Assinar contrato à distância: saiba como funciona e quais são as vantagens!

assinar contrato à distância
3 minutos para ler

Se você vem considerando alugar imóvel em Toledo mas ainda não mora na cidade, saiba que assinar contrato à distância pode ser uma excelente alternativa para solucionar isso. Afinal, a cidade é um polo universitário do Paraná, recebendo inúmeros estudantes, anualmente, em busca de moradia.

Como muito deles vêm de outra cidade, o desafio de encontrar um bom imóvel e fechar contrato sem precisar percorrer dezenas ou, até mesmo, centenas de quilômetros para isso pode ser uma realidade nesse processo. Se quer descobrir como selar um negócio à distância, continue lendo e aprenda com as informações a seguir.

O que é contrato à distância?

O contrato à distância é um documento digitalizado e assinado virtualmente que pode ser enviado a qualquer pessoa em qualquer lugar que ela estiver, como o próprio nome sugere. Ainda que a legislação brasileira precise ser mais consistente nesse aspecto, já existem medidas legais que preveem a legalidade desse documento.

A Medida Provisória n 2.200-2/2001 garante que transações eletrônicas sejam feitas de forma segura por meio do Certificado Digital. Isso permite que documentos para assinatura de contrato de aluguel sejam confeccionados e legitimados por meio desse recurso legal.

Hoje, muitos contratos de aluguel são feitos dessa forma, trazendo agilidade tanto ao inquilino quanto ao proprietário e à imobiliária que intermedeia esse processo.

Como funciona a assinatura digital?

No contrato digital, devem constar os mesmos elementos de um documento em folha. Assim sendo, itens cruciais que constam em um contrato no formato tradicional também deverão estar na versão eletrônica. Alguns pontos importantes são:

  • data de entrada e saída do imóvel (duração do contrato);
  • valor de multa a ser cobrado por atraso das mensalidades do aluguel;
  • inclusão de custos como água, luz, internet ou se estarão incluídos no aluguel;
  • condições de recebimento e entrega do imóvel (pintura, reformas etc).

A assinatura digital pode ser realizada por meio de uma foto digitalizada da sua assinatura feita à mão, que é inserida no documento eletrônico. Atualmente, até mesmo bancos digitais têm se valido desse processo na aquisição de novos clientes. É uma tendência que veio para ficar e que tem sido usada ao redor do mundo com frequência.

Quais as principais vantagens de escolher o contrato à distância?

Com um contrato à distância, você economiza tempo e dinheiro, além de evitar que uma oportunidade de selar um negócio seja perdida porque você não pode estar presente naquele local.

Imagine, por exemplo, que você tenha achado o imóvel que tanto vem procurando, mas não pode estar lá para fechar essa transação imobiliária. Sem o conhecimento da existência do contrato digital, você perde essa chance de forma desnecessária.

O melhor a fazer é contar com uma imobiliária que tem todo o know how necessário para desenvolver um documento digital seguro e eficaz. Assim, o negócio é fechado com tranquilidade e de forma acertada.

Como pode ver, a tecnologia tem facilitado diversos processos — e com as transações imobiliárias, não tem sido diferente. Agora que você tem as informações corretas em mãos, aproveite para tomar o próximo passo e procurar quem pode auxiliar na sua busca para alugar imóvel em Toledo.

Se gostou de saber como assinar contrato à distância, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer as soluções que temos para você!

contato whatsPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-