Casas e apartamentos para alugar: como escolher?

casas e apartamentos para alugar
10 minutos para ler

Escolher um lugar para viver não é uma tarefa simples, afinal, é preciso levar em conta diversas características do bairro e do próprio imóvel para que não haja nenhum tipo de arrependimento no futuro. Portanto, responder a pergunta: “como escolher apartamento para alugar?” pode não ser fácil.

O mercado de locação oferece diversas alternativas interessantes para quem faz uma busca bem-feita. É preciso ter apenas olhos atentos e observar quais são os fatores mais importantes para o seu perfil.

Confira o conteúdo a seguir e descubra os maiores diferenciais de cada opção!

Vantagens das Casas

Maior liberdade

Esse talvez seja o quesito número um que faça as pessoas procurarem por uma casa para morar. Poder dar festas e receber os amigos quando bem entender ou mesmo criar animais de estimação sem ter que seguir uma regra específica de condomínio são algumas das vantagens que esse tipo de moradia oferece.

Se é isso que tem buscado em um imóvel, saiba que morar em uma casa pode te atender muito bem.

Espaços mais amplos

Se você é uma pessoa que gosta de espaços mais amplos e ambientes com uma metragem mais elevada, a sua busca por casas e apartamentos para alugar já fica muito mais refinada. É inegável que os prédios e edifícios primam por projetos mais enxutos, o que acaba reduzindo consideravelmente o tamanho das unidades.

Já uma casa segue o caminho inverso. Em geral, elas são mais espaçosas e os cômodos são maiores, dando um ar muito maior de conforto para os moradores. Para quem gosta de criar animais domésticos, por exemplo, uma bela área no quintal é um diferencial indispensável para fechar negócio.

Maior privacidade

Outra vantagem de uma casa é que ela traz muito mais privacidade para os habitantes. Os apartamentos são dispostos muito próximos uns dos outros e, especialmente em prédios mais modernos, as paredes são mais finas e acabam permitindo a passagem de conversas e barulhos, o que pode ser muito incômodo no dia a dia.

Já as casas ficam um pouco mais distantes umas das outras, em terrenos que são utilizados exclusivamente para aquela propriedade. Dessa maneira, você pode ficar tranquilo com a sua família, sem o receio de que os vizinhos se intrometam no seu bem-estar e na sua qualidade de vida.

Desvantagens das casas

Risco de vulnerabilidade

O principal problema de morar em casas tem a ver com a vulnerabilidade. Como você está parcialmente isolado das outras pessoas por conta da distância dos vizinhos e de eventuais muros que os separam da sua unidade, será mais difícil ter ajuda imediata em caso de um acidente, por exemplo.

A segurança também entra nessa equação. Se a sua propriedade não estiver dentro de um condomínio residencial com um esquema de vigilância próprio, você vai estar mais propenso a sofrer com a ação de meliantes em termos de furtos e roubos.

Cuidados com manutenção

Em um apartamento, caso você esteja em um condomínio minimamente organizado, as funções de limpeza do prédio ou mesmo obras de manutenção e reforma na estrutura serão de responsabilidade de trabalhadores terceirizados, ou seja, você não vai precisar pôr a mão na massa para resolver isso.

Quando se mora em uma casa, porém, não existe essa comodidade, pois você não dividirá o espaço com várias outras famílias e pessoas. Sendo assim, você mesmo terá que cuidar da limpeza e achar alguém que possa ajudá-lo em possíveis reformas e demais obras de manutenção.

Área de lazer limitada

Você pode achar estranho dizermos que uma casa tem uma área de lazer limitada, não é mesmo? Mas pense bem: existem muitos apartamentos que estão em prédios com amplas áreas de lazer, onde se pode usufruir de piscina, churrasqueira, playground e às vezes até academia dentro das dependências do condomínio.

Nesse sentido, mesmo que você alugue uma casa espaçosa, dificilmente terá uma área de lazer tão completa como a que citamos acima. Pense nisso!

Vantagens dos apartamentos

Localização privilegiada

Nos dias de hoje, os bairros mais nobres e valorizados estão repletos de prédios, especialmente nas grandes cidades e capitais. Isso ocorre porque essas foram as primeiras regiões que experimentaram um boom imobiliário. Portanto, invariavelmente, as melhores localizações estão com os apartamentos.

Melhor esquema de segurança

Para muitas pessoas, especialmente nos grandes centros urbanos, o maior diferencial na hora de escolher entre casas e apartamentos para alugar é justamente o esquema de segurança que os prédios e edifícios impõem em suas instalações.

Além de profissionais treinados e controle de entrada ou saída na portaria 24 horas por dia, esses locais costumam contar com câmeras de monitoramento e até alarmes de emergência. A presença próxima de vizinhos certamente também desestimula a ação de meliantes.

Maior convivência

Tudo bem que algumas pessoas podem preferir morar em uma casa justamente pela privacidade e distanciamento que oferece em relação à vizinhança. Porém, nem sempre isso é uma vantagem, já que poder contar com pessoas próximas pode ser de extrema importância, seja para problemas simples ou mesmo questões de urgência.

Além disso, a chance de desenvolver boas amizades sempre existe — e, morando em um prédio, isso se torna mais possível que em uma casa por conta da maior proximidade existente entre as pessoas.

Desvantagens dos apartamentos

Menor privacidade

O que pode ser uma vantagem pode se tornar também um empecilho se não soubermos aproveitar bem, não é mesmo? Dependendo do tamanho do prédio, apartamento e sua estrutura acústica, o que era para ser um indicador de qualidade de vida pode se tornar uma situação incômoda.

Cuide para que o local escolhido realmente atenda aos seus anseios a fim de evitar decepções com a nova moradia.

Excesso de regras

Uma das desvantagens de alugar um apartamento é que é preciso se enquadrar às regras do condomínio. Isso quer dizer que, goste você ou não, é fundamental se adequar às normas que foram estabelecidas em assembleias anteriores — e isso vai desde o horário para música e festas até mesmo a criação de animais em sua residência. Vamos explorar esse último ponto logo adiante, confira.

Problemas com animais de estimação

Tanto do ponto de vista das regras do condomínio quanto da higiene e saúde, pode não ser tão simples assim ter um animal de estimação dentro de um apartamento. Em uma casa com quintal, por exemplo, os animais têm mais liberdade para o lazer e fazer suas necessidades, algo que não acontece tão facilmente dentro de um apartamento.

Além disso, se você não cuidar bem da higiene do seu animal e limpeza geral do apartamento, pode correr o risco de atrair doenças tanto para si quanto para o pet. Cuide bem para que isso não aconteça e tenha a tranquilidade de morar bem e confortavelmente.

Cada prédio tem um perfil de morador e um conjunto de leis de convívio, portanto, é importante entender como funciona a vizinhança do lugar e verificar se o regulamento interno não trará problemas para o seu estilo de vida.

Como escolher apartamento para alugar: avalie o imóvel

Um dos erros mais comuns de quem está buscando um apartamento é não avaliar cuidadosamente o estado do imóvel. Ao final do contrato de locação, o proprietário fará uma vistoria no imóvel, exigindo que ele seja entregue em boas condições.

Acontece que se o locador não for atento, ele poderá ser responsabilizado por falhas que já existiam, como manchas nas pinturas ou arranhões nos pisos, por exemplo. Nem sempre isso ocorre por má-fé do dono do apartamento, mas pelo simples fato de que ninguém havia notado as falhas.

Portanto, questione e aponte tudo aquilo que você achar estranho, comunicando o proprietário e incluindo uma lista dessas características em anexo no contrato. Também pode ser interessante documentar tudo isso por meio de fotos.

Essa vistoria também inclui a rede elétrica e hidráulica do apartamento. Questione o proprietário sobre a situação desses sistemas, perguntando se houve alguma reforma recente nesse sentido.

Manchas nas paredes, bolhas nas tintas e manchas de bolor podem indicar umidade nas paredes causada por pequenos vazamentos.

Escolha a melhor localização

A localização do apartamento é peça-chave na rotina do morador. Sendo assim, escolha um imóvel localizado na região mais conveniente para o seu deslocamento.

Uma forma de ter certeza de que aquele endereço é o correto, é visitando o apartamento em diferentes horários. Desse jeito, é possível avaliar o trânsito do bairro em horários distintos.

Além disso, não se esqueça de testar as linhas de transporte público do bairro, afinal de contas, elas também poderão ser usadas para facilitar o seu itinerário.

Conheça a vizinhança

Como escolher apartamento para alugar? É fácil. Converse com seus futuros vizinhos. Ninguém melhor do que quem vive no condomínio para dar uma opinião sincera sobre ele. Por isso, fique um tempinho na portaria e puxe conversa com essas pessoas, tomando cuidado para não ser invasivo.

Além disso, leia os informativos fixados nas áreas comuns. Em alguns casos, você pode ver que um apartamento foi multado por desrespeitar o regimento interno, indicando que aquele local tem pessoas barulhentas.

Por fim, se for possível, converse com os funcionários. Esses profissionais conhecem a rotina do local e podem ajudá-lo com algumas dúvidas. Lembre-se, apenas, de não forçar nenhuma declaração, pois eles estão em horário de serviço e podem se sentir coagidos.

Entenda as regras do condomínio

Alguns locais são mais rígidos do que outros com relação às regras. Por isso, é interessante conhecê-las antes de se mudar. Nesse caso, vale a pena conversar com o síndico.

Se você notar que algumas determinações podem trazer dores de cabeça para o seu dia a dia, procure outro apartamento. É melhor tomar essa decisão antes de se mudar, do que criar indisposições com os vizinhos.

Agora que você entendeu as diferenças entre casas e apartamentos e aprendeu como escolher apartamento para alugar, coloque essas dicas em prática para escolher o melhor local para você chamar de lar.

Uma última dica é sempre contar com o apoio de uma imobiliária. Assim, você terá acesso a um catálogo de imóveis e poderá tirar dúvidas com profissionais experientes. Entre em contato com a nossa equipe. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

contato whatsPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat