Como começar a investir em imóveis? Vale mesmo a pena?

investir em imóveis
4 minutos para ler

Grande conhecido de muita gente que deseja aumentar o seu patrimônio, o investimento em imóveis ainda gera muitas dúvidas sobre como deve ser feito e se ele é realmente tão benéfico como parece. A verdade é que esse tipo de investimento é capaz de fornecer ótimos resultados, mas para isso é preciso atuar de maneira estratégica em busca de rendimentos. Não sabe se deve fazer esse tipo de investimento? Então confira a seguir se vale a pena e como começar a investir em imóveis.

Por que investir em imóveis?

Embora controverso, o investimento imobiliário possui algumas vantagens importantes para quem quer ver o seu dinheiro se multiplicar e uma delas inclui a diversificação de carteira de investimentos, o que é benéfico para garantir segurança ao dinheiro. Embora tenha menos liquidez, esse é um investimento diferenciado de ações e títulos públicos, por exemplo, permitindo essa própria diversificação deinvestimentos.

Além disso, outra vantagem é que investir em imóveis significa investir em um bem. Ou seja, diferentemente de papéis de ações que podem perder totalmente seu valor, o imóvel ainda pode ser usado por você. A versatilidade do seu uso, inclusive, é outro benefício.

Outras vantagens incluem a possibilidade de valorização do imóvel adquirido e a elevada rentabilidade em momentos de aquecimento do mercado imobiliário.

Como começar a investir em imóveis?

Antes de sair por aí comprometendo o seu dinheiro, entretanto, é muito importante saber como fazer esse investimento da maneira correta. Isso garante que você faça boas aquisições e que seu dinheiro não fique simplesmente imobilizado e, sim, que ele renda para você. Assim, é necessário que você:

Entenda a situação do mercado

Antes mesmo de começar a investir você deve se preocupar em entender qual a situação atual do mercado. Se o mercado local está aquecido, então é uma boa oportunidade de investir pensando no curto prazo devido a essa característica do mercado.

Por outro lado, se o mercado está estagnado ou mesmo em recessão é preciso um pouco mais de cuidado, mas também se abre uma oportunidade de investir muito menos em um imóvel que poderá se valorizar muito. Nesse caso, é preciso se preparar para o investimento em longo prazo e por isso é importante saber qual a condição do mercado.

Conheça os fatores que valorizam os imóveis

Mais do que só pensar na localização ou no tamanho é preciso que você conheça o que realmente valoriza um imóvel. Ao saber isso, você estará muito mais preparado para tomar uma decisão entre opções que parecem iguais, mas que possuem diferentes chances de valorização.

A presença de espaço externo, de elevador, de segurança, de vista privilegiada e infraestrutura, por exemplo, valorizam um imóvel de maneira importante e mesmo uma vaga na garagem pode valer mais do que o lazer.

Procure por boas oportunidades

Investir em imóveis significa encontrar imóveis bem cotados e, principalmente, com alto poder de valorização. Por isso, procure por boas oportunidades que caibam no que você pretende investir.

Se o imóvel pode ser modernizado, por exemplo, ele pode sofrer uma valorização. Se está em uma área de desenvolvimento, é provável que em breve tenha um aumento benéfico de preço para quem investir. A localização privilegiada, por sua vez, também gera uma boa oportunidade e por isso você deve levar em consideração essas características.

Conte com uma imobiliária

Ninguém entende mais de imóveis e boas oportunidades do que uma imobiliária. Por isso, se você quer começar a investir agora é importante considerar a possibilidade de contar com uma imobiliária para ajudá-lo nessa busca.

Com uma equipe preparada e capaz de lhe oferecer opções, essa ajuda pode ser muito útil para que você feche um bom negócio, especialmente considerando-se que você ainda está engatinhando nesse tipo de investimento.

Investir em imóveis tem vantagens importantes e que podem ser aproveitadas desde que você saiba como realizar esse investimento. Conhecimento do mercado, do tipo de investimento, das boas oportunidades é indispensável e a ajuda de uma imobiliária pode fazer toda a diferença.

Está pensando em investir em imóveis? O que lhe causa mais dúvida sobre o assunto? Conte nos comentários para que possamos ajudar!

 

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat