Cidades com a melhor qualidade de vida no Paraná (IDH)

qualidade de vida no paraná
3 minutos para ler

O Paraná é um dos melhores estados para se viver no Brasil. Com população estimada de 11,242 milhões de habitantes e renda nominal por pessoa de R$ 1.398 ao mês, ele é conhecido pelo clima ameno e o povo pacato.

Quer saber quais são as cidades mais agradáveis para se viver no estado? Confira neste artigo os municípios com a melhor qualidade de vida no Paraná.

O que é o IDH?

Antes de definir quais são as melhores cidades, é preciso entender o critério usado na classificação. O mais adequado é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), um indicador criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que mede a qualidade de vida e o desenvolvimento de uma população com base em três fatores: renda, educação e saúde.

A medida varia de 0 a 1. Quanto mais baixo o valor, menor o desenvolvimento da população. Locais com índice entre 0,500 e 0,799 são considerados de médio desenvolvimento. Os que ficam acima de 0,800 têm desenvolvimento humano classificado como alto. Os municípios paranaenses estão nessas classificações.

Que outros índices medem a qualidade de vida?

A medição feita exclusivamente para as cidades é chamada de Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M).

O indicador conta com três componentes: a longevidade (IDH-L), a educação (IDH-E) e a renda (IDH-R). Eles levam em consideração, respectivamente, a expectativa de vida, o acesso ao conhecimento e o padrão econômico.

Quais cidades têm a melhor qualidade de vida no Paraná?

Curitiba

A capital paranaense tem o melhor índice do estado: 0,823.

O município é visto como um modelo para outras capitais do país, pois se preocupa com infraestrutura e crescimento econômico, sem deixar de lado a sustentabilidade, a ecologia e, claro, o bem-estar dos seus moradores.

Maringá

A terceira maior cidade do estado tem o segundo maior índice: 0,808.

Os maringaenses usufruem de um município planejado e arborizado, com uma das mais altas taxas de concentração de área verde por habitante.

Quatro Pontes

A pequena cidade no extremo oeste do Paraná gera pelos seus 3.803 habitantes um IDH de 0,791.

Com 90% da população de origem alemã, a principal potencialidade do município é o setor leiteiro, que produz, em média, 11 milhões de litros por ano.

Pato Branco

Com potencial para o setor de serviços, em especial educação e saúde, Pato Branco tem índice de 0,782.

Além da agricultura, parte considerável da economia da cidade vem da educação e tecnologia. A cidade sedia a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e, por meio de incentivos fiscais, criou um centro tecnológico industrial.

Toledo

A capital do agronegócio do Paraná tem cerca de 133.800 habitantes e índice de 0,768. Ao mesmo tempo, Toledo é considerada um polo universitário, pois é a cidade com mais universidades públicas do oeste do estado, com oito centros de ensino superior.

Estas são algumas das cidades com a melhor qualidade de vida no Paraná, mas há diversas outras opções de municípios que também têm IDH alto e outros perfis de moradores.

Para ter acesso a mais artigos como este, siga as nossas redes sociais: Facebook, Twitter e YouTube!

contato whatsPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Um comentário em “Cidades com a melhor qualidade de vida no Paraná (IDH)

  1. Ola ja viditei toledo e adorei tanto que edtou saindo de minha cidade em sc pra ir morar em toledo cidade linda que oferece otima qualitade de vida nota 10

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-