Aprenda a praticar networking ainda durante a graduação

praticar networking
4 minutos para ler

Bom currículo, formação de qualidade e experiência são mesmo suficientes para alcançar as melhores oportunidades no mercado? Às vezes, não.

Em diversos momentos, ter uma boa rede de contatos é o que vai te empurrar para as chances mais importantes da sua carreira. E grandes objetivos podem ser alcançados se você praticar adequadamente seu networking ainda na sua vida de universitário.

Não sabe do que se trata esse conceito? Falaremos sobre o assunto no post de hoje. Continue a leitura e acompanhe as dicas para ajudar a desenvolver o seu lado profissional desde o seu período de formação!

Afinal, o que é networking?

Traduzindo para o português, networking significa rede de contatos. Ela indica a capacidade de alguém se relacionar ou estabelecer conexão com outras pessoas, especialmente no âmbito profissional.

Essa ferramenta poderá ser essencial para quem está iniciando a carreira e busca um lugar no mercado de trabalho.

No entanto, networking não significa aproveitar-se do outro ou fazer uma constante autopromoção. É importante pensar também no que você pode oferecer aos seus contatos e não somente no que eles podem lhe proporcionar. Busque reciprocidade. 

Quanto maior for sua capacidade de networking, mais chances você terá de receber indicações ou boas referências em oportunidades.

Alguns de seus contatos podem ser mentores da sua carreira profissional. Essas pessoas podem orientá-lo diante das diversas situações que surgirem. Eles podem ser professores, diretores, supervisores de estágio ou alguém que acompanhe sua formação.

Como praticá-lo?

Alguns passos simples podem ser dados para que você aplique o networking ainda na sua vida acadêmica. Lembre-se de que suas ações são determinantes no que diz respeito ao que as pessoas pensarão sobre você.

Veja alguns fatores para praticar networking de maneira bem-feita:

Esteja nas redes sociais

Se usadas com o devido cuidado, as redes sociais podem ser suas aliadas. Essas mídias online lançam você no mundo dos contatos profissionais. Busque contatos com interesses semelhantes aos seus e se mantenha ativo na internet.

Um bom exemplo de rede social de contatos profissionais é o LinkedIn. Se possível, evite misturar a sua vida pessoal e profissional nesses espaços.

Participe de palestras e cursos

Seminários, palestras e outras atividades acadêmicas são ótimos ambientes para ampliar os contatos. Além de todo aprendizado e das informações valiosas, você conhecerá profissionais do ramo e poderá ter acesso a eles fazendo perguntas ou esclarecendo dúvidas.

Aproveite para demonstrar sua vontade de crescer na área.

Tenha um bom relacionamento com professores e colegas

Sim, é imprescindível manter um bom relacionamento com professores e colegas de turma.

Nunca se sabe os convites que podem surgir a partir dessas relações. Afinal, serão anos de formação e convivência e, querendo ou não, os discentes e docentes acabam se conhecendo bem.

Seja um aluno dedicado

Ser um bom aluno é importante não só pela qualificação da sua formação, mas também pela visibilidade dentro da instituição.

Os professores certamente indicarão as melhores oportunidades aos alunos que se destacam e levam a sério o compromisso com a graduação.

Demonstre interesse

Pesquise sobre as áreas de atuação de seu interesse e aprofunde o seu conhecimento sobre elas. Isso pode ser um diferencial, já que, mesmo com pouca ou nenhuma experiência no segmento, seus professores reconhecerão seu esforço e potencial.

Praticar networking não e tão difícil, mas requer um pouco de atenção e empenho. Portanto, seja sociável, esbanje simpatia e educação e, é claro, dedique-se aos estudos. Com o tempo, você verá que essa prática é muito valiosa para você.

Aproveite para seguir a Imobiliária Panorama nas redes sociais: LinkedIn, Twitter, YouTube e Facebook.

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-