Existe uma relação entre a vida universitária e sucesso profissional!

vida universitária
3 minutos para ler

Alcançar o sucesso profissional está entre os principais objetivos da maioria dos jovens e, para conquistar esse sonho, o primeiro passo é fazer uma faculdade. É comum escutar que a dedicação à vida universitária é fundamental para se destacar no mercado e garantir uma carreira sólida, mas você sabe qual é a explicação para isso?

Continue a leitura deste post e descubra quais são os benefícios que a graduação pode proporcionar para o seu desenvolvimento pessoal e profissional!

Maior conhecimento em sua área de atuação

A primeira vantagem de se cursar uma faculdade é ampliar os conhecimentos sobre uma área específica. As aulas, provas e trabalhos são os métodos mais comuns de se difundir as informações necessárias para entrar no mercado de trabalho.

Por outro lado, a convivência com professores renomados permite um maior contato com a performance profissional. Além disso, a vida universitária possibilita uma ampla perspectiva do campo de atuação e direciona a busca por mais conhecimento.

Maturidade para a vida

Estudar em uma universidade é muito mais do que aprender o conteúdo das disciplinas. Esse período é marcado pelos diversos desafios que são responsáveis por ampliar a visão de mundo do graduando.

Sair da casa dos pais, morar sozinho, dividir apartamento com outros alunos e pagar as contas são algumas das várias situações pelas quais o estudante passará durante o curso superior. Conviver com essas circunstâncias é muito importante para que se adquira virtudes como respeito e compreensão.

A vida universitária também dá ao jovem maior independência, permitindo que ele encontre soluções para os problemas cotidianos e tome as suas próprias decisões. A faculdade propicia, inclusive, o desenvolvimento de habilidades e capacidades imprescindíveis para alcançar a maturidade, como determinação, comprometimento e disciplina.

Possibilidade de troca de experiências

O ambiente universitário também é bastante propício à troca de conhecimentos e experiências com os colegas de classe e os professores. Ainda é possível estreitar as relações com alunos de outros cursos, promovendo um convívio multidisciplinar. Assim, o estudante cria um networking que pode contribuir para o seu futuro profissional.

Mais oportunidades no mercado de trabalho

A universidade é a base para seguir a profissão acadêmica, trabalhar em empresas, prestar concurso público, atuar como autônomo ou, até mesmo, abrir o próprio negócio. Portanto, independentemente da carreira sonhada, ter um diploma de graduação é essencial para ampliar as oportunidades de emprego.

Estar na graduação aumenta, inclusive, as chances de entrar no mercado de trabalho, já que existem diversas vagas de estágio e trainee, que só podem ser preenchidas por universitários ou recém-formados.

Salários maiores

Em 2011, foi comprovado que, no Brasil, quem faz uma graduação pode ganhar até 156% a mais do que aqueles que não têm um diploma de nível superior.

Isso acontece porque os empregadores acreditam que pessoas graduadas desenvolveram maiores habilidades e adquiriram mais conhecimentos durante a universidade e, por isso, estão mais aptas para desempenhar as funções dos altos cargos. Pelas mesmas razões, o profissional graduado tem maiores chances de consolidar a sua carreira e ainda subir de posição com mais facilidade.

Se você conseguiu compreender melhor a relação entre a vida universitária e o sucesso profissional, deixe um comentário no post contando suas dúvidas e/ou experiências!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-