Contrato com assinatura digital: entenda os principais benefícios

3 minutos para ler

O contrato com assinatura digital é feito de forma virtual com o uso de um Certificado Digital. Assim, o documento pode ser assinado em qualquer lugar, sem a necessidade de impressão e envio.

Uma vantagem é que esse modelo pode ser usado nas locações de imóveis, facilitando o procedimento. Contudo, o contrato deverá cumprir todos os requisitos previstos na lei, com informações sobre o valor do aluguel, prazo, obrigações das partes e outros detalhes importantes, para que não restem dúvidas sobre os direitos e deveres.

Quer saber quais são os outros benefícios desse tipo de contrato? Então, continue a leitura deste post e descubra!

Redução da burocracia

Como todo o procedimento é feito de forma digital, pelo computador, celular ou tablet, não é preciso ter várias vias do contrato para colher as assinaturas das partes e do fiador (se for o caso), nem reconhecer firma em cartório.

Essa prática também facilita o procedimento para as locações feitas em outra cidade. Muitas vezes, o inquilino se mudará para o município onde fica o imóvel que será alugado, principalmente em caso de estudantes que passaram no vestibular em cidades distantes de onde moram.

Como, entre a visita ao imóvel e o fechamento do contrato, decorre um período para fazer a negociação e a análise de crédito, a assinatura presencial exigiria um novo deslocamento do inquilino ou levaria mais tempo com o envio da papelada via correio, por exemplo.

Com o contrato digital isso não será um problema, pois as partes recebem uma cópia pela internet de forma rápida e segura, sem precisar se deslocar ou ter custos apenas para assinar o documento.

Mais segurança no negócio

Quando se fala em contrato com assinatura digital, uma das principais preocupações que surgem é a segurança dessa prática. Apesar do crescimento no uso das tecnologias, muitas pessoas ficam em dúvidas sobre a validade jurídica da assinatura e deixam de aproveitar essa facilidade.

Medida Provisória n.º 2.200-2/2001 garantiu o reconhecimento das transações eletrônicas, desde que elas sejam feitas seguindo as normas sobre o assunto. Assim, o documento é considerado íntegro e autêntico, garantindo a segurança no negócio.

Facilidade na gestão de documentos

É o contrato que determina os direitos e deveres das partes, então é importante armazená-lo em um lugar seguro, para consultar em caso de dúvidas. Além disso, caso surja algum problema, esse documento é uma das principais provas utilizadas para identificar as obrigações das partes.

Quando o contrato é feito com assinatura digital, ele também é armazenado dessa forma. Assim, não há riscos de perder o documento em meio aos papéis e gavetas em casa, ou danificá-lo em caso de acidentes.

Viu só? Ao optar pelo contrato com assinatura digital, você conta com diversos benefícios: todo o procedimento é simplificado, com mais praticidade e agilidade para as partes e com toda a segurança jurídica necessária para o negócio.

Gostou do conteúdo? Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto ou deseja alugar um imóvel com uma imobiliária de confiança, entre em contato com a nossa equipe!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-