Cidades com a melhor qualidade de vida no Paraná (IDH)
O Paraná é um dos melhores estados para se viver no Brasil. Com população estimada de 11,242 milhões de habitantes e renda nominal por pessoa de R$ 1.398 ao mês, ele é conhecido pelo clima ameno e o povo pacato.
Quer saber quais são as cidades mais agradáveis para se viver no estado? Confira neste artigo os municípios com a melhor qualidade de vida no Paraná.
O que é o IDH?
Antes de definir quais são as melhores cidades, é preciso entender o critério usado na classificação. O mais adequado é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), um indicador criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que mede a qualidade de vida e o desenvolvimento de uma população com base em três fatores: renda, educação e saúde.
A medida varia de 0 a 1. Quanto mais baixo o valor, menor o desenvolvimento da população. Locais com índice entre 0,500 e 0,799 são considerados de médio desenvolvimento. Os que ficam acima de 0,800 têm desenvolvimento humano classificado como alto. Os municípios paranaenses estão nessas classificações.
Que outros índices medem a qualidade de vida?
A medição feita exclusivamente para as cidades é chamada de Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M).
O indicador conta com três componentes: a longevidade (IDH-L), a educação (IDH-E) e a renda (IDH-R). Eles levam em consideração, respectivamente, a expectativa de vida, o acesso ao conhecimento e o padrão econômico.
Quais cidades têm a melhor qualidade de vida no Paraná?
Curitiba
A capital paranaense tem o melhor índice do estado: 0,823.
O município é visto como um modelo para outras capitais do país, pois se preocupa com infraestrutura e crescimento econômico, sem deixar de lado a sustentabilidade, a ecologia e, claro, o bem-estar dos seus moradores.
Maringá
A terceira maior cidade do estado tem o segundo maior índice: 0,808.
Os maringaenses usufruem de um município planejado e arborizado, com uma das mais altas taxas de concentração de área verde por habitante.
Quatro Pontes
A pequena cidade no extremo oeste do Paraná gera pelos seus 3.803 habitantes um IDH de 0,791.
Com 90% da população de origem alemã, a principal potencialidade do município é o setor leiteiro, que produz, em média, 11 milhões de litros por ano.
Pato Branco
Com potencial para o setor de serviços, em especial educação e saúde, Pato Branco tem índice de 0,782.
Além da agricultura, parte considerável da economia da cidade vem da educação e tecnologia. A cidade sedia a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e, por meio de incentivos fiscais, criou um centro tecnológico industrial.
Toledo
A capital do agronegócio do Paraná tem cerca de 133.800 habitantes e índice de 0,768. Ao mesmo tempo, Toledo é considerada um polo universitário, pois é a cidade com mais universidades públicas do oeste do estado, com oito centros de ensino superior.
Estas são algumas das cidades com a melhor qualidade de vida no Paraná, mas há diversas outras opções de municípios que também têm IDH alto e outros perfis de moradores.
Para ter acesso a mais artigos como este, siga as nossas redes sociais: Facebook, Twitter e YouTube!
Ola ja viditei toledo e adorei tanto que edtou saindo de minha cidade em sc pra ir morar em toledo cidade linda que oferece otima qualitade de vida nota 10