Como escolher um imóvel que caiba no seu bolso? 4 dicas essenciais

imóvel que caiba no bolso
4 minutos para ler

Saber escolher um imóvel que caiba no bolso faz toda a diferença no momento de realizar o sonho da casa própria. Afinal, a máxima de que imóveis são um investimento certo guia boa parte dos esforços dos brasileiros, mas é importante aprender a alcançar esse objetivo da maneira correta.

Tomando certas precauções e tendo um bom planejamento, é completamente possível encontrar aquela residência que se encaixa no que você busca. Então, neste post veremos justamente quais são os aspectos que você precisa ter em mente para fazer isso. Continue lendo e confira!

1. Faça um planejamento financeiro

Sabemos que realizar a compra de um imóvel é um investimento de alto custo. Logo, para alcançar esse objetivo, você deverá pôr na ponta do lápis o seu orçamento familiar e quanto, realmente, pode gastar para tornar esse sonho realidade.

Primeiramente, leve em consideração as suas despesas fixas, inevitáveis — como água, luz, gás, alimentação e transporte. Em seguida, veja quanto têm gastado com outras despesas — como lazer, por exemplo — que podem ser temporariamente reduzidas para poupar recursos para a compra da casa própria.

Assim, tendo clareza sobre quanto, realmente, poderá ser investido, ficará mais fácil vislumbrar o valor do imóvel a ser pago, deixando sua busca mais objetiva e realista.

2. Invista sem comprometer a renda familiar nesse processo

A aquisição do imóvel não poderá demandar todos os recursos que você têm. Afinal, suas contas e demais compromissos financeiros continuarão existindo. Por isso, é preciso tenha equilíbrio e sabedoria para realizar isso da melhor maneira.

Até no momento de buscar um financiamento para compra de imóvel, costuma-se estipular o teto de 30% da renda familiar para o pagamento das parcelas. O motivo disso é, justamente, evitar que se deixe de concretizar o objetivo caso haja algum imprevisto no meio do processo.

3. Conte a ajuda profissional

Ajustar as contas e se organizar demanda tempo e atenção — o que acaba afetando a disponibilidade necessária para encontrar o melhor imóvel. Por esse motivo, contar com a ajuda de profissionais do ramo imobiliário pode fazer toda a diferença.

Eles saberão selecionar e ofertar os imóveis que melhor se encaixam no seu bolso, garantindo o melhor custo-benefício para você e para a sua família. Muitas vezes, aliás, querer cuidar de tudo por conta própria acaba complicando o processo em vez de facilitá-lo. Pense nisso e se beneficie dessa possibilidade!

4. Tenha uma reserva de emergência

A necessidade de realizar reduções no orçamento para além das contas básicas da família servirá também para criar uma reserva de emergência. Vale a pena, ainda, considerar a possibilidade de trabalhar algumas horas extras para incrementar essa reserva. Afinal, há taxas diversas envolvidas na transação, além de tributos a serem pagos em cartório — e você precisará estar preparado para tudo isso.

Assim, compreendendo que essa situação de maior esforço é temporária e que trará um resultado benéfico a médio e longo prazo, você terá o foco necessário para realizar o sonho da casa própria!

Como se pode ver, enfim, adquirir um imóvel que caiba no bolso é completamente possível. Basta aproveitar as informações vistas aqui para atingir essa meta de forma sábia e acertada.

Então, gostou do artigo? Agora que já sabe como escolher o imóvel certo, entre em contato conosco para conhecer as soluções que temos para você!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-