A importância da análise documental antes da compra de imóvel

9 minutos para ler

Antes de realizar qualquer tipo de negócio é sempre importante ter atenção aos documentos que são passados para que um indivíduo coloque sua assinatura, sendo indicado passar tais papéis para um especialista, que faça uma análise documental.

Um conselho que se expande, na medida da importância ou do valor de uma transação comercial, tal como a compra ou venda das ações da empresa, ou então na aquisição de um imóvel, para que ambos os lados dessa transação não sejam prejudicados.

Pois da mesma forma como existem golpistas, tentando se aproveitar dos indivíduos que trabalham com o sonho de adquirir sua casa própria, existem também as transações legalizadas, mas que podem ter alguma informação desconhecida para o cliente.

Seja de forma proposital, por meio das letras pequenas de um contrato, ou então por uma simples falta de atenção por parte de quem assina um documento. E de fato pode ser fácil para alguém se confundir quando se trata de um contrato de alto número de páginas.

Sendo o caso de quem trabalha no escritório de uma construtora, que além de todos os contratos envolvendo os serviços pela qual essa companhia foi contratada, ainda existe toda a documentação ambiental necessária, como os alvaras cetesb/prefeitura.

Com essa adequação sendo precisa em frente ao órgão de vigilância, para garantir com que tal construtora não esteja causando nenhum tipo de dano ambiental, com tal documentação agindo na verdade como uma proteção para os próprios negócios.

De forma a se certificar de que todas as regras em seu setor estão sendo cumpridas, impedindo com que tal companhia tenha que pagar alguma multa, ou em casos mais graves seja impedida de funcionar, até que toda essa situação seja regulamentada.

As empresas como um todo já operam com uma preocupação em cima desses dados legais, pois assim como uma fábrica deve fazer uma frequente inspeção instalações elétricas, também deve ser feita uma análise constante sobre seus documentos.

Tudo através de uma série de profissionais contratados justamente para realizar esse serviço. Diante disso, quem acaba se prejudicando mais dentro de uma transação comercial de grande valor é o público comum, sem experiência na área.

Algo que só se expande quando se fala do processo de adquirir o seu imóvel próprio, sendo recomendado antes recorrer a um serviço de análise documental.

Do que se trata esse tipo de atividade?

O serviço de análise documental está associado a uma verificação profunda em cima de qualquer tipo de documento a ser assinado por um indivíduo, seja na posição de pessoa física ou jurídica. Realizando assim algum tipo de negociação entre duas ou mais partes.

O que parte de um empréstimo a ser realizado junto de um banco, por exemplo, no qual esse contrato irá conter informações importantes como o número de parcelas, a taxa de juros a ser aplicada, entre outros dados acerca desse empréstimo a ser concedido.

Da mesma forma, existem também os contratos comuns de serem assinados, sempre que um cliente contrata algum tipo de serviço, passando por um plano de internet para sua casa, até um serviço de conserto de elevadores para os equipamentos do seu prédio.

Sendo assim, essa análise documental pode ser feita pelo próprio cliente, a partir de uma leitura atenta sobre o documento ao qual tal indivíduo colocará sua assinatura, concordando então com os termos ali presentes.

Contudo, quando se trata de negócios de maior valor, envolvendo a venda ou a compra de um patrimônio, é mais recomendado recorrer a serviços profissionais, como um advogado ou contador, responsável por fazer esse estudo em cima do tal documento.

Garantindo que essa transação não traga nenhum tipo de prejuízo para nenhum dos lados presentes em uma negociação. Nesse sentido se destaca tudo o que envolve a aquisição de um imóvel, existindo assim uma relação importante entre tais fatores.

O papel dessa análise no meio imobiliário

A compra de um imóvel, assim como qualquer tipo de patrimônio, envolve um grande número de documentos, responsáveis por registrar tal aquisição, de forma a proteger todos os indivíduos presentes na transação, dos clientes aos bancos e às imobiliárias.

Após realizar uma avaliação de imóveis e encontrar o modelo ideal de casa que você procura, é chegada então à fase de realizar de fato a compra de tal imóvel, o que pode partir de diferentes modelos, tais como:

  • Empréstimo bancário;
  • Financiamento;
  • Consórcio;
  • Pagamento à vista.
  • Auxílio do governo.

E para cada um desses formatos existe uma série de diferentes documentações, a envolverem todos os lados presentes nesse processo de aquisição de um imóvel. Com a realização de uma análise documental atuando também em frentes divergentes.

Pois além da análise dos documentos relacionados nesta transação, é possível também estudar o histórico de todos que fazem parte de tal negociação, para garantir, por exemplo, que um cliente tenha condições de arcar com tal investimento.

Da mesma forma com que uma empresa de portaria e limpeza pode investigar também os antecedentes legais de um novo fornecedor com quem pretende trabalhar, a ponto de ter certeza sobre a integridade desse negócio.

Entre outras ações legais que podem ser acessadas por meio desse tipo de análise documental, envolvendo um alto número de informações que possam ser relevantes durante a compra do seu imóvel próprio, entre elas:

Quem é o real proprietário

Existe um golpe comum no mercado imobiliário no qual um criminoso vende um imóvel ao qual não lhe pertence, fazendo o cliente pagar por algo do qual não poderá usufruir. Uma análise documental consegue investigar, por exemplo, a procedência real do imóvel.

Isso porque todo tipo de imóvel necessita de um registro legal, comprovando a existência e propriedade desse espaço, incluindo então informações a quem pertence atualmente essa casa ou apartamento legalmente.

Irregularidades que impeçam um registro

Antes de começar um projeto de financiamento de um imóvel é comum que as entidades bancárias façam uma profunda pesquisa sobre o histórico legal e financeiro desse indivíduo, a ponto de descobrir se não existe nenhum tipo de pendência que impeça tal compra.

Como o nome do indivíduo estar envolvendo em alguma questão de causa legal, mesmo que um processo por endividamento, que não permita a realização desse novo registro de posse.

Disponibilidade de aquisição de um imóvel

Além dos lados envolvidos nessa compra ou venda de um imóvel, é importante também analisar o histórico do próprio patrimônio, de forma a se certificar de que ele esteja livre para tal negociação, sem estar envolvido em dívidas e cobranças administrativas.

Como uma possível irregularidade do imóvel em relação ao local que foi construído, como foi observado por um projeto de terraplenagem, necessário para construções em certas áreas.

O imóvel ser o centro de uma disputa judicial

Outro detalhe importante de ser observado por meio de uma análise documental está relacionado aos estudos sobre o histórico legal desse patrimônio, garantindo com que o ele não esteja envolvido em algum tipo de disputa jurídica.

Ação essa pode terminar com uma pessoa terceira tomando a posse legal desse imóvel recém-adquirido.

O histórico do proprietário

Outra ação relacionada ao serviço de análise documental é o estudo do histórico legal do proprietário do imóvel que está sendo negociado, de forma a se certificar de que ele não esteja envolvido em nada que levante suspeitas para o comprador em questão.

Certificando-se assim da legalidade dessa venda, da mesma forma com que uma agência bancária realiza uma busca completa nos dados de um cliente, antes de liberar qualquer tipo de ativo financeiro, como uma antecipação de recebíveis cheques.

Pontos possíveis de serem identificados por meio de uma análise documental, o que coloca uma importância tão grande em realizar a mesma antes da compra de qualquer tipo de imóvel.

A relevância de tal pesquisa antes de uma compra

A aquisição de qualquer tipo de patrimônio, principalmente quando se trata de um imóvel, costuma envolver uma transação de alto valor, sendo importante se certificar da legalidade dessa negociação, tanto para o vendedor como para o cliente.

De forma a garantir que nenhum lado possa ser prejudicado, sendo importante então realizar o processo indicado no texto em um momento anterior à tal aquisição, com a formalização de um documento de posse, devidamente registrado nos órgãos legais.

O que em uma compra direta pode ser feito durante a assinatura do Compromisso de Compra e Venda, ou no caso de uma aquisição por financiamento, durante a identificação do pagamento do sinal, ou seja, o valor de entrada dessa compra.

Tudo para garantir a maior tranquilidade possível para esse novo proprietário de um imóvel, a fazer com que suas únicas preocupações estejam relacionadas à reforma do local, para que ele represente a personalidade desse novo morador.

Para isso sendo importante a contratação de uma empresa de pintura, uma coleta de entulho, entre outros serviços relacionados a reforma do seu mais novo imóvel.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-