Confira as 4 desvantagens de alugar direto com o proprietário

alugar direto com o proprietário
4 minutos para ler

Alugar um imóvel se tornou algo tão comum nos dias de hoje que há, inclusive, a possibilidade de alugar direto com o proprietário. A princípio, essa alternativa pode parecer ser muito boa, mas, na maioria dos casos, há diversas desvantagens.

Considerando aspectos como compromisso do acordo entre ambas as partes e segurança de todo o processo para o inquilino, entre outros, podemos dizer que optar por uma imobiliária para ajudá-lo com essa tarefa é uma escolha bem mais acertada.

Para ajudá-lo a entender melhor, no post de hoje, listamos 4 desvantagens do ato de alugar direto com o proprietário, quando comparado com o cenário de contar com o auxílio profissional de uma imobiliária. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e confira!

1. Ausência de reputação

A primeira desvantagem em optar por alugar direto com o proprietário está na ausência de reputação para saber a sua idoneidade. Pois bem, quando há a intermediação de uma imobiliária na locação, podemos dizer que muitas delas já possuem uma marca consolidada no mercado e um nome a ser zelado.

Além disso, fica muito mais fácil consultar a sua reputação fazendo pesquisas locais e na internet para descobrir como é a qualidade do seu serviço. Optando pelo acordo direto com o proprietário, isso se torna bastante mais difícil de ser averiguado. Por esse motivo, essa opção poderá ser um grande risco devido à ausência de referências sobre a pessoa que alugará o imóvel.

2. Falta de garantias

Outra questão que merece ser levada em consideração é a ausência de garantias que uma locação sem imobiliária possui. Quando ela está envolvida no processo, primeiramente, há um contrato firmado, com todas as cláusulas que são pertinentes a ambas as partes.

Saiba que esse documento será confeccionado baseado em toda a experiência da própria imobiliária, que já sabe muito bem o que ele deve conter para atender todos os envolvidos no processo. Além disso, se houver qualquer tipo de problema com o imóvel, não há garantias de que o dono dará a devida assistência para essa situação. Já com a imobiliária, há esse compromisso, até porque, inclusive, essa é uma das cláusulas do contrato.

Outro ponto a ser destacado é referente à vistoria do imóvel. Para quem não sabe sobre sua importância, em termos gerais, elas serve para mostrar as condições em que o imóvel foi entregue ao inquilino, evitando que cobranças indevidas sejam feitas no final do contrato.

3. Limitação nas opções de escolha

Quando se decide alugar direto com o proprietário, há o problema de não ter muitas opções de imóveis para a locação, reduzindo a sua escolha. Afinal, a disponibilidade de casas e apartamentos para alugar dessa maneira é limitada.

Já com uma imobiliária, esse cenário se inverte, visto que ela possui um vasto catálogo de imóveis, atendendo as mais diversas necessidades. Sendo assim, as chances de encontrar o imóvel ideal de acordo com suas expectativas será muito maior. Além disso, ela conta com toda a experiência e a capacidade da sua equipe comercial em ajudar o cliente durante esse processo.

4. Ausência de proteção do direito do consumidor

Por fim, nossa última dica está relacionada a prestar atenção na questão do direito do consumidor. Saiba que para tudo que adquirimos, existe uma lei que fala quais são nossos direitos e nossos deveres.

Com a locação de um imóvel não é diferente. Porém, é bem provável que alugar direto com o proprietário faça com que o inquilino fique desamparado nessa questão, tanto por desconhecimento dele quanto de quem está alugando.

Ou seja, o proprietário não poderá oferecer uma assistência profissional para fornecer suporte sobre a lei do inquilinato, caso ela precise se acionada, podendo causar possíveis confusões e estresse para ambas as partes. Já com a imobiliária, além da assistência, haverá o zelo para que isso seja respeitado.

Agora que já sabe as desvantagens de alugar direto com o proprietário, entre em contato conosco! Estamos prontos para auxiliá-lo a encontrar o imóvel que você está precisando da maneira mais eficiente possível!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-