4 dicas sobre como conseguir um colega de quarto!

4 minutos para ler

Você já se perguntou como conseguir um colega de quarto? Em tempos de crise, essa pode ser uma ótima solução para diminuir despesas e tarefas da casa e fazer novas amizades.

Entretanto, morar com alguém estranho pode ser complicado. Por isso, é fundamental saber como encontrar a pessoa ideal para que você não se arrependa dessa decisão nem tenha dores de cabeça.

Para facilitar isso, daremos neste artigo quatro dicas para escolher o colega de quarto ideal para você!

1. Pense em um perfil ideal

Nossa primeira dica sobre como conseguir um colega de quarto é pensar em um perfil ideal. Aqui, você deve avaliar quais são as características que a pessoa deve ter para que haja uma boa convivência.

Lembre-se de que será impossível achar alguém com as mesmas características e gostos que você e não é isso que deve procurar. Mas tente buscar alguém que não tenha uma personalidade completamente contrária à sua.

Se você é uma pessoa muito organizada, por exemplo, conviver com um colega que deixa tudo bagunçado e só arruma a casa de vez em quando pode ser um grande problema, afinal vai se incomodar com a desorganização ou ter que limpar tudo sozinho.

Por isso, veja quais são as suas características mais marcantes em relação ao convívio em uma casa e busque pessoas que combinem com isso. Lembre-se de que é fundamental conseguir organizar uma rotina e contar com a colaboração do outro morador.

2. Marque um horário para conversar

Depois de divulgar a possibilidade de ter um colega de quarto, é fundamental marcar um horário com cada pessoa para conversar e verificar se as afinidades e características batem.

Essa etapa é fundamental, pois a conversa somente por telefone ou por mensagens não é suficiente para demonstrar como realmente será o convívio. Isso também já ajuda a pessoa a conhecer e verificar o imóvel.

Aqui é a hora de fazer perguntas fundamentais sobre a rotina — se ela estuda e trabalha, quais são os horários que ficará em casa, experiência que tem morando sozinho ou com outras pessoas etc.

Isso é importante para que você consiga visualizar como será a rotina da casa no futuro caso a pessoa se torne uma colega de quarto, principalmente em relação às tarefas domésticas.

3. Conheça as afinidades

Também é fundamental conhecer as suas afinidades com o seu futuro colega de quarto. Se a pessoa gosta de sair para festas ou é mais caseira, estilo de música e filmes, se tem um hobby etc.

Lembre que você passará bastante tempo com o colega de quarto e ter afinidades é fundamental para um bom convívio. Fazer programas juntos fortalece esse lado e também facilita na hora de ter conversas mais difíceis.

Por isso, analisar se a pessoa tem gostos parecidos facilita o convívio, já que ficará mais fácil ter momentos de lazer e descontração com o seu colega.

4. Não deixe a amizade falar mais alto

É fundamental que você não deixe a amizade falar mais alto. Morar com um amigo de longa data pode parecer uma ótima ideia, mas o convívio e a rotina em uma casa requerem outras prioridades.

Como mostramos, é essencial que a pessoa tenha as mesmas características que você, principalmente em relação às tarefas domésticas e organização. Somente amizade e simpatia não garantem isso.

Viu só? Se você tinha dúvidas de como conseguir um colega de quarto, com essas nossas dicas essa tarefa ficará mais fácil. Não esqueça que dividir um apartamento requer paciência e organização, mas os resultados podem ser muito positivos.

Gostou deste artigo? Então nos siga nas redes sociais — Facebook, Twitter, Instagram e YouTube — para acompanhar nossas atualizações!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-