de um sem mobília pode valer a pena para esse estágio inicial, caso você não tenha como arcar com a compra de todos esses móveis. No entanto, uma solução viável para quem quer adquirir sua mobília permanente para os próximos anos é dividir essas compras em várias prestações, priorizando itens de maior necessidade.

Fiadores, seguro-fiança, ou adiantamento de alugueis?

Essa é uma importante questão, que pode variar de acordo com suas possibilidades. Para quem tem parentes próximos que são proprietários de imóveis e podem atuar como fiadores em contratos de aluguel, os custos são menores. Já quem não pode contar com essa facilidade tem que verificar junto à imobiliária quais são as modalidades de garantia alternativa que elas aceitam. O seguro-fiança costuma ser uma opção pouco favorável, porque você não recebe esses valores de volta ao término do contrato de aluguel. O adiantamento de alguns alugueis é uma maneira de tranquilizar os proprietários e ainda assim manter seus investimentos iniciais.

Como se preparar para arcar todas as contas?

Além de listar todas as suas fontes de renda e possíveis gastos fixos com o imóvel (aluguel, condomínio, energia, internet, telefone), é preciso também manter uma rotina financeira organizada. Afinal, você não quer deixar as finanças saírem do controle, esquecendo vencimentos, pagando juros e lidando com gastos não esperados ao final de cada mês.

Para que isso não aconteça, é imprescindível manter um planejamento orçamentário, que pode ser feito manualmente, por meio de uma planilha ou através de aplicativos como o Guia Bolso e o Organizze. Eles vão te ajudar a manter um controle minucioso do seu dinheiro e, o que é mais importante, não transformar em um pesadelo a experiência de morar sozinho e arcar com as contas da casa nova.

Está indo morar sozinho? Gostou das dicas? Curta nossa página no facebook e fique por dentro das novidades do mercado imobiliário!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat