Conheça melhor a história da cidade de Toledo-PR e seus encantos

3 minutos para ler

O interior do Paraná é uma região que vem chamando a atenção dos brasileiros por proporcionar uma excelente qualidade de vida e, por conta disso, tornar-se uma boa opção de investimento no mercado imobiliário. Pensando nisso, fizemos esse post contando melhor a história da cidade de Toledo-PR e seus encantos.

Trata-se de um município seguro e aprazível, mas que não deixa de ser um centro comercial local e de proporcionar excelentes oportunidades para quem vem de fora. São intensas atividades econômicas e um grande potencial de crescimento. Continue lendo e aprenda um pouco mais sobre o lugar!

Afinal, como tudo começou?

A cidade pode ser considerada de colonização recente, uma vez que os primeiros moradores chegaram por volta de 1946. Eram colonos vindos do Rio Grande do Sul, mais precisamente, do município gaúcho de São Marcos, com o intuito de ocupar uma gleba de terras e trabalhar em uma madeireira recém-instalada por aqui.

Toledo, na realidade, fazia parte do município de Foz do Iguaçu, ganhando a sua emancipação apenas em 1951, por assinatura do então governador do Paraná. Depois disso, teve um desenvolvimento intenso, com atividades iniciais voltadas para a extração de madeiras, sobretudo, para atender aos mercados dos vizinhos do Uruguai e Argentina.

Como foi o desenvolvimento?

Esse processo de colonização e extração levou muita gente a investir em Toledo, fomentando a criação de pequenas propriedades, em especial, nas áreas centrais. A economia foi se desenvolvendo, também, a partir de comunidades agrícolas, gerando e estimulando novas relações no campo, que favoreceram a plantação em monocultura.

Depois, veio um processo natural de urbanização, com o advento de complexos fabris e instalação de grandes empresas, como o Frigorífico Pioneiro S/A, de controle acionário da gigante do mercado, Sadia. Com isso, foram criados novos empregos e mais moradores foram atraídos para o pujante município.

Como é Toledo hoje em dia?

Toledo é apontada como uma incrível opção para quem busca oportunidades de investir e ter qualidade de vida. Chamada de Capital do Agronegócio e com um solo fértil, que faz dela uma das maiores produtoras de grãos do interior do Estado, a cidade tem cerca de 140 mil habitantes, vivendo em áreas urbanas e rurais.

O mercado imobiliário é excelente, com incríveis alternativas de casas, apartamentos, chácaras, sítios, lotes e terrenos. Outro destaque é que o município é um bom polo universitário, tecnológico e científico, além de contar com muitos espaços de lazer, como kartódromo, belos parques, praças, trilhas e lindas cachoeiras.

Como atrai muitos estudantes, o município se torna uma boa opção para quem deseja aumentar a renda recorrente, comprando imóveis e disponibilizando para a locação.

Essa é a história da cidade de Toledo-PR e seus encantos. Se você ainda não conhece a região ou está pensando em se mudar, essa é, definitivamente, uma das melhores opções no oeste do Paraná, que pode proporcionar um estilo de vida tranquilo e seguro, mas sem deixar de lado boas oportunidades de trabalho ou negócios!

Gostou de aprender um pouco melhor sobre a história da cidade de Toledo e seus encantos? Quer dividir essas informações com outras pessoas? Então, compartilhe livremente este conteúdo em suas redes sociais!

E você que mora em Toledo, conta pra gente: O que te encanta aqui na cidade?

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-