Como uma reforma pode valorizar um imóvel

reforma
4 minutos para ler

Imóveis são bens de valor elevado e comumente ampliam sua cotação com o tempo. Por isso, exercem uma atração muito significativa sobre os investidores.

Além disso, são bens necessários e que vão além do simples desejo de consumo.

A valorização de um imóvel está ligada a fatores diversos, como sua localização, tamanho e condições físicas. Considerando esse último ponto, o proprietário pode fazer uma boa reforma e deixar seu imóvel novo, com um valor bem mais interessante. Veja como uma reforma pode valorizar um imóvel!

A reforma deve ser planejada

Antes de começar uma reforma, a pessoa precisa fazer um planejamento cuidadoso, calculando os custos que terá e em quais pontos a reforma será feita. Ele pode optar por um reforma geral ou parcial, dependendo do estado do imóvel. A reforma serve não somente para substituir elementos velhos e danificados por material novo e moderno, serve também para fazer mudanças estruturais a fim de otimizar os espaços.

Você deve avaliar tudo: a cobertura, o piso, as paredes, as instalações, o tipo de material usado, a fachada, a pintura, as dimensões e as possibilidades de melhorias.

Cria-se uma nova imagem para o imóvel

Reformando seu imóvel, você estará dando uma nova imagem para ele. A imagem, por si só, já é um diferencial que influi no valor do imóvel. Uma bela fachada chama a atenção dos consumidores e já abre boas perspectivas para uma possível venda ou aluguel.

Invista na fachada e no interior, contribuindo para que a imagem do imóvel seja outra, podendo mesmo ser equiparado a imóveis novos.

Há necessidade de modernidade e de segurança

Alguns pontos fundamentais para a valorização do imóvel são a modernidade e a segurança. Esses pontos são considerados não somente pelas pessoas em geral, mas pelo próprio mercado imobiliário.

Hoje, são usados materiais e técnicas diferenciadas, como as divisórias no lugar de paredes e portas mais leves e dinâmicas. É a era da economia e da compactação. Reformar uma casa ou um apartamento significa deixá-lo com ar mais sofisticado, seguindo as tendências do momento. Existem tipos variados de pisos e forros, principalmente para imóveis comerciais (como os pisos elevados, que embutem as instalações elétricas no chão).

A questão da segurança também é fundamental, impactando decisivamente no valor da construção. Uma casa que apresenta estrutura precária é um perigo tanto para os moradores quanto para terceiros, para as pessoas que andam na rua e para as construções vizinhas. Instalações elétricas precisam ser seguras para evitar acidentes. O mesmo acontece com todas as outras instalações, que devem apresentar segurança e funcionalidade garantidas.

A reforma vai eliminar todas as deficiências nesse sentido, dando mais segurança e modernidade a um imóvel antigo.

Os pequenos detalhes fazem a diferença

Dependendo do estado físico do imóvel, uma pequena reforma já poderá fazer uma grande diferença. O importante é aplicar novas técnicas e corrigir defeitos mais graves. Por exemplo:

  • Eliminar o mofo das paredes, aplicando produtos impermeabilizantes;
  • Aplicar massa corrida ou texturas para cobrir os furos causados por pregos nas paredes;
  • Substituir, lixar ou polir o piso (o revestimento cerâmico é uma boa opção no Brasil);
  • Utilizar tinta lavável na pintura das paredes;
  • Trocar o forro deteriorado por outro de material mais durável ou mais sustentável.

Esses são apenas alguns dos pontos importantes que implicarão em uma valorização superior ao capital que foi investido na reforma. Se o imóvel já está bem localizado, aquelas alterações servirão para atrair mais compradores ou investidores.

Seu imóvel precisa de uma reforma? Experimente fazer uma e veja o quanto seu imóvel será valorizado! Aproveite para deixar um comentário sobre o post e conte suas experiências!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-