Finalmente a fase da entrega das chaves chegou? Confira 3 cuidados!

entrega das chaves
3 minutos para ler

Depois de muita procura e negociação, finalmente chegou o dia da entrega das chaves do seu novo imóvel. Tudo o que você mais deseja agora é preparar a mudança e comemorar a nova conquista, não é mesmo?

Mas é bom conter a euforia por mais um tempo para garantir que a aquisição será realmente concluída com sucesso. Antes de receber o imóvel é preciso se certificar de que tudo está sendo entregue em ordem, de acordo com o que foi combinado.

Conheça agora alguns cuidados essenciais que você deve ter na entrega das chaves da casa ou apartamento e saiba como avaliar se o imóvel está ok!

1. Analise o memorial descritivo

O memorial descritivo de um empreendimento detalha todos os aspectos da construção, desde as medidas até o material utilizado nos acabamentos. Trata-se de um documento elaborado antes do início das obras, que precisa ser registrado no Cartório de Registro de Imóveis.

Assim, tudo o que você encontrar em sua casa ou apartamento precisa estar de acordo com o que diz o memorial descritivo. Caso contrário, o comprador deve solicitar os ajustes necessários antes de se mudar para a nova moradia.

O mesmo ocorre com todos os materiais de divulgação utilizados no processo de venda do imóvel, como os folders e as maquetes, por exemplo. Aquilo que foi oferecido aos compradores por meio das peças de divulgação deve, obrigatoriamente, estar pronto no momento da entrega das chaves.

2. Verifique a documentação do imóvel

Também é preciso avaliar a situação legal do imóvel para saber se está com a documentação em dia. Um dos principais itens a avaliar é o Habite-se, que é concedido pela prefeitura do município onde o empreendimento se localiza.

O Habite-se comprova que, durante a construção, todos os procedimentos previstos no projeto foram seguidos. Ele é emitido quando a obra é concluída e atesta que as normas municipais foram respeitadas.

É bom lembrar que um imóvel sem Habite-se não pode ser registrado no nome do comprador. Também não é possível adquiri-lo por meio de financiamento imobiliário. Além disso, sem o documento o bem perde considerável valor de mercado.

3. Vistorie a estrutura do imóvel

É preciso, ainda, tomar bastante cuidado na vistoria do imóvel para descobrir se há algum problema resultante de sua construção. Se algo não estiver em ordem, é preciso solicitar reparos antes de receber as chaves.

Entre os diversos aspectos a analisar, é preciso verificar se os sistemas elétrico e hidráulico estão em bom funcionamento, assim com pontos de água e energia. Tire as medidas dos cômodos para avaliar se há alguma inconformidade com o projeto.

Ao final da vistoria, prepare uma relação de pontos que precisam ser reparados. Enquanto a construtora não realizar todos os ajustes solicitados, não assine nenhum termo de recebimento de sua casa própria.

Esses são alguns itens importantes para analisar no momento da entrega das chaves do seu novo imóvel. Lembre-se de que a consultoria de um corretor de imóveis pode ser de grande ajuda durante o processo de aquisição.

Agora, se você deseja conhecer alguns dos melhores empreendimentos da região de Toledo, entre em contato conosco. Será um prazer ajudá-lo a encontrar seu novo imóvel.

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-