6 dicas para aproveitar o espaço em uma kitnet

aproveitar o espaço em uma kitnet
4 minutos para ler

Se você está considerando se mudar para um imóvel pequeno e não sabe como aproveitar o espaço em uma kitnet, este texto é para você.

Morar em um imóvel compacto não é sinônimo de desconforto, já que existem muitas formas de deixar o espaço mais funcional e com melhor aproveitamento.

O melhor de tudo é que você terá uma boa oportunidade para morar sozinho, precisará de menos tempo para limpar e estará mais bem localizado, já que esse tipo de imóvel costuma ficar em áreas estratégicas da cidade, voltadas principalmente para o público universitário.

Confira aqui dicas imperdíveis para otimizar o espaço e transformar a kitnet em um lugar agradável e prático de se morar!

1. Use espaços abertos

Como a kitnet é compacta, o ideal é tentar deixar os ambientes interligados, sem usar paredes ou elementos altos que deixem o local fechado demais.

Uma boa ideia é usar os próprios móveis para separar os ambientes. Por exemplo, um sofá poderá dividir a sala e o quarto, enquanto um balcão separa a cozinha da sala.

Outra alternativa é usar divisores vazados ou transparentes, que também passarão a sensação de amplitude.

2. Abuse dos espelhos

Outra boa ideia é usar espelhos bem posicionados para que o ambiente pareça maior. Você pode colocá-los nas portas dos armários, colados na parede ou até mesmo apoiados no chão.

Nas kitnets, o ideal é escolher uma peça maior que cubra boa parte de uma parede ou móvel.

O reflexo conferirá profundidade aos espaços e também será excelente para trazer um pouco mais de claridade, o que é sempre agradável.

3. Aposte em cores claras

Falando em claridade, outro artifício excelente para dar a impressão de amplitude são as cores claras.

Por isso, escolhas como bege e cinza-claro são excelentes para revestimento de piso e tintas de parede, ao contrário de cores escuras, que tendem a fechar o ambiente e criar uma sensação claustrofóbica.

Além disso, também é importante escolher poucas cores, tentando não variar o piso e a cor das paredes, para criar uma sensação de continuidade.

4. Escolha móveis planejados e multifuncionais

Para aproveitar bem o espaço, nada melhor que móveis planejados. Por isso, antes de escolher camas, sofás, estantes, mesas e criados, meça os ambientes e veja qual a melhor opção de tamanho, sem desperdiçar cantos e otimizando o espaço de cada cômodo.

Ao mesmo tempo, móveis multifuncionais, como sofás-cama, camas com escrivaninha e até mesmo itens ocos (camas com baú, por exemplo) também são excelentes para economizar espaço.

5. Utilize a verticalidade

Para não usar o espaço de circulação, uma ótima opção é optar por itens verticais, como estantes altas, prateleiras e nichos.

Se tiver pé-direito alto, vai ser melhor ainda aproveitar o espaço até o teto para dispor livros, discos ou até mesmo utensílios. Lembre de organizar, sempre colocando as coisas mais utilizadas na altura dos olhos e ao alcance das mãos.

Caso não vá morar sozinho, uma opção a considerar é o beliche, que também usa da verticalidade para garantir mais espaço livre.

6. Use portas de correr

Outra dica boa é usar portas de correr. Você pode optar por um imóvel que já tenha esse tipo de porta no banheiro e na cozinha, por exemplo, e também pode adquirir móveis como armários e guarda-roupas que tenham esse tipo de fechamento.

Sem ter que guardar espaço para a abertura das portas, você ganhará mais área de circulação nos cômodos.

Você pode, ainda, aproveitar essas portas para colocar espelhos e ampliar mais os ambientes, como mencionamos acima.

Viu como é possível otimizar a decoração para ter um ambiente interessante e funcional para morar? Com certeza será mais interessante ter um lugar só seu do que optar por uma república, por exemplo.

Agora que você já conhece as dicas para aproveitar o espaço em uma kitnet, que tal nos seguir no Facebook e no Twitter e assinar nosso canal no YouTube para ficar por dentro de assuntos relacionados à moradia e ao mercado imobiliário?

contato whats
Você também pode gostar

Um comentário em “6 dicas para aproveitar o espaço em uma kitnet

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-