Quanto custa o aluguel de um apartamento? Revelamos aqui os gastos reais!

aluguel de um apartamento
3 minutos para ler

Apenas quem já passou por esse período sabe o quanto a faculdade é uma época mágica. Para muitos, é um momento de criar maturidade e de ter grandes descobertas. Afinal, além de se preparar para o mercado de trabalho, é nessa fase que normalmente a pessoa deixa a casa dos pais para morar sozinho ou com os amigos. Diante desse cenário, é comum surgir uma dúvida: quanto realmente custa o aluguel de um apartamento?

Pensando nisso, trouxemos neste curto artigo os principais gastos que um estudante terá ao alugar um imóvel. Tenha uma boa leitura!

Aluguel

Sem nenhuma dúvida, o valor do aluguel é um dos principais gastos de um locatário. Afinal, esse valor e sua correção são combinados no início do contrato de locação e, devido ao seu custo, provavelmente consumirá uma parte considerável da renda de qualquer estudante. Para não se complicar, assim que receber o dinheiro, é preciso separar a quantia para esse pagamento, uma vez que, caso haja atraso, os juros cobrados normalmente são altos.

Condomínio

Caso o estudante vá morar em um prédio, será cobrada uma taxa de condomínio para a manutenção da estrutura do edifício. De valor variável, normalmente essa mensalidade não é tão baixa, principalmente quando o empreendimento oferece uma grande variedade de serviços e apresenta uma completa área de lazer. Dessa forma, assim como acontece com o aluguel, é preciso deixar separado o dinheiro para esse custo.

Abastecimento de água e luz

Atualmente, é impensável viver em uma residência que não seja abastecida com os serviços de água e luz. No entanto, devido ao valor variável dessas despesas, é difícil prever com exatidão o quanto será gasto com esse custo. Mesmo que nos edifícios mais antigos a despesa com o abastecimento de água seja rateada na taxa de condomínio, é preciso ficar atento ao consumo desses recursos para poder conseguir economizar.

Telefonia, internet e TV por assinatura

A conexão com a Internet é outro serviço fundamental para a vida moderna, principalmente quando se é um estudante. Por isso, é preciso encontrar um plano mensal que ofereça uma boa velocidade de conexão a um preço baixo.

É comum as operadoras oferecerem combos com Internet, telefone fixo e TV por assinatura, mas antes de fechar negócio, é preciso verificar se esses custos não pesarão no orçamento mensal.

Impostos

De acordo com a lei do inquilinato, é obrigação do locatário ser o responsável pelo pagamento de alguns tributos, dentre eles, o IPTU. Mesmo que o proprietário não cobre esse encargo de seu inquilino, é comum ele inserir essa despesa no valor do aluguel.

Imprevistos

Para muitos, a única certeza que se tem na vida é que imprevistos acontecerão. Parece irônico, mas é a pura verdade. Por isso, dentre os custos mensais que se tem ao alugar um apartamento, é preciso considerar aqueles que surgirão de possíveis eventualidades, principalmente quando o imóvel alugado for velho. Afinal, é comum de vez em quando ser necessário contratar os serviços de um encanador ou de um eletricista.

De qualquer forma, é preciso elaborar um planejamento financeiro. Somente assim o estudante terá condições de sobreviver ao período da faculdade sem muitos apertos, além de conseguir manter em dia o aluguel de um apartamento.

Caso você queira aprofundar os seus conhecimentos sobre esse assunto, que tal descobrir os fatores que influenciam os preços dos imóveis? Até a próxima!

contato whatsPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-