Veja como decorar a sacada de seu apartamento e transformar seu espaço

8 minutos para ler

Decorar a sacada de seu apartamento é importante para valorizar o espaço, bem como poder contar com um cômodo a mais. Inclusive, para os apartamentos pequenos, essa é uma maneira de aumentar o ambiente e ter um lar mais funcional.

Imóveis com sacada são mais valorizados por natureza, isso porque esse local é muito mais versátil do que você imagina. É comum pensarmos nele como aquele canto onde você pode ir para admirar a paisagem ou até mesmo para colocar um vaso bonito.

Só que é possível ir além e conquistar um espaço que vai agregar muito ao seu dia a dia. Dependendo do tamanho da sua sacada, dá para fazer muita coisa, que, com certeza, deixariam qualquer pessoa surpresa com o resultado.

Além disso, também é uma forma de deixar a sua casa mais organizada e com um clima totalmente diferente. Então, que tal começar a ver sua varanda com outros olhos e investir na decoração dela?

Foi pensando nisso que escrevemos este artigo. Nele, vamos mostrar de que maneira sua sacada pode ser útil, explicar a importância de decorá-la e dar algumas dicas sobre isso. Então, se você quer saber mais, leia até o final.

Conheça as utilidades da varanda

Morar em um apartamento com varanda é muito mais vantajoso e diferente de morar em um imóvel que não conte com esse espaço.

Mesmo que você tenha uma janela enorme na sala, poder estar “do lado de fora” é completamente diferente. Além disso, esse pequeno espaço pode ter muito mais utilidade do que você imagina.

Por exemplo, se você instalar uma churrasqueira aço inox, já vai ter um espaço gourmet para preparar um churrasco para a família e viver ótimos momentos.

Imóveis com sacada gourmet estão em alta e são cada vez mais procurados por quem deseja alugar ou comprar um apartamento. Mas se o seu imóvel não foi construído assim, não tem problema, é possível criar a sua própria varanda gourmet.

Você só precisa consultar as normas do condomínio e conversar com o síndico sobre o assunto. Se estiver liberado, é só decorar o espaço como manda o figurino.

Outra utilidade é criar uma área de descanso bem confortável onde você possa relaxar no final do dia, ler um bom livro ou assistir um filme no notebook. Existem muitas opções de decoração de sacada para essa finalidade, portanto, você vai encontrar tudo o que precisa.

Com o aumento de pessoas trabalhando em casa, muitas varandas se transformaram em escritórios. Os apartamentos de hoje são mais compactos, então, eles não dispõem de um cômodo a mais para o home office.

Mas quem tem uma sacada, mesmo que pequena, tem tudo. Você pode aproveitar a sua mesa de aço inox da cozinha para trabalhar, mas se puder criar um cantinho exclusivo, melhor ainda.

A sacada pode perfeitamente acomodar uma mesinha e uma cadeira para você trabalhar, e o mercado oferece uma série de itens para você transformar esse local.

O ideal é que, independentemente da utilidade que você dê para sua sacada, ela seja mobiliada de acordo com esse objetivo. A partir disso, começamos a compreender sua importância.

Importância de decorar a sacada

Você já sabe que sua varanda pode ser usada de muitas maneiras, mas isso só vai funcionar se ela for preparada para sua nova função, e é aqui que entra a decoração.

Não sei se você sabe, mas a decoração é fundamental para o nosso dia a dia. Ela não serve apenas para encher sua casa de móveis e deixá-la mais bonita.

O objetivo de um bom décor é fazer com que o imóvel se transforme no seu lar. É por meio dele que cada cômodo reúne os atributos que precisamos para o nosso dia a dia, como:

  • Conforto;
  • Praticidade;
  • Funcionalidade;
  • Boa iluminação.

E quando falamos de decoração, não nos referimos apenas à mobília ou aos itens decorativos, mas também à toda a estrutura do imóvel.

Por exemplo, como seria pisar em um chão sem revestimento cimento queimado, sem um piso de madeira ou qualquer outro tipo? Seria desagradável, certo?

Como você poderia usar a sua cozinha e preparar seus alimentos sem uma boa iluminação? Em relação aos móveis, como seria organizar suas roupas e pertences sem um armário?

É impossível cozinhar sem fogão, dormir sem uma cama, ou comer sem um prato e um talher. E quando o assunto é decoração de varanda, as necessidades não mudam.

Você até pode deixá-la ali, sem serventia específica, mas mesmo que sirva apenas para valorizar a iluminação natural e fazer o ar ventilar, ela continua fazendo parte da sua casa, então, por que não decorá-la?

Se você tem uma sacada grande, investir em um projeto de paisagismo de alto padrão para a decoração significa também investir em qualidade de vida e bem-estar. Mas se você quer dar um papel para ela em seu lar, decorar é uma necessidade.

Pensando nisso, no próximo tópico, trazemos algumas dicas para você decorar a sua varanda com muito estilo e bom gosto.

Dicas para decorar a varanda

Sua varanda pode ser o que você quiser, claro, desde que a sua intenção esteja de acordo com o espaço disponível. Então, algumas dicas que podem funcionar, são:

Usar painéis de madeira

Você pode usar os painéis de madeira para criar áreas integradas e bem organizadas. Inclusive, eles funcionam como um recurso para a transição entre a sua sala e o local.

Também são ótimos para criar uma barreira contra o excesso de sol nas laterais. Para combinar com a pintura de piso epóxi, escolha modelos vazados, que permitem a entrada de brisa, mas bloqueiam a luminosidade excessiva.

Criar um jardim vertical

O jardim vertical é uma ótima opção para quem mora em apartamento e gostaria de ter o seu próprio jardim. Inclusive, ele caiu nas graças de arquitetos e designers e tem sido procurado por muitas pessoas.

Você pode usar paletes de madeira para pendurar os seus vasos, contudo, escolha espécies de plantas adequadas para o seu espaço e de acordo com o seu dia a dia.

Ao invés de plantinhas, você também pode cultivar especiarias e ter uma hortinha na sacada. Assim, sempre terá itens fresquinhos para a sua cozinha.

Área social com mobiliário

Uma área social mobiliada ajuda os moradores a terem contato com o lado externo de maneira integrada ao seu lar. Para isso, invista em uma mobília confortável que sua sacada comporte.

Algumas opções bem interessantes são mini sofás, assentos, pufes, mesas pequenas, dentre outras. Contudo, providencie um fechamento de sacadas com vidro para evitar que a chuva ou excesso de sol prejudique os móveis.

Usar deck de madeira

O deck de madeira é outra solução de continuidade que aumenta a sensação de amplitude da varanda. Se o seu espaço é menor, ele vai ficar ainda mais aconchegante com réguas longas.

A madeira traz sensação de conforto e equilibra a temperatura, além de deixar o lugar mais aconchegante e visualmente agradável.

Priorizar as necessidades do imóvel

Qual cômodo você gostaria de ter? É claro que a sacada não pode ser transformada em um quarto de hóspedes, mas ela pode se tornar uma brinquedoteca para os seus filhos, mas não se esqueça da instalação de tela de proteção.

Se você está trabalhando em casa, pode criar o home office perfeito, uma salinha de leitura ou qualquer outro espaço que seu imóvel careça.

Fazer uma extensão da sala

Uma das utilidades mais comuns que as pessoas dão a sua varanda é transformá-la em uma extensão de sua sala. Para isso, é necessário remover as portas, nivelar o piso e fechar a sacada, criando uma nova janela.

Mas antes, veja com o síndico se isso é possível, tanto por conta da estrutura do prédio quanto para não prejudicar sua estética do lado de fora. Alguns condomínios não aceitam essa mudança.

Montar uma área gourmet

Você também pode montar uma área gourmet com churrasqueira e forno a lenha. Para não incomodar os vizinhos com o cheiro dos alimentos, é importante, também, instalar uma coifa de inox sob medida.

Assim, o churrasco de domingo está garantido, com toda a privacidade e conforto que sua família e amigos merecem.

Conclusão

A varanda é um espaço inteligente e versátil que pode te servir de muitas maneiras. Basta usar a criatividade e identificar a sua necessidade.

Com as dicas que demos aqui, temos certeza de que você terá um ambiente renovado e que seu lar terá uma cara totalmente nova. Além disso, são maneiras de valorizar o seu imóvel e torná-lo mais adequado ao seu dia a dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat