Alugar apartamento: como escolher o inquilino ideal?

alugar apartamento
4 minutos para ler

Quando uma pessoa possui uma propriedade, ela tem todo o direito de cuidar dela da melhor forma possível. Especialmente em tempos de grande valorização do mercado imobiliário e crise econômica no Brasil, quem pensa em alugar apartamento precisa ser muito minucioso nesse processo.

Entre as principais inquietações que surgem nessas situações está a preocupação com a idoneidade e a honestidade do locatário, tanto no que diz respeito à inadimplência quanto à conservação do apartamento.

Quer descobrir como escolher o inquilino ideal e não passar por apertos na locação? Então confira as dicas a seguir:   

Use a internet

Sempre que aparecer um candidato em potencial para a locação, você não deve hesitar em pesquisar sobre ele na internet para checar se ele é verdadeiramente confiável. Fazer da internet uma grande aliada é o primeiro passo para alugar apartamento e escolher o inquilino ideal. Por meio dos sites de busca, você pode descobrir informações valiosas e saber se a pessoa, por exemplo, enfrenta algum processo judicial ou já teve problemas com inadimplência.  

Procure também checar os antecedentes da pessoa e ver se o nome dela consta em sites como o SERASA. Se possível, busque referências com antigos locatários ou até empregadores: as redes sociais são uma boa maneira de fazer isso. Aja com bom senso, e não esqueça que seu imóvel é seu patrimônio e você tem o direito de saber ao certo quem quer alugá-lo.

Defina regras antes de alugar apartamento

Depois de uma boa pesquisa na internet, definir regras é o passo seguinte para quem quer alugar apartamento. Através da estipulação de normas coerentes e racionais, você estabelecerá uma espécie de código para quem vai locar sua propriedade. A aceitação deles sem maiores dificuldades já será um bom indicador sobre as reais intenções do candidato.

Isso evita problemas para o próprio inquilino e torna o convívio com os vizinhos mais simples. Busque dar informações sobre o condomínio, se for o caso, como o que a convenção determina sobre animais de estimação, por exemplo. Indique também os principais cuidados que a unidade precisa e, se julgar necessário, coloque essas observações no contrato.  

Faça uma vistoria

Fazer uma vistoria com o futuro inquilino é outra boa maneira de evitar problemas e descobrir se aquela pessoa é indicada para ocupar seu apartamento. Mostre os principais detalhes e ateste o verdadeiro estado de cada cômodo, das partes elétricas e hidráulicas e da mobília, se ela estiver presente.

Mais uma vez, isso pode ser colocado no contrato, pois esse cuidado garantirá que o imóvel, ao final do acordo, seja entregue nas mesmas condições que estava no momento em que foi alugado.  

Tenha uma conversa franca

Ainda que isso não seja garantia de nada, uma conversa franca ajuda a conhecer melhor a pessoa que pretende alugar o seu apartamento. Isso é bom não apenas para conhecer o perfil do candidato e estreitar a relação, como também pode servir para explicar a ele o estilo de vida do prédio ou bairro.

Além de tudo, essa situação pode ampliar as chances da criação de um laço de empatia, pois ao criar um vínculo com o senhorio, o provável inquilino tenderá a ter mais cuidados com a propriedade e ficará menos confortável com um quadro de inadimplência, por exemplo.

Conte com ajuda profissional

Contar com os serviços de uma imobiliária na hora da locação é uma excelente ideia para o proprietário. Como os profissionais já estão acostumados com os pormenores desse tipo de negociação, eles estão muito mais aptos a ajudá-lo a escolher o inquilino ideal.

Além disso, a corretora está habituada também com os trâmites legais, o que pode ser muito útil para costurar um contrato de aluguel perfeito, que garanta os direitos e deveres de todas as partes, fazendo com que você não precise ter qualquer tipo de preocupação.

Aprendeu a alugar apartamento? Gostou do conteúdo? Então confira também esse outro artigo do blog com os principais motivos para contratar uma imobiliária para locar o seu imóvel!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-