Saiba como planejar a decoração do seu imóvel

9 minutos para ler

A decoração de um imóvel é essencial para torná-lo mais bonito e aconchegante. Além disso, é preciso escolher cada um dos elementos que vai compor o ambiente seguindo os critérios desejados pelo proprietário da casa.

Para selecionar os itens que vão ser utilizados na decoração, existem três fatores que devem ser considerados: as tendências, as preferências do dono do imóvel e os preços envolvidos na compra dos produtos.

Com isso, todo o arranjo de um cômodo será satisfatório e cumprirá o seu papel de embelezar os diferentes ambientes.

As tendências de moda envolvidas na decoração de residências variam periodicamente, por isso, para quem deseja seguir os padrões atuais, é indicado acompanhar mais de perto as notícias do segmento.

Com relação aos gostos do proprietário, é importante escolher os itens que atendam às expectativas do dono do imóvel, conciliando com outros artigos presentes na casa.

Desse modo, a assertividade no resultado final da decoração será harmoniosa, rendendo um cômodo totalmente personalizado.

Além disso, é necessário considerar o preço dos produtos. Ao decidir investir na decoração do imóvel, o dono não precisa trocar todo o piso, por exemplo, podendo optar por uma restauração de piso de mármore.

Com isso, além de economizar, é possível transformar todo o cenário de modo simples, mas garantindo a beleza no ambiente.

Se você está planejamento a decoração da sua casa e quer aproveitar algumas dicas para acertar nas escolhas, siga na leitura deste artigo e saiba mais sobre o assunto.

Por que é importante decorar um imóvel?

Apesar de algumas pessoas não investirem muito tempo e dinheiro na decoração do seu imóvel, é possível proporcionar ambientes bastante confortáveis em uma casa.

Isso, porque ao dedicar uma atenção especial para esse projeto, o proprietário pode:

  • Valorizar o imóvel;
  • Garantir um cômodo bonito;
  • Deixar o espaço aconchegante;
  • Montar áreas funcionais;
  • Personalizar a casa;
  • Organizar todo o ambiente;
  • Entre outros fatores.

Ao investir na decoração do imóvel, o proprietário pode apostar na instalação de automação de iluminação predial e valorizar a casa de modo interessante.

Mesmo a pintura dos ambientes ou a colocação de quadros nas paredes é um meio criativo de dar maior destaque para a sua sala de estar ou de jantar, por exemplo.

Cortinas, almofadas e tapetes também são objetos decorativos simples, que podem incrementar a decoração dos cômodos de modo prático e acessível.

Além disso, o proprietário garante espaços bonitos e confortáveis para os moradores, que desfrutam de um ambiente agradável no seu dia a dia.

Outro grande benefício do planejamento de uma decoração é tornar as diferentes áreas da residência funcionais, com a escolha de móveis que podem unificar algumas funções e facilitar a rotina da casa.

Nesse sentido, também é possível dizer que a residência passa a ser ainda mais personalizada ao escolher os itens que atendem aos desejos e gostos pessoais de cada proprietário.

Ao decorar um imóvel, o momento se torna propício para a organização dos espaços, já que ocorre a troca dos objetos presentes na casa, e a retirada daqueles que não atendem às necessidades do lar.

Pode ser a época ideal para realizar a limpeza de cadeiras estofadas e para a substituição de cortinas antigas, renovando a decoração de modo integral.

Com essa atitude, a casa fica mais limpa e espaçosa, o que permite que o imóvel seja preparado para receber os investimentos decorativos escolhidos pelo dono da residência.

Planejando a sua decoração

Depois de entender as vantagens de decorar um imóvel, é necessário planejar o processo para que ele ocorra de modo tranquilo e previsível.

Você deve programar cada uma dessas mudanças para que a renovação dos ambientes não cause transtorno na rotina da casa, ao mesmo tempo em que agiliza as atividades para finalizar o processo rapidamente.

Por isso, as dicas a seguir vão ajudar você a organizar as tarefas de acordo com a sua lista de prioridades.

Conheça o seu orçamento

Antes de começar o processo decorativo, é necessário saber quanto do seu orçamento será dedicado para isso.

Mesmo que possa parecer um investimento muito alto, é possível redefinir todo o arranjo da casa por um valor bastante interessante.

Há uma série de elementos que podem modificar o ambiente sem que seja preciso reformar todo o imóvel.

Um exemplo disso é o jateado para vidro, que pode ser aplicado no box do banheiro ou nas janelas da cozinha. Com isso, além de deixar o cômodo totalmente personalizado, é possível renovar a aparência geral da casa.

Você também pode dividir a decoração em fases, redesenhando o cenário de cada ambiente e investindo nisso em meses diferentes.

Desse modo, você consegue cumprir o seu planejamento integralmente, alcançando o cenário desejado para a sua casa.

Saiba mais sobre as tendências e pesquise antes de comprar

Certamente você já idealizou algum tipo de decoração para a sua residência, mas você pode complementá-la com as principais tendências do momento.

Por isso, é interessante se aprofundar no assunto acompanhando blogs especializados em decoração, fazendo um apanhado geral das indicações dos profissionais da área.

Outra dica é pesquisar por opções antes de comprar. Afinal, você pode gostar muito de um determinado equipamento de sonorização de ambientes residenciais, e encontrar o modelo perfeito para o seu imóvel em uma loja virtual, por exemplo.

Com isso, além de encontrar uma boa oferta, você atende às necessidades específicas da sua casa.

Tire as medidas dos cômodos da residência

Antes de comprar um artigo ou móvel para a sala, você deve saber se aquele produto caberá adequadamente no espaço pensado para ele.

Ao adquirir um item por impulso, muitas pessoas se arrependem e acabam deixando a área de circulação do imóvel prejudicada.

Nesse caso, é essencial tirar as medidas antes de adquirir qualquer produto e, se for o caso, optar por móveis personalizados.

Invista nas paredes

Uma boa alternativa para redecorar a sua casa é investir nas paredes do imóvel, que podem modificar significativamente a decoração dela.

Para isso, é indicado contratar os serviços de uma empresa de pintura residencial, que pode concluir a tarefa rapidamente e com bastante qualidade. 

É possível realizar a pintura na parte interna do imóvel e também na externa, de modo a valorizar a casa como um todo.

Outra opção para quem deseja inovar na decoração é aplicar papéis de parede nos cômodos, que deixam o local ainda mais sofisticado.

Reforme em vez de trocar

Apesar de muitos proprietários comprarem diferentes itens para renovar o visual da casa, uma maneira simples e econômica de mudar a decoração é reformular os itens presentes na sua residência.

Realizar o hidrojateamento abrasivo, tingir as capas das almofadas, substituir o tecido dos sofás e aplicar vernizes em móveis de madeira são alguns exemplos disso.

Reformar o mobiliário da casa pode ser ainda mais interessante se você tiver itens com uma boa estrutura, como pode ser o caso de cadeiras e armários antigos, feitos em madeira maciça.

Desse modo, você renova o cenário e conta com produtos que possuem uma durabilidade muito maior.

Dedique-se à área externa

É muito comum que o dono do imóvel se dedique a decorar a área interna do seu imóvel e se esqueça que a externa também merece uma atenção especial.

Você pode melhorar a decoração do jardim entrando em contato com um fornecedor de grama esmeralda e adquirindo a quantidade necessária para cobrir a área com um gramado renovado.

Além disso, é interessante posicionar vasos com novas espécies de plantas e outros elementos decorativos para deixar a paisagem do quintal mais alegre e bonita.

Para complementar o espaço, é possível encontrar um mobiliário resistente para áreas externas e adquirir alguns itens que deixam o espaço confortável, como as espreguiçadeiras e balanços almofadados.

Crie um cronograma

Ao planejar os tipos de mudanças que você deseja implementar na sua casa, uma opção válida é partir para a montagem de um cronograma.

Assim, você pode distribuir adequadamente em uma agenda todas as modificações necessárias para alterar o visual da residência.

Você pode dividir esse cronograma por cômodos, realizando a decoração de cada um deles gradativamente.

Ao começar pela sala, por exemplo, é possível agendar a pintura das paredes, enquanto o seu sofá é reformado e a encomenda dos novos artigos não foi entregue.

Quando todos esses serviços já estiverem concluídos, chega o momento de ordenar o espaço, distribuindo os novos itens na sala e deixando-a mais bonita e sofisticada.

Essa mesma lógica pode ser aplicada aos outros ambientes da sua casa, para que o imóvel seja melhorado e valorizado por completo.

Desse modo, a decoração é concluída com êxito e você pode desfrutar de uma residência elegante e que proporcione um maior bem-estar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat