Dividir apartamento: 4 dicas para boa convivência com os roommates

dividir apartamento
3 minutos para ler

Atualmente, dividir apartamento é uma estratégia muito inteligente para economizar um pouco mais com os custos de moradia e, de quebra, conseguir viver em um lugar bacana, especialmente para quem mora em grandes centros urbanos. Por isso, preparamos este post com quatro dicas para ter uma boa convivência com os roommates.

Para estudantes, essa é uma escolha bastante tradicional e vantajosa, mas isso não quer dizer que problemas e desentendimentos não acontecem, principalmente se não houver muito diálogo, além de regras bem definidas e previamente estipuladas. Continue lendo o artigo e descubra como fazer isso!

1. Combine regras básicas de convivência

O primeiro passo para dividir apartamento e ter uma boa convivência com os roommates consiste na elaboração de algumas regras básicas. Elas são muito importantes para guiar as atitudes e evitar discussões em situações que tendem a ser comuns no cotidiano.

O melhor de tudo é que elas podem — e devem — ser decididas e discutidas de forma coletiva para criar um ambiente cooperativo e não de disputa. Debatam sobre despesas, contas, visitas, horários e assim por diante.

2. Faça uma boa divisão das tarefas da casa

O passo seguinte para evitar problemas ao dividir apartamento é fazer uma boa divisão das tarefas da casa. Afinal, em dias corridos, nos quais todo mundo tem os seus afazeres, essa pode ser uma boa estratégia para trazer mais dinâmica e tranquilidade para a rotina.

Mesmo que vocês contem com o auxílio de uma faxineira, isso será crucial quando houver louças na cozinha no fim de semana ou um incômodo ralo entupido no banheiro. Vocês podem se revezar a cada semana ou combinar de arrumar tudo juntos, por exemplo.

3. Utilize as áreas comuns com bom senso

Mesmo que cada um tenha o seu próprio quarto, quando se divide um apartamento, há espaços que são usados por todos — as famosas áreas comuns. Sendo assim, é natural que haja um combinado a respeito da utilização desses ambientes.

É preciso apostar no bom senso para que todos possam aproveitar o imóvel. Deixe a cozinha organizada, não monopolize a sala de televisão e tenha atitudes que gostaria que o seu roommate tivesse com você.

4. Separe os alimentos de cada um

Por fim, a última dica para dividir apartamento e ter uma convivência harmoniosa com os roommates é separar os alimentos de cada um, tendo em vista que, de modo geral, esse é um tema que sempre causa confusão entre pessoas que moram juntas.

Não é nada agradável quando você resolve investir em um iogurte caro e, de repente, ele não está mais na geladeira, não é? Por isso, definam o que será de uso coletivo e o que será pessoal, separando prateleiras e espaços para cada um.

Ao seguir essas dicas, você certamente não terá muitas dificuldades em dividir apartamento e evitar conflitos com os roommates. Respeite as regras estipuladas e evite conflitos com quem vive com você.

Gostou de conhecer essas quatro dicas para ter uma boa convivência com os roommates? Então não deixe de assinar, inteiramente grátis, a nossa newsletter!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat