Apartamento com varanda ou sem: qual vale mais a pena?

apartamento com varanda ou sem varanda
4 minutos para ler

Apartamento com varanda ou sem varanda são opções que chamam a atenção de pessoas à procura de um imóvel para comprar ou alugar. Isso porque todos querem ter um local agradável para relaxar, conversar e aproveitar a companhia de amigos e familiares.

Mas qual das duas opções é a mais adequada? Escrevemos este post para que você entenda as diferenças, vantagens e desvantagens de cada escolha. Leia até o final e descubra!

Apartamento com varanda: vantagens

Receber amigos

A varanda é um ambiente que pode ser utilizado para receber amigos, pois é integrada a outros cômodos e oferece um espaço maior de uso. Essa característica é interessante para aqueles que valorizam a privacidade e não gostam de utilizar as áreas comuns do condomínio, como o salão de festas ou a área da churrasqueira.

Fazer um pequeno jardim ou horta

A varanda pode ter parte do seu espaço destinado à criação de hortas e jardins. Para isso, o morador deverá escolher as plantas adequadas às condições de luz e umidade do local.

Dica: use as paredes para criar um jardim vertical, afinal, nem sempre as pessoas conseguem aproveitar as paredes das varandas.

Usufruir de um local para relaxar

Morar em um apartamento com varanda dá ao morador a possibilidade de ter um pequeno espaço para aproveitar a brisa e apreciar a paisagem. A varanda tem um aspecto mais intimista, funcionando como uma extensão da sala.

Essa experiência pode ser um critério de desempate na hora de escolher entre um apartamento com varanda ou sem varanda, não é mesmo?

Ter um local para home office

Normalmente, os ambientes da casa passam a acumular funções. O quarto e a sala acabam se transformando em pequenos escritórios, por exemplo. Já parou para pensar que a varanda pode ser destinada ao home office, sem nenhum problema? Basta que o morador feche a varanda com vidro, coloque móveis adequados e faça pequenos ajustes decorativos.

Trabalhar sentindo a brisa ou vendo a luz do sol pode ser bem mais agradável do que ficar o dia todo no quarto, não é verdade?

Apartamento com varanda: desvantagens

Pode ser um problema devido ao tempo

Quando aberta, a varanda pode ser um problema em dias de chuva. Além disso, em algumas regiões do país o uso da varanda pode ser mais difícil durante o inverno, devido ao frio. Todavia, é bom lembrar que existem imóveis com varandas fechadas, o que elimina esses problemas.

Pode aumentar o risco de invasões

Por dar acesso direto ao imóvel, uma varanda pode facilitar a entrada de ladrões. No entanto, isso muda de acordo com a região em que se vive, afinal de contas, alguns lugares são mais seguros do que outros.

Apartamento sem varanda: vantagens

Mais fácil de limpar

Algumas varandas podem receber sujeiras trazidas pelo vento, como folhas e papéis. Em alguns casos, esses resíduos podem entrar em outros cômodos do imóvel. Além disso, a varanda é um cômodo adicional, portanto, trata-se de mais um ambiente que precisará de limpeza frequente.

Preço mais baixo

Apartamentos com varanda podem ser mais caros. Contudo, é importante frisar que existem outras características que influenciam o preço, como a localização, por exemplo.

Apartamento sem varanda: desvantagens

Falta de espaço para o pet

Ter um animal de estimação em um apartamento nem sempre é fácil. Essa situação se torna ainda mais complicada sem uma varanda, pois dificulta a divisão dos espaços da casa com o pet. Além disso, em muitos casos, a varanda proporciona uma das poucas possibilidades que o animal tem de tomar um sol, sentir uma brisa e observar o que acontece fora do apartamento.

Falta de espaço para o jardim

Como vimos no início deste texto, a varanda pode ser utilizada para essa finalidade, sendo o local ideal para pequenos jardins e hortas de temperos. O morador que não tem uma varanda em seu apartamento não terá essa oportunidade.

Como vimos neste post, apartamento com varanda ou sem varanda são duas possibilidades interessantes. Antes de comprar ou alugar um imóvel, analise as vantagens e desvantagens de cada opção e verifique qual delas combina mais com o seu perfil.

Se você gostou deste artigo, assine a nossa newsletter para receber outros conteúdos sobre o mercado imobiliário!

contato whatsPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat