Já ouviu falar em coliving? Saiba mais sobre a moradia compartilhada

4 minutos para ler

Talvez você não esteja tão familiarizado com o termo coliving, mas na prática é possível que já tenha ouvido falar nessa tendência de moradia compartilhada que está cada vez mais forte no mercado imobiliário brasileiro.

A economia colaborativa ganha força em tempos de crise, e por isso o compartilhamento de moradia é uma forma cada vez mais comum de reduzir os gastos para viver em um imóvel com uma melhor estrutura.

Quer entender o que é o coliving e como funciona a moradia compartilhada? Confira este post que preparamos para desvendar essa tendência. Vamos lá?

O que é o coliving e como ele funciona?

O coliving é o compartilhamento de moradias por diferentes inquilinos dentro de um imóvel, no qual as áreas comuns podem ser utilizadas por todos da mesma forma, como uma comunidade. A cozinha, varanda, quintal e até o banheiro são compartilhados entre todos os moradores.

Um proprietário faz a aquisição do imóvel e aluga os quartos mobiliados para os inquilinos. Todos se responsabilizam igualmente pelos cuidados do imóvel e custeiam todas as despesas de forma igualitária.

Essa é uma solução colaborativa para cidades que estão passando por um processo de inchaço populacional: quando a demanda por imóveis é maior do que a oferta, é preciso começar a dividir os espaços para que todos vivam bem.

Quais são as principais características do coliving?

Como o coliving é uma forma de moradia compartilhada, algumas áreas da casa são de uso comum. Confira alguns das principais características:

Cozinhas compartilhadas

Coliving é uma vida em comunidade! A cozinha é um dos ambientes onde as pessoas da casa mais se encontram em diferentes horários do dia. Portanto, manter a limpeza e organização é fundamental para que o compartilhamento funcione para todos os inquilinos.

Casas mobiliadas

O proprietário do imóvel é o responsável por fazer a decoração e mobiliar a casa para entregar aos seus inquilinos. O coliving é uma vida em comunidade em que as pessoas buscam o melhor lugar para se viver, com um ambiente tranquilo e agradável.

Convívio entre pessoas

Para tornar uma casa com pessoas tão diferentes um verdadeiro lar, é preciso que todos façam a sua parte para criar harmonia. Ao mesmo tempo em que é interessante viver com colegas de perfis e hábitos diferenciados, é preciso criar uma excelente harmonia entre todos.

Design arrojado

Normalmente os coliving são feitos em imóveis novos, com design arrojado e um estilo de decoração que torna a casa mais interessante.

Economia de recursos

Como todos os custos da casa são divididos entre todos os inquilinos, fica mais barato viver em casas compartilhadas no estilo coliving do que manter um imóvel próprio locado para uma pessoa, por exemplo.

Ao mesmo tempo, os inquilinos também podem compartilhar alimentos, suprimentos, entre outros itens de uso geral. A internet é um exemplo de custo fixo que fica muito mais em conta nesse tipo de moradia.

Qual a diferença entre coliving e outros tipos de compartilhamento?

O compartilhamento de moradia não é algo novo no mercado. No entanto, a novidade fica por conta da economia colaborativa que pode ser feita dentro de uma casa com diversos inquilinos.

Aproveitar e reutilizar os recursos são formas de harmonizar o imóvel e tornar a vida de todos os moradores mais barata e com qualidade de vida.

No caso de república ou de aluguel de quartos, os moradores têm uma vida independente dos demais e precisam custear os seus gastos separadamente, além de não viverem em uma forma de comunidade. Muitas vezes, também, os imóveis são mobiliados pelos próprios moradores.

O coliving é uma tendência em vários países, justamente porque torna a vida das pessoas mais simples e é capaz de baratear os custos para se viver em um lugar mais agradável e moderno.

Legal essa ideia de compartilhamento de casas como o coliving, não é? Então aproveite a visita em nosso blog e curta a nossa página no Facebook para saber das notícias em primeira mão!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat