Como escolher o melhor imóvel para casais?

imóvel para casais
4 minutos para ler

Saber como escolher o melhor imóvel para casais é essencial para quem planeja morar junto. Geralmente, as pessoas interessadas nesse tipo de compra já vêm planejando por um longo tempo a realização desse sonho. Assim sendo, pense que é algo que deve ser feito com muita cautela.

Se você vem considerando esta possibilidade com seu cônjuge, veja as informações que separamos a seguir. Certamente, ajudarão você a fazer isso da melhor maneira.

Questões importantes para se considerar na escolha do melhor imóvel para casais

A primeira coisa a se pensar é de quantos quartos o casal precisará e se planejam ficar por um longo tempo na moradia que comprarão. Se planejam ter filhos, por exemplo, precisarão de um apartamento com, pelo menos, dois quartos, área de lazer e que ele seja localizado em um bairro com boa infraestrutura: escolas, hospitais e praças por perto. Diante dessas condições, a possibilidade de fazer um bom negócio é bem maior.

Porém, se o objetivo é apenas utilizar o imóvel temporariamente para mais à frente usá-lo como fonte de renda, seja para venda ou mesmo aluguel, então pode valer a pena estruturas mais simples — como quitinetes e apartamentos de apenas um quarto. A liquidez deste tipo de imóvel é grande, sobretudo se estiver em áreas centrais ou próximas a universidades.

Se o casal for realista em relação a planos e expectativas, as chances de se fazer uma escolha acertada aumenta. Prossiga com a leitura para estar ainda mais bem preparado.

Escreva todas as despesas no papel

Se o assunto é trazer os sonhos para a realidade, não poderíamos deixar de citar o quão primordial é escrever todas as despesas no papel. Comece primeiro pelo custo permanente, como pagamento de água, luz, condomínio (se for caso), supermercado e demais questões. Assim, antes de comprar o imóvel, o casal precisa saber quais são as reais condições para se manter naquele local.

Após isto, é essencial averiguar os investimentos mais altos envolvidos na compra da casa. Considere que o valor de entrada, geralmente, deve cobrir pelo menos 10% do valor total do imóvel. Daí, vem o número de parcelas e as taxas de juros cobradas sobre cada uma delas que alterarão o valor final da propriedade.

Pense o seguinte: quantos mais parcelas o financiamento tiver, mais você e seu cônjuge pagarão de juros. Uma boa alternativa é dar uma entrada maior utilizando o FGTS, por exemplo, a fim de abater esta diferença que se acumulará no preço final. 

Além disso, leve em conta também o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que, em geral, fica em 2% do valor da propriedade, e o registro junto ao cartório competente. O Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU – também será uma realidade na administração do seu imóvel, salvo as cidades que dispensam seus habitantes desta obrigação. 

Saiba se uma casa ou apartamento atenderá melhor ao casal

Atualmente, muitas pessoas têm preferido apartamento pela praticidade e segurança oferecida: afinal, não dá tanto trabalho assim em relação à limpeza e à manutenção e está menos vulnerável a furtos, roubos e invasões.

Todavia, o apartamento também apresenta desvantagens, como a necessidade de controlar o volume emitido dentro do imóvel, limitando as possibilidades de encontros sociais ali.

Já uma casa apresenta as seguintes vantagens:

  • maior convivência social por meio de amplo espaço e menos incômodo aos vizinhos;

  • possibilidade das crianças brincarem no próprio quintal com os amigos;

  • maior liberdade para intervir na estrutura do imóvel, já que alguns apartamentos não permitem reformas por alterar a estrutura do prédio.

As duas opções têm os seus prós e contras. Pense, pondere e reflita sobre ambos os tipos de imóveis e faça uma boa escolha.

Se gostou de saber como escolher o melhor imóvel para casais, entenda também como uma imobiliária pode ajudar você na compra do primeiro imóvel.

 

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-