Afinal, é melhor alugar ou comprar um imóvel? Entenda

4 minutos para ler

Não há nada como encontrar o lugar perfeito para chamarmos de lar, não é? Entretanto, na hora de procurar, é bastante comum surgirem dúvidas sobre se a melhor opção é alugar ou comprar imóvel. Isso acontece principalmente agora, nesse momento em que enfrentamos uma grave pandemia que tem afetado a saúde e a economia do país.

No entanto, ao contrário do que tem acontecido com a maioria das atividades, o mercado imobiliário tem apresentado excelentes resultados devido à queda da taxa Selic, que influencia diretamente os financiamentos de imóveis.

De todo modo, tanto o aluguel como a compra ou venda precisam ser bem analisados, pois dependem da situação e do objetivo de cada pessoa. Para ajudar você a decidir, elaboramos este post. Acompanhe e descubra os prós e contras de cada umas das possibilidades.

Analise suas necessidades antes de alugar ou comprar um imóvel

O primeiro passo para decidir entre alugar ou comprar é refletir sobre suas necessidades e objetivos tanto em curto como em longo prazo. Portanto, é importante considerar estes aspectos:

  • valor disponível em seu orçamento familiar para o pagamento do aluguel ou da parcela do financiamento;
  • intenção de aumentar a família;
  • situação atual do mercado financeiro;
  • planos de mudar de emprego;
  • região onde pretende morar;
  • estabilidade financeira.

Além de levar em conta a sua situação financeira atual e o cenário do mercado, também é fundamental pensar sobre as perspectivas para o futuro.

Entenda as vantagens e desvantagens de alugar um imóvel

Uma das maiores razões que levam as pessoas a optarem pelo aluguel é o fato de ele caber no orçamento, visto que escolhem um local cujo valor condiz com o planejamento financeiro. Caso surja algum imprevisto como a diminuição de renda em virtude da instabilidade econômica devido à pandemia, basta procurar um imóvel com aluguel mais barato.

Também há a liberdade para escolher quanto tempo quer morar no local. Assim, caso a intenção seja mudar de emprego ou, até mesmo, de cidade, é possível se deslocar sem grandes obrigações ou responsabilidades. Outro ponto importante é o fato de não precisar se preocupar com reformas e algumas manutenções, visto que elas podem ser de responsabilidade do dono.

Em contrapartida, não há nenhum retorno sobre o pagamento do aluguel. Além disso, pode haver certos conflitos com o proprietário do imóvel, que pode pedir para que você o desocupe antes do tempo desejado, por exemplo.

Descubra os prós e os contras de comprar um imóvel

Mesmo quando há crises no mercado financeiro, o investimento imobiliário é considerado seguro, pois pode ser facilmente revertido em renda, seja pela venda, seja pela locação. Sendo assim, traz mais segurança para a família, porque, além do aumento do patrimônio, há um bom retorno sobre o investimento em virtude da valorização.

Outro ponto positivo é poder reformar e decorar o imóvel do jeito que deseja sem depender da autorização de outra pessoa. Também há mais estabilidade, pois, como você é o proprietário, ninguém poderá solicitar sua saída.

No entanto, o investimento inicial é alto, porque é necessário dar um valor de entrada, que pode chegar a até 30% do preço do imóvel dependendo da modalidade de financiamento. Caso precise se mudar por algum motivo, a burocracia é maior que a de simplesmente procurar outro imóvel para alugar. Outro fator a considerar é que todos os problemas estruturais que eventualmente ocorrerem deverão ser pagos por você.

Agora que você já conhece os principais pontos positivos e negativos, ficará mais fácil decidir entre alugar ou comprar imóvel. Reflita bastante sobre todos dos aspectos abordados neste post, pois se trata de um passo importante em sua vida. O ideal é contar com o apoio de uma imobiliária bem qualificada, cujos profissionais têm a experiência e o conhecimento necessários para ajudar a escolher a melhor opção, principalmente no cenário atual.

Quer saber mais sobre isso? Aproveite a visita ao blog e não deixe de ler nosso post sobre como escolher uma imobiliária boa e de confiança. Boa leitura!

contato whats
Você também pode gostar

2 comentários em “Afinal, é melhor alugar ou comprar um imóvel? Entenda

  1. Olá Boa noite,gostaria de saber como faço para financiar uma casa em tolefo PR, mas em conta sou de Primavera do leste MT, ou se tem outra forma de comprar uma casa ou terreno. Grata desde já.

    1. Bom dia Emanoela!
      É possível financiar de qualquer cidade…
      Só é necessário ter esse contato com o agente financeiro. Mas á fizemos várias negociações assim.
      Já tem alguma casa que vc viu?
      Se preferir, pode falar com nossa equipe pelo plantão do Whats: (45) 99108 6103

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-