Confira 4 dicas essenciais para seu check list ao adquirir um imóvel

4 minutos para ler

Principal objetivo de muitos brasileiros, a aquisição de um imóvel é motivo de celebração e sensação de dever cumprido. Afinal de contas, todos nós sabemos o esforço necessário para a conquista do sonho da casa própria. Se você está nesta jornada, ou já está dando esse importante passo em sua vida, lembre-se de que existe informações que fazem toda diferença se checadas antes de concluir o negócio e receber as chaves do seu imóvel próprio.

Com isso em mente, elaboramos uma lista com quatro dicas importantes do que deve ser verificado ao adquirir um imóvel para evitar eventuais dores de cabeça e prejuízos.

1. Pesquise sobre a construtora e a imobiliária

Esteja você adquirindo um imóvel novo ou usado, é muito importante saber mais sobre a empresa responsável pela construção da sua futura casa. Da mesma forma, também é indicado conhecer a imobiliária responsável pelo negócio. Busque sempre saber o histórico e reputação dessas empresas. Isso lhe dará a tranquilidade de estar adquirindo um imóvel construído, conservado, reformado e administrado com seriedade ao longo dos anos. Nós da Imobiliária Panorama estamos à sua disposição para ajudá-lo neste momento!

2. Verifique as condições estruturais do imóvel

Se você já escolheu a possível localização e o tipo de imóvel que deseja, o passo agora é verificar as condições internas e estruturais, como por exemplo:

  • Pergunte qual o tipo de encanamento foi utilizado naquele imóvel;
  • Verifique se a estrutura tem problemas de umidade ou mofo, isso pode acontecer se a drenagem do solo não foi feita corretamente;
  •  Fique atento ao circuito elétrico: disjuntores, tomadas e interruptores. E se o imóvel for mais antigo, confira se a instalação elétrica suporta a demanda de aparelhos eletroeletrônicos que você utiliza ou pretende instalar;
  • Em caso de compra de apartamento, fique atento à fachada do prédio. Caso a apresentação não esteja muito boa, pode ser sinal de que uma reforma está por vir. Nestes casos, o valor do condomínio geralmente aumenta por um bom período.

Para garantir que todos os detalhes foram analisados, também vale buscar por um especialista para fazer um levantamento de possíveis reformas – o valor final pode ser utilizado na hora da negociação do valor final do imóvel.

Tumisu por Pixabay

3. Consulte um especialista em documentação

Outro fator importante na hora de adquirir um imóvel na planta ou usado é verificar os procedimentos burocráticos para a compra.

Se necessário, consulte um especialista no assunto, como um advogado imobiliário, checando toda a documentação da casa ou apartamento que pretende adquirir. Isso pode ajudá-lo a saber se o imóvel possui pendências judiciais ou outras questões similares, fazendo com que os trâmites de documentação sejam feitos da forma correta e evitando problemas jurídicos no futuro.

Uma imobiliária confiável também pode ser muito útil nesses momentos, auxiliando você e o antigo proprietário durante a transação.

4. Converse com os atuais moradores

Se ainda tem dúvidas sobre a região em que pretende morar ou o condomínio para onde deseja se mudar, uma boa dica é conversar com outros moradores locais. Faça perguntas sobre:

  • A convivência nos espaços comuns, públicos;
  • Segurança no bairro;
  • Trânsito da área.

Saber de detalhes importantes antes de efetuar a compra traz tranquilidade para você e sua família!

E claro, vale lembrar de sempre de verificar o Código de Defesa do Consumidor e as instruções do Procon de seu estado sobre transações imobiliárias. Esteja você vendendo ou comprando uma casa ou apartamento, é sempre uma vantagem ter o conhecimento da lei para evitar situações indesejadas e realizar o negócio dentro da legislação nacional, respeitando os direitos e deveres de ambas as partes e concluindo o negócio de forma justa e eficiente.

contato whatsPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat