3 dicas de como vender um negócio

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Da mesma maneira que a capacidade de empreender pode trazer excelentes resultados para uma pessoa, saber a hora de passar a sua empresa é fundamental para aproveitar as boas oportunidades que surgem pelo caminho. No entanto, essa nem sempre é uma tarefa simples. Por isso, separamos três dicas de como vender um negócio.

Felizmente, por meio de algumas ações estratégicas e atitudes relativamente simples, você pode otimizar os trâmites e facilitar bastante o processo, obtendo o máximo de sucesso na transação e recebendo um valor condizente com o mercado. Ficou interessado em aprender como fazer isso? Então, continue a sua leitura!

1. Comece fazendo um inventário

O primeiro passo para vender o seu negócio é prepará-lo para uma negociação. Na prática, isso quer dizer que você deve detalhar tudo o que estará incluído na transação, até para que o comprador saiba o que receberá com o seu investimento. Dessa forma, é crucial preparar relatórios, com informações relevantes e dados precisos.

É fundamental, por exemplo, elencar os clientes, preferencialmente segmentados por ticket médio, tempo de fidelização, lista de mailing, receita recorrente mensal, NPS e assim por diante. Se houver maquinários ou equipamentos, eles também precisam ser discriminados, incluindo computadores e impressoras.

2. Determine um preço condizente 

Não adianta fazer um excelente inventário se você não precificar a sua empresa com um valor condizente com o de mercado, não é mesmo? Afinal, se você pedir muito, é bem provável que afaste possíveis interessados, muitos dos quais poderiam finalizar a transação com sucesso. Por outro lado, quantias muito baixas simplesmente não compensam a venda.

Sendo assim, é imprescindível que tudo seja avaliado de maneira realista, em sintonia com o setor e o momento da economia. Outro ponto fundamental é que você precisa eliminar eventuais dívidas, pagar as contas e regularizar pendências, pois elas são obrigação do antigo proprietário e podem até inviabilizar a assinatura do contrato.

3. Parta para a captação de compradores

Por fim, com os relatórios prontos e a precificação adequada, você já pode partir para a captação de compradores em potencial. No entanto, saiba que vender um negócio de forma independente pode ser muito difícil e levar bastante tempo, o que faz com que a ajuda especializada de uma boa imobiliária seja muito bem-vinda. 

Muitas vezes, para encontrar interessados, pode ser preciso prospectar em outros bairros ou mesmo cidades. Além disso, eles precisam ser qualificados, ou seja, inundados com informações relevantes sobre a empresa, para que possam compreender todo o seu potencial de crescimento e se animem a fazer uma proposta justa.  

Agora, depois de ler nosso post, você já sabe como vender um negócio, não é mesmo? Para escolher uma imobiliária para ajudar na negociação, busque por empresas com boa credibilidade no mercado e expertise em transações de grande porte, como é o caso da Imobiliária Panorama!

Gostou das nossas dicas de como vender um negócio? Quer contar com ajuda especializada para nossas transações? Então, não perca mais tempo: entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores!

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