6 dicas imperdíveis para procurar trabalho em uma nova cidade

procurar trabalho
3 minutos para ler

Mudar de cidade ou estado para conseguir novas oportunidades e viver outras experiências é o desejo de muitas pessoas. Mas para quem não está partindo com um trabalho já certo, precisará ser organizar para conseguir uma nova ocupação. Se esta é a situação, confira algumas dicas imperdíveis para procurar trabalho em uma nova cidade!

1 – Prepare um bom currículo

Ter um currículo bem estruturado e com todas informações importantes é essencial para qualquer um que vai procurar emprego. Nesse documento é preciso relatar a experiência profissional, lembrando que deve ser da mais antiga para mais recente e incluir aquelas relacionadas ao cargo pretendido.

A formação acadêmica, os cursos e conhecimentos também são indispensáveis. Uma dúvida comum para quem vai procurar trabalho em uma nova cidade é com relação ao novo endereço. Se já souber o local certinho onde vai morar, é só incluir a informação. Agora, se ainda não tem, é melhor não colocar o da cidade atual, pois isso pode causar eliminação em uma primeira triagem de currículos.

2 – Solicite a carta de recomendação ao antigo chefe

Converse com seu antigo chefe e peça que escreva uma carta recomendando seus serviços. Ele deverá fazer uma breve descrição das suas habilidades e trabalho desempenhado durante o tempo que permaneceu na empresa. Além disso, inclua os contatos do empregador, caso seja necessário mais detalhes sobre sua experiência.

3 – Tenha um perfil no LinkedIn

Atualmente, muitos empregadores usam o LinkedIn, que é uma rede social para contatos profissionais, para buscar novos empregados. É uma forma rápida e dinâmica de consultar uma grande base de currículos. Por isso, todos que estão em busca de emprego devem manter um perfil atualizado com as informações solicitadas completamente preenchidas, inclusive sobre a disponibilidade para mudar de cidade.

4 – Participe de grupos específicos nas redes sociais

Muito além dos posts e fotos compartilhados com familiares e amigos, as redes sociais, principalmente, o Facebook, têm muita informação e conteúdo importante para os profissionais.

Busque por grupos específicos relacionados à área pretendida e ao local que deseja morar. Por exemplo, advogados do Paraná. Faça parte, interaja e peça indicações aos participantes. Fique atento à postagem de vagas e se correspondem às suas expectativas. Essa é uma ótima ferramenta para fazer contatos com pessoas da sua área.

5 – Pesquise a mídia local

Apenas cidades muito pequenas não têm um jornal, rádio, site local, mas, no geral, todo município tem a sua mídia. Quem vai procurar trabalho em uma nova cidade precisa conhecer essas publicações para acompanhar as informações, entender quais são as necessidades, a forma que se comunicam.

E ainda, muitos veículos possuem áreas destinadas a emprego e carreiras. Nesses casos, as vagas são publicadas e uma delas pode ser do seu interesse.

6 – Busque informações sobre o mercado local

É muito importante entender como é o mercado local, saber quais áreas estão crescendo ou enfrentando dificuldades, compreender as demandas, inovações, o que a indústria, comércio e serviços da região tem feito, ou mesmo, quais setores estão bem estabelecidos na nova cidade.

Para buscar essas informações é válido procurar tudo o que já foi divulgado na mídia e fazer pesquisa em institutos como IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Você tem mais alguma dica para procurar trabalho em outra cidade? Escreva nos comentários!

 
contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat