Como escolher a melhor moradia em cidades universitárias

cidades universitárias moradia
7 minutos para ler

Você está prestes a começar o seu curso universitário, deixando o conforto de casa para estudar em outra cidade? Então é hora de encarar o desafio de encontrar uma moradia em cidades universitárias. É o começo de uma etapa importantíssima de sua vida, então você precisa estar bem instalado durante seu curso.

Por mais excitante que possa parecer a ideia de optar por uma república estudantil, é preciso analisar as opções com calma para não arranjar problemas em vez de tranquilidade na hora de dedicar-se aos estudos.

Neste post, vamos ajudá-lo a escolher a melhor moradia em cidades universitárias, apresentando alguns tipos de acomodações disponíveis. Confira:

Residências universitárias

São residências mantidas pelas universidades e destinadas a alunos de baixa renda, vindos do interior do estado, ou mesmo de outros estados. Dependendo de sua situação socioeconômica, o estudante mora de graça ou paga uma taxa mensal pela acomodação.

As moradias possuem regras que devem ser seguidas rigorosamente pelos estudantes, sob pena de perderem o direito ao benefício. Um diretor, escolhido entre os moradores, é o responsável pelo cumprimento das regras, pela intermediação de conflitos e serve de porta-voz dos estudantes junto à administração da universidade.

Se você não foi contemplado com o direito a uma residência universitária, terá de escolher outro tipo de moradia.

Pensões ou pensionatos de estudantes

São residências particulares que oferecem quartos individuais ou vagas em quartos compartilhados. Você já encontra seu quarto mobiliado e pronto para morar, com roupa de cama e banho e contas incluídas.

As pensões costumam ter regras rígidas de comportamento, como não aceitar visitantes e não permitir festas. A desobediência às regras pode causar conflitos entre hóspedes e proprietários e você pode ser convidado a se retirar.

Além disso, elas nem sempre são exclusivas de estudantes. Por isso, é comum ter de compartilhar o quarto, mesmo com quem se não tem nenhuma afinidade.

Repúblicas de estudantes

Um grupo de estudantes aluga uma moradia em conjunto e eles mesmos se encarregam de todo o processo, desde mobiliar a casa até pagar contas e administrar o lugar.

Como não há ninguém na posição de diretor, as regras são definidas pelo grupo e precisam ser bem claras. Todos devem ter responsabilidade por sua parte nas tarefas de casa e muito respeito pelo espaço do outro, para evitar conflitos.

Escolha a república com cuidado para evitar morar com quem não combine com você. Imagine compartilhar o banheiro com quem não tem a mínima noção de higiene, encontrar uma pilha de louça suja na cozinha e restos de comida estragada na geladeira, ou mesmo dar de cara com um sujeito esquisito saindo do quarto de sua colega de madrugada!

Aluguel de um flat ou kitnet

Essa é a melhor opção para quem busca liberdade e privacidade. Você aluga um pequeno apartamento ou uma kitnet, organiza do seu jeito, e desfruta de seu espaço, sem regras e sem conflitos.

Só não se esqueça de quem vai se encarregar de limpar, fazer compras e pagar contas é você mesmo. Um dos pontos positivos de morar sozinho é que essa responsabilidade traz um amadurecimento precioso para toda a vida.

O que avaliar para escolher o local ideal para morar?

Depois de vermos alguns tipos de acomodações disponíveis para universitários que vão estudar fora das suas cidades, agora vamos tratar sobre o que avaliar para escolher o local ideal para morar e ter tranquilidade para se dedicar aos estudos.

A localização do imóvel

Uma das principais dicas para escolher moradia em cidades universitárias é tomar muito cuidado com a localização do imóvel, uma vez que que há moradias distantes das universidades, o que pode prejudicar a locomoção até o seu local de estudo, pois gastará mais tempo. 

O ideal é que você procure pelos imóveis mais perto dos centros universitários, assim você pode economizar com os custos de passagem. Da mesma forma, escolhendo um boa localização facilita a sua rotina de estudo, caso você goste de passar muito tempo em áreas como biblioteca e laboratórios.  

A forma de locomoção disponível no bairro

Além de analisar a localização do imóvel, você também deve verificar a forma de locomoção disponível no bairro, pois há cidades que não contam com transporte público circulando em todos os locais, o que pode ser um sério transtorno para você estudar e fazer estágios, por exemplo. 

Desse modo, cheque se na localização pretendida há meios de transporte disponível para os moradores. Tente dar preferência para os locais em contem com pelo menos uma linha de ônibus circulando.

Lembre-se de que ainda que a sua faculdade fique próxima da sua moradia, você também vai precisar transitar pela cidade em algumas ocasiões. 

Os custos de toda a operação

Alugar uma casa na cidade que seja próximo a faculdade e que esse aluguel seja barato deve ser uma das suas prioridades. Afinal, é normal que os estudantes universitários não disponham de muito dinheiro, já que estão se dedicando aos estudos nessa etapa da vida. 

Assim, tenha atenção aos custos de toda a operação com a mudança para moradia em cidades universitárias. Há bairros com rede de serviços e infraestrutura mais desenvolvida que são mais custosos, contudo, você pode encontrar boas opções mais baratas pesquisando com atenção. 

A vizinhança 

Talvez você não pense que a vizinhança é um dos itens que se deve avaliar para a escolha do imóvel, todavia ter bons vizinhos pode fazer a diferença para que a sua vida de estudante não seja conturbada. Por outro lado, morar ao lado de pessoas barulhentas vai trazer muitos problemas. 

Assim, tome cuidado com moradias ao lado de bares, salões de festas, empresas que emitem muito barulho ou sujeira, pois seus vizinhos vão impactar na sua qualidade de vida, o que pode trazer incômodo, prejudicar a sua noite de sono e a sua vida de estudante. 

A segurança do imóvel e do local

Por fim, é necessário analisar a segurança do imóvel e do local para escolher corretamente a moradia em cidades universitárias. Evite imóveis perto de terrenos baldios, ruas escuras etc, pois tudo isso contribui para aumentar o número de assaltos.
 
Da mesma forma, não escolha locais muito isolados e com pouca presença de pessoas, uma vez que são mais vulneráveis e inseguros. 

Hoje, a internet facilita muito as coisas para quem quer alugar uma moradia em cidades universitárias, pois as imobiliárias mantêm sites com fotos e todas as informações necessárias sobre o imóvel.

Pelos sites, você pode fazer uma pesquisa prévia para selecionar o lugar mais próximo da universidade e também manter contato com a imobiliária para tirar todas as suas dúvidas. Porém, é fundamental que você visite o imóvel pessoalmente antes de assinar o contrato, para evitar surpresas desagradáveis.

Então, gostou do nosso texto? Conte com a Imobiliária Panorama, uma referência em aluguel de imóveis na cidade de Toledo- PR. Faça contato conosco, teremos prazer em encontrar a melhor moradia para você!


 
contato whatsPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

4 thoughts on “Como escolher a melhor moradia em cidades universitárias

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat