Dicas de decoração que podem valorizar seu imóvel

8 minutos para ler

Você pode encontrar inúmeras opções de dicas de decoração residencial na internet. Então, é importante ter em mente que um imóvel decorado pode ser muito mais valorizado, principalmente se você estiver se planejando para vendê-lo ou alugá-lo.

Muitas pessoas ainda tem dúvidas quanto a importância da decoração para o bem-estar das pessoas. Por isso, é importante compreender a necessidade de uma boa decoração, principalmente para entender as vantagens que o design oferece para seu imóvel.

Decorar os cômodos de sua casa está diretamente relacionado à organização e estética do ambiente. Além disso, é uma forma de refletir a personalidade da casa por meio dos estilos de design.

Pense, por exemplo, em um lustre sala de estar, essa pode ser uma excelente peça de decoração, que fará o cliente se encantar na hora que estiver conhecendo o imóvel. E esse foi apenas um detalhe, imagine quando a decoração estiver completa.

Por conta disso, a decoração tem um forte poder de transformação, então, o espaço utilizado pode acabar se tornando muito mais agradável, funcional e harmonioso, agregando mais valor ao imóvel e transmitindo muito mais personalidade.

Uma casa decorada apresenta uma melhoria na qualidade de vida e se torna um lugar de refúgio, onde você pode eliminar o cansaço e o estresse. Por isso, decorar é um elemento muito importante para qualquer imóvel.

Além disso, o ambiente decorado tem um poder de negociação muito maior. Muitas pessoas, hoje em dia, principalmente as que buscam um bom aluguel, não querem passar por todo o processo de reformas e compras de móveis e eletrodomésticos.

Pensando no ponto citado anteriormente, todos os elementos da casa são importantes, desde a aplicação de bona no piso até a parte elétrica e hidráulica. Esses pontos garantem uma casa pronta para morar, o que tem ganhado espaço no mercado.

Com a opção de casa pronta, com todos os detalhes em dias, é possível oferecer um valor aproximadamente 30% maior do que o valor de aluguel simples, e a procura ainda será grande.

Em empreendimentos novos, é comum que se crie um decorado para que os clientes possam visitar e compreender uma série de elementos da casa, como:

  • Dimensões;
  • Ideias de decoração;
  • Possibilidades de alteração;
  • Funcionalidades do ambiente.

Então, as construtoras costumam oferecer a opção de você comprar o imóvel decorado. Isso significa que, quando o prédio estiver montado, eles farão uma réplica do imóvel que você visitou.

Valorizando seu imóvel para negociação

Caso você já possua um imóvel e esteja pensando em como valorizá-lo para conseguir um melhor resultado com a negociação, seja ela de aluguel ou venda, é possível tomar alguns cuidados que podem fazer a diferença na hora de conversar com o interessado.

Limpeza e organização

Um dos principais pontos na hora de vender um imóvel, seja ele novo ou antigo, é a visita. Ali, o cliente vai ter uma visão real do espaço e da utilização do imóvel. Nesse momento, é importante ter em mente que a primeira impressão é a que fica.

Por isso, uma casa suja e bagunçada tem uma chance muito menor de atrair um cliente interessado. Se esse primeiro contato já for negativo de alguma forma, você terá poucas chances de sucesso.

Quanto mais limpo e organizado for o imóvel, mais ele causa uma boa impressão. Isso porque a limpeza do imóvel torna o ambiente muito mais agradável. Além disso, a organização dos itens em estante de inox, agrega uma beleza extra ao espaço.

Aqui, é importante lembrar que não são só elementos ligados à aparência da casa que podem causar uma má impressão. Atente-se a odores causados por animais, poeira e outros tipos de sujeira. 

Quanto mais uma pessoa se sentir bem no ambiente, maiores serão as chances de ela se interessar e querer negociar um espaço na residência.

Manutenção em dia

Quando você decide um estilo de decoração, tem que fazer uma reforma e alinhar diversos elementos no imóvel. Isso inclui pintar paredes, trocar o piso e comprar móveis novos. Com o tempo, entretanto, o desgaste natural acaba gerando uma série de pequenos problemas.

Seu revestimento cimento queimado, assim como outros pontos ligados à decoração e conforto, precisa estar sempre em ordem, principalmente para conseguir passar a sensação rústica que você deseja com esta instalação.

Uma tinta que começa a desgastar, um piso rachado, problemas de elétrica e outros pequenos detalhes são comuns em uma casa que já tem algum tempo de utilização. É importante se atentar a esses detalhes.

Isso porque, ainda que você consiga conviver com esses pequenos defeitos no dia a dia, eles podem acabar diminuindo muito o valor de venda de sua casa. O ideal é que você sempre faça manutenções de todos os elementos, para mantê-la sempre em ordem.

Além disso, os custos de manutenção preventiva costumam ser muito mais baratos que os reparos depois que algum problema acontece. Por conta disso, o ideal é pensar em uma pessoa de sua confiança que consiga identificar e realizar esses reparos.

Algumas pessoas mantém o contato de uma empresa de reforma e construção sempre à mão, principalmente para realizar qualquer tipo de reparo quando necessário. Assim você não espera o problema virar uma bola de neve.

Paleta de cores

As cores são essenciais em qualquer projeto de decoração. Muitas vezes, quando estamos planejando um estilo para o design de nosso imóvel, tomamos algumas escolhas pessoais que criam ambientes elegantes e modernos.

Entretanto, para a venda de um imóvel, cores muito marcantes podem desagradar. Isso porque sua visão de design pode não ser a mesma do comprador, o que o fará gastar com reformas e pinturas.

Para que você consiga otimizar esse fator, o ideal é utilizar cores claras e tons pastéis na decoração para a venda. Isso porque além destas cores ficarem muito bem na maioria dos ambientes, é fácil passar outra cor por cima, não exigindo muito gasto.

Além disso, cores claras costumam auxiliar a iluminação, indo desde a área externa, juntamente com um belo paisagismo residencial, até a área interna, acompanhada de outros móveis elegantes.

Dessa forma, é possível criar uma sensação de amplitude nos cômodos. Se você possui um imóvel pequeno, este tipo de recurso pode ser fundamental para conseguir convencer o cliente de que seu imóvel é o certo para ele.

Invista em móveis planejados

Móveis planejados são uma excelente forma de aproveitar seu espaço. Eles são criados especificamente para seu imóvel, e utilizam toda a área de forma inteligente e criativa. Além disso, são normalmente peças elegantes de design com conceitos modernos e estilosos.

Os planejados costumam ter um custo mais alto do que móveis de fabricação em massa. Por isso, se eles estiverem conservados e funcionais, tornam-se um excelente argumento de vendas.

Isso porque muitas pessoas preferem os planejados pela praticidade e pela forma como eles aproveitam melhor o espaçamento. Seja para guarda-roupas, armários de cozinha ou qualquer outro cômodo da casa, esses móveis ajudam na organização e no design da casa.

Iluminação correta

Sua casa pode ter a melhor decoração e móveis incríveis, mas isso de nada adianta se você não conseguir convencer o cliente. 

A iluminação é fundamental para destacar corretamente os pontos de decoração mais importantes, sendo uma ótima tática de negociação. Então, em seu projeto de instalações elétricas, é importante que a iluminação tenha um lugar de destaque.

Escolher o tom que você quer em cada cômodo é muito importante para que você consiga delimitar qual sensação quer passar nos ambientes. Em quartos e salas de estar, o ideal é uma iluminação mais intimista e aconchegante.

Já na cozinha, banheiros e lavabos, o ideal é que a iluminação seja clara e prática, incentivando a produtividade e passando um tom mais higiênico para o local.

A luz artificial é uma grande aliada da decoração, e existem vários tipos de lâmpada que podem ajudar a convencer o cliente a comprar o imóvel.

Mas é importante lembrar também que a luz natural, além de econômica, é uma forma de renovar o ambiente e é muito importante em qualquer cômodo que possa ser beneficiado com ela.

Considerações finais

Para aproveitar o momento de aquecimento do mercado imobiliário, é preciso conseguir se destacar e tornar seu imóvel cada vez mais atrativo para o público.

A decoração tem sido uma grande aliada nesse meio, uma vez que a maioria das pessoas tem conceitos visuais muito bem definidos. 

Além disso, lembre-se que a avaliação de imóvel residencial pode ser muito beneficiada com um imóvel decorado. Por isso, utilizar ferramentas de decoração para conseguir melhorar sua venda é uma estratégia essencial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

contato whats
Você também pode gostar

2 comentários em “Dicas de decoração que podem valorizar seu imóvel

  1. Minha inquilina colocou a filha e o genro pra morarem junto, não estando ela junta, e tbm no contrato tem uma cláusula q expressa qualquer tipo de sub locação ou concessão para familiares ou grau parentesco . Como dwvo rescindir o contrato e cobrar a multa devida? quanto tempo ela tem pra sair?

    1. Olá Evolneia
      O primeiro passo é notificar o descumprimento daquela cláusula específica do contrato, demonstrando que isso se trata de uma infração e que, dessa forma, vc quer a rescisão do contrato.
      Veja como é a multa especificada no contrato e faça o cálculo proporcional de acordo com o tempo que resta para o término no mesmo.
      E nessa própria notificação vc já estabelece um prazo (em geral de 30 dias) para a entrega das chaves.
      De qualquer forma, sempre entendemos que uma boa conversa pode por tudo as claras e resolver a situação de uma forma mais agradável para ambos.
      Espero ter ajudado!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat