10 coisas que você precisa saber antes de morar sozinho (e ninguém te contou!)

morar sozinho
6 minutos para ler

Morar sozinho é o sonho de muita gente, afinal, conquistar a independência, a liberdade de poder lavar a louça só quando quiser, deixar roupas espalhadas e comer o que bem entender parece ser um sonho. Acontece, pequeno gafanhoto, que não é bem assim que as coisas são. Existem muitos fatos sobre morar sozinho que ninguém conta.

Por isso, nós separamos alguns desses fatos para que você possa se preparar, confira!

1. Você não vai gostar de dar festas na sua casa

Apesar de ser um dos motivos para muitas pessoas quererem morar sozinhas, as festas em sua casa serão como sessões de tortura. Banheiros vomitados e sujeira para todo lado, além de reclamações de vizinhos. Tudo isso fará você pensar mil vezes antes de resolver dar uma festa novamente, acredite.

2. Você sacrificará muitos finais de semana para limpar a casa

Se você estuda e trabalha, provavelmente não vai ficar muito tempo em casa. Isso significa que, durante a semana, a bagunça não vai incomodar. O problema é que, no final de semana você perceberá que a casa está muito bagunçada e terá de desmarcar aquele passeio para limpar o banheiro e fazer outras tarefas domésticas.

3. Você pode se sentir sozinho

A solidão pode ser um problema para quem está acostumado a morar com outras pessoas. Apesar de ser algo útil, ficar somente com seus pensamentos com muita frequência pode ser algo de que você não vá gostar. Nem sempre seus amigos poderão ir a sua casa, por isso, muita gente acaba adotando um animalzinho de estimação para fazer companhia.

4. Você precisará organizar seus gastos em planilhas

Agora que todas as despesas estão sob sua responsabilidade, você começará a descobrir que elas são muitas e que, se você tem intenção de conseguir ter uma vida financeira organizada, precisará fazer planilhas para alinhar seu orçamento com todas as despesas.

5. Você terá problemas para comprar comida

Quando se mora sozinho é possível perceber como são poucas as opções para quem vive desse modo. Você terá que começar a comprar as comidas em porções muito pequenas (o que nem sempre é possível), além de perceber que fazer compras grandes pode ser uma má ideia.

Outra coisa que você também perceberá é que os alimentos estragam mesmo na geladeira. E, quando isso acontecer, elas não brotam do chão, não é verdade? Caso não faça o supermercado novamente, terá que lidar com a falta de alimento em momentos em que o mercado não estiver aberto. Então, é melhor se prevenir!

6. Você vai perceber que as coisas somem sozinhas

Aquela chave que você jura que colocou em cima da mesa irá sumir misteriosamente. Seus pares de meia parecem ter vida própria e você terá a maior dificuldade em achar objetos pequenos. Alguns até dizem que são os duendes, mas na maior parte das vezes é só desorganização mesmo.

7. Lojas de decoração serão uma tentação para você

Se antes você não se importava muito com objetos de decoração, agora toda vez que você ver móveis, quadros e até tapetes que goste, ficará tentado a comprar tudo de uma vez só. A dica é: faça uma lista de tudo o que precisa e uma vez no mês, compre algum item, de acordo com o dinheiro que você terá disponível. Isso fará com que, aos poucos, você consiga ter uma casa que reflita sua personalidade.

8. Você vai perceber que precisa economizar ao máximo 

Somente a partir do momento em que vamos morar sozinhos é que passamos a dar valor às coisas materiais e a perceber o quanto o dinheiro é sacrificado. Por isso, é necessário que economizemos ao máximo e isso pode ser feito de diversas maneiras: fazendo a própria comida, economizando com produtos que não são de tanta urgência para aquele momento e até mesmo tentando conseguir trabalhos extras com o objetivo de uma renda a mais.

Uma dica importante é que nunca comprometa mais de 1/3 de sua renda com aluguel. O ideal é que esses gastos sejam em torno de 1/4: ou seja, se sua renda girar em torno de R$ 1.200,00, o ideal é que o aluguel seja de R$ 300,00: assim, sobrará com mais tranquilidade uma certa quantia para que você passe o mês sem sufocos. 

9. É melhor que você não espere mordomias

Nada se compara com a casa dos nossos pais, em que não precisamos nos preocupar com supermercado, com contas para pagar e datas específicas para os pagamentos. Porém, quando você mora sozinho, é necessário se atentar de que as facilidades acabaram e você virou, de fato, gente grande com preocupações de um adulto qualquer.

O que não pode acontecer, mesmo sem toda a tranquilidade da casa dos pais, é descuidar da saúde ou deixar de lado a qualidade de vida. Você não precisa se alimentar mal e nem dormir mal por isso: com organização e planejamento, é possível deixar tudo dentro dos padrões. E sempre que estiver com algum problema de doença, não espere que ela fique pior para procurar um médico, ok?

10. Provavelmente os seus gostos mudarão

Às vezes temos a impressão de que os nossos gostos nunca mudarão e que seguiremos com um determinado tipo de ideia pelo resto da vida. Mas não é bem isso que acontece! Seus gostos mudarão daqui pra frente e morar sozinho é um dos principais fatores para que isso aconteça com cada vez mais frequência.

Então, uma dica essencial é que você não compre mais do que o orçamento permite. Por várias vezes você vai querer desfazer de alguns artigos porque quer mudar a decoração ou simplesmente enjoou daquele objeto. Uma ótima alternativa para quando isso acontecer é doar na internet ou até mesmo vender. Assim, você terá mais uma quantia financeira para que troque os produtos de sua casa, não é verdade?

Esses são só alguns desafios de morar sozinho, mas acredite, é muito bom ter um canto para voltar depois de um dia estressante de trabalho, estudos ou ambos. E ter aquele cantinho para levar seus amigos, sem se preocupar com o que os pais vão achar ou simplesmente sem precisar avisar, é ainda melhor.

O que você achou do texto? Agora que você já sabe algumas dicas essenciais sobre morar sozinho, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais. Assim, você fará com que mais pessoas saibam sobre essas situações. Afinal, ser pego de surpresa com alguma dessas ocasiões não deve ser nada legal, não é verdade?

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-