8 problemas de morar em uma república

morar em uma república
4 minutos para ler

Conquistar a independência é um grande sonho dos jovens que iniciam sua vida universitária. Muitos saem da casa dos pais e partem para outras cidades em busca do tão almejado diploma. Nesse momento, uma dúvida muito grande surge em relação à mudança: “morar em uma república ou ter o meu próprio cantinho?”

É claro que nenhuma opção é a correta. Muitas pessoas optam por procurar um local individual, e muitas empresas imobiliárias já estão pensando em facilitar e personalizar os serviços para os estudantes. Existem diversas vantagens e desvantagens para ambas as escolhas, mas é muito importante mostrar que nem sempre morar junto a outras pessoas é o tradicional sonho de filme americano. Para exemplificar, selecionamos 8 dos maiores problemas que as pessoas que moram em repúblicas enfrentam:

Privacidade

Dividir uma casa com pessoas que você não conhece pode ser um desafio enorme. Quando se trata de dividir um quarto, o desafio triplica de tamanho. Você raramente terá momentos de privacidade e, para muitas pessoas, a sensação de “invasão” gera um desgaste muito grande.

Organização e limpeza

Mesmo que você não seja a pessoa mais organizada do universo, ter que lidar com pessoas que não se importam com o mínimo de limpeza pode ser algo complicado. Especialmente para quem estuda o dia inteiro, chegar em casa e não encontrar lixo dos outros espalhado por todos os lugares pode fazer muita diferença.

Morando sozinho, você consegue se administrar e manter o ambiente da forma como quiser. E mesmo que você não consiga limpar tudo com muita frequência, é muito menos estressante conviver com a sua própria bagunça do que com a sujeira dos outros.

Pertences

É quase sempre impossível morar apenas com amigos nos quais você confia muito. Uma reclamação comum entre os estudantes se refere a pequenos furtos ou mesmo situações mais graves. Para evitar esse tipo de situação, é indicado sempre etiquetar suas coisas na geladeira e deixar a porta trancada, o que pode ser bastante cansativo. Além disso, o clima de desconfiança que fica quando alguma coisa some pode transformar a casa em um verdadeiro caos.

Dividir o banheiro

Todos nós sabemos o quanto é difícil segurar no momento em que é preciso ir ao banheiro, certo? Dividir o banheiro é algo que exige uma manutenção desse tipo de urgência, e é necessário ter muita ordem para que todos consigam tomar banho quando o compromisso de todos é no mesmo horário. Nem sempre você conseguirá usar o banheiro quando quiser, e isso é algo com o qual você deve se acostumar caso realmente opte por essa possibilidade.

Visitas

Geralmente existe um comum acordo quanto ao fato de levar visitas para a casa. Pode ser que você não goste de dar de cara com estranhos no meio da sala, ou pode ser que você queira levar seu namorado ou sua namorada para sua casa, de vez em quando. Autorizar ou não autorizar deve ser uma regra aplicada a todos, o que traz, na mesma medida, conforto e desconforto.

Decoração e ambiente

Pode ser que você queira colocar um quadro dos Rolling Stones na sala de TV, mas até um ato tão simples pode gerar discórdia. Raramente você poderá decorar o ambiente de acordo com a sua vontade e tudo costuma ser bastante neutro para evitar conflitos.

Dinheiro

Quando as contas são divididas, a organização financeira de todos é fundamental. Não adianta você fazer a sua parte se o seu colega não passou o valor correspondente a tempo, e você pode acabar ficando sem luz por causa de um deslize alheio.

Festas

Assim como trazer visitas, a possibilidade de fazer festas é algo que pode te beneficiar ou prejudicar em ambas as situações. Talvez você queira comemorar seu aniversário com alguns amigos e seja impedido de fazer isso, ou pode acontecer de você ter uma prova super importante no dia seguinte e ter que ficar pedindo para abaixarem a música o tempo todo.

E você? Já passou por alguma situação parecida? Comente os principais problemas de morar em uma república que você teve!

 

contato whats
Você também pode gostar

Um comentário em “8 problemas de morar em uma república

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat