FAQ PANORAMA: As principais dúvidas na locação explicadas pra você!

12 minutos para ler

Alugar um imóvel é um processo que pode levar algum tempo. E ainda tem vários detalhes que devem ser observados. Isso independentemente da sua posição na negociação: seja locador ou locatário.

Nosso processo de locação foi feito para facilitar ao máximo sua jornada. Mas a gente entende que em alguns momentos possam surgir algumas dúvidas. Tudo isso é simples e rotineiro pra nós, e queremos aqui deixar registrado algumas das principais dúvidas e como podemos te ajudar nessa experiência.

Por isso, fizemos esse conteúdo com algumas perguntas e respostas mais frequentes sobre o aluguel de imóveis aqui na Panorama. Tanto para aqueles que estão em busca de um imóvel para locar ou já são nossos inquilinos, quanto àqueles que são donos de imóvel e querem entender como funciona para deixar seu imóvel para que nossa equipe administre ou ainda aos proprietários que já tem seu patrimônio sob nossos cuidados.

Separamos nesses 4 tópicos principais e estaremos sempre a disposição para esclarecer qualquer outra dúvida que possa surgir. Basta entrar em contato com a gente seja presencialmente ou através dos nossos contatos de telefone, Whatsapp e redes sociais.

QUERO ALUGAR UM IMÓVEL

Se você já pesquisou no nosso site e encontrou o seu imóvel, o próximo passo é conhecê-lo!

Como faço para ver o imóvel que quero alugar?

Você pode retirar as chaves na imobiliária para visitar pessoalmente, no seu tempo. Aproveite para ligar no (45) 3252-2791 ou pelo nosso plantão no Whats (45) 99142 1563 e conferir se a chave não está emprestada para outra pessoa. Se o imóvel está mobiliado, é preciso agendar uma visita com a equipe de locação. Nosso horário de funcionamento é de 8h30 às 18h30 e, aos sábados, das 8h30 às 12h30.

Gostei do imóvel, quais documentos preciso providenciar e quanto tempo tenho para trazer?

Os documentos necessários dependem do tipo de garantia locatícia que você escolher. Eles estão listados em nosso site ou vc pode solicitar a lista pelo whats.

O prazo para entrega dos documentos é de 2 dias úteis.

Quais são as garantias locatícias que eu posso escolher para o meu imóvel?

Fiadores de qualquer cidade do país (podendo inclusive ser parentes de primeiro grau), seguro-fiança ou o cartão de crédito são aceitos como garantia locatícia. Veja mais aqui.

Preciso de quantos fiadores para minha proposta ser aceita?

Sempre analisamos a capacidade de pagamento dos fiadores em caso de inadimplência, ou seja, é possível aceitarmos apenas um fiador que tenha mais imóveis e renda maior comprovada.

Preciso ir na imobiliária para entregar os documentos?

Não, basta escolher o imóvel que quer alugar. No nosso site temos um formulário (https://www.imobiliariapanorama.com.br/formularios-de-cadastro/cadastro-pessoal)  para preencher com seus dados e anexar seus documentos, tudo fácil e rápido.

Quanto tempo demora a análise da minha documentação?

Novamente, esse prazo depende da garantia locatícia escolhida e do envio completo da documentação. Para seguro fiança ou cartão de crédito a aprovação acontece geralmente em algumas horas. Já a análise do fiador, em até 24 horas.

Quando posso pegar as chaves e programar a mudança?

Assim que o contrato estiver assinado e com firma reconhecida. Você tem a opção de fazer também a assinatura digital, através do email, com o mesmo valor jurídico.

Posso mudar alguma cláusula no contrato?

O contrato de locação da Panorama é padrão e foi elaborado após muito estudo e fidelidade à Lei do Inquilinato. A padronização desse processo garante para você, para o proprietário e para a imobiliária, mais rapidez e segurança. Ele cobre todas as necessidades da locação e, por tudo isso, garante as partes envolvidas.

Quando começa a contar o meu contrato?

A partir do momento que seu contrato é enviado ou entregue para assinaturas, independente da data que ele será devolvido assinado.

Posso enviar o contrato assinado por e-mail? Todos os participantes do contrato precisam ir até a imobiliária para assinar?

No caso do contrato impresso, ele precisa ser entregue assinado e com firmas reconhecidas na imobiliária. Para o contrato com assinatura digital, basta seguir o passo-a-passo que você receberá no email que, automaticamente já estaremos com o contrato assinado.

Preciso participar da vistoria de entrada do meu imóvel?

Não. Nossa equipe produz um vídeo do imóvel que vc pode ter acesso a qualquer momento. Também elaboramos o Relatório de Vistoria que esta em anexo ao seu contrato de locação. E você tem 10 dias para contestá-la caso perceba alguma divergência.

O imóvel já tem luz ligada?

Geralmente, não. Mas você não precisa se preocupar com isso. Após a entrega do contrato, nossa equipe de atendimento solicita a ligação da luz no seu nome junto a COPEL.

Preciso ir na imobiliária para pagar o aluguel?

O pagamento pode ser realizado através de boleto bancário em qualquer banco até o vencimento. Você receberá o boleto impresso junto com o contrato ou por e-mail, e ainda pode pegá-lo na área do cliente no nosso site.

JÁ SOU INQUILINO

Se você já é nosso cliente e tem alguma dúvida sobre o período de permanência no imóvel, aqui vão algumas respostas.

Você consegue acessar seus boletos na Área do Cliente.

Existem taxas extras e fundo de reserva, que são do proprietário, no meu boleto de condomínio. O que eu faço?

Assim que pagar o boleto do condomínio, envie o boleto com o comprovante para o e-mail condominios@imobiliariapanorama.com.br para que sejam descontadas no seu aluguel. Esse desconto será feito diretamente no pagamento do seu aluguel.

Como pagar o condomínio?

Em regra, o condomínio é pago separadamente do valor do aluguel através de uma administradora ou síndico, mas consulte o departamento de locação da Panorama para confirmar qual é a sua forma de pagamento. Alguns imóveis pode ter o condomínio administrado por nós mesmos.

E o valor do IPTU, vem junto com o aluguel?

Em regra, o IPTU (ou as taxas de lixo) é cobrado junto com o aluguel, mas verifique a informação no setor de locação da Panorama.

Agora que eu já aluguei, posso fazer a alteração que quiser no imóvel?

Existem algumas mudanças que você pode fazer para personalizar o seu novo lar, como é o caso de pintura. Você pode pintar da cor que quiser, mas deve entregar com a mesma pintura do início da locação.

No que se refere à estrutura, é necessário autorização formal do proprietário para qualquer alteração.

Em caso de qualquer defeito na parte elétrica ou de vazamentos, por exemplo, o que fazer?

Sempre comunique à imobiliária para que a situação seja avaliada por um profissional credenciado. Caso o defeito tenha sido causado pelo seu uso, você deve arcar com as despesas dessa manutenção.

Quero sair do imóvel, como fazer?

Primeiro, você precisa fazer um aviso formal por escrito da sua saída com no mínimo 30 dias. Esse aviso pode ser enviado por e-mail, pelo nosso site, ou ainda pessoalmente na imobiliária. Consulte a existência ou não de multas contratuais e, antes de entregar as chaves, providencie a limpeza e eventuais reparos no imóvel.

Resumo desenhado: Avisa > Limpa/conserta > Desocupa > Entrega as chaves e agenda vistoria > (ok com joinha) > Rescisão

Como tenho acesso a Lei do Inquilinato?

Basta clicar nesse link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8245.htm

Fique tranquilo! Nossa equipe de locação está à disposição para te atender sempre que quiser. Clique aqui e veja nossos contatos.

QUERO DEIXAR MEU IMÓVEL PARA ALUGAR

Desde o momento da disponibilização do imóvel na imobiliária, o proprietário tem a assessoria de especialistas no mercado imobiliário, direcionando o melhor formato para a locação, desde a preparação do imóvel até as cláusulas contratuais.

O imóvel conta com ampla divulgação, hoje a Panorama é a imobiliária com maior presença digital na cidade em todas as redes sociais, além dos meios tradicionais como rádios, jornais e revistas.

NOSSOS DIFERENCIAIS

  • Todas as aprovações das locações são feitas diretamente pela diretoria da empresa, administrador e advogado especialistas no mercado.
  • Mesmo sendo requisitado poucas vezes, todas as questões relativas à locação são tratadas pessoalmente pelo advogado da imobiliária, dando muito mais agilidade às resoluções de conflitos, tanto para Locador quanto para Locatário.
  • A vistoria da locação com laudo escrito, fotográfico e vídeo garante ainda mais a entrega do imóvel nas mesmas condições recebidas.
  • Acompanhamento frequente do pagamento das taxas de condomínio, gerando mais tranquilidade para você.
  • O proprietário recebe mensalmente por e-mail um relatório com o extrato detalhado de pagamento.
  • Fique tranquilo! Nossa equipe de locação está à disposição para te atender sempre que quiser.

    Clique aqui e veja nossos contatos.
Quanto vale o meu imóvel?

Para uma avaliação correta, nossos corretores agendarão uma visita ao imóvel. Assim poderemos conhecer melhor as características e estabelecer um valor coerente com a realidade do mercado. Com um valor justo você poderá ter um aluguel mais rápido e com a melhor rentabilidade possível, otimizando seu investimento.

Quais os honorários da imobiliária?
  1. Não cobramos nenhum valor para fazer a avaliação e anunciar o imóvel. Os honorários só passarão a valer após a locação do imóvel.
  2. Não cobramos administração de controle de condomínio e IPTU
  3. Mensalmente o valor cobrado é de 10% (dez por cento) sobre o valor do aluguel
  4. O valor da nossa taxa de contrato e vistoria é de 100% (cem por cento) do valor do primeiro aluguel
  5. Não cobramos 13º sobre a administração
Quais documentos devo apresentar para disponibilizar meu imóvel?
  1. Contrato de Compra e Venda, Escritura ou Registro do Imóvel
  2. Documentos pessoais do proprietário
  3. Comprovante de Endereço do Proprietário
  4. Cópia do carnê do IPTU
  5. Cópia do último condomínio (caso houver)
  6. Contas de água e luz do imóvel
Com quem devo falar para disponibilizar meu imóvel?

Você pode contatar qualquer um dos nossos corretores ou atendentes de locação através do telefone, email ou plantão de Whatsapp.

Por fim, alugar um imóvel e fazer uma mudança tem que ser um momento feliz, tentamos minimizar ao máximo a burocracia e tratamos tanto proprietário quanto inquilino de maneira igual, sem privilégios, fazendo com que o processo seja bom para todos.

JÁ SOU PROPRIETÁRIO DE IMÓVEL NA IMOB. PANORAMA

Olá, seja bem-vindo! Esta seção é específica para você, proprietário de imóvel, se informar com rapidez.

Aqui você consegue acessar seus extratos e tirar as principais dúvidas sobre a locação do seu imóvel.

Posso pedir meu imóvel antes do fim do contrato?

Não, durante o prazo estipulado para a duração do contrato não poderá reaver o imóvel.

O inquilino saiu, quais pagamentos ficam sob minha responsabilidade?

IPTU, e, se houver, água, luz e condomínio.

Por que o carnê do IPTU precisa ficar comigo?

Por se tratar de um importante imposto que está no nome do proprietário, ele é de sua responsabilidade, por isso o pagamento evita que você fique inscrito no Cadastro de Devedores da Prefeitura. Assim você tem a segurança de controlar esse pagamento e ainda pode garantir os descontos do valor quitado à vista. A boa notícia é que você poderá ser restituído desse valor junto com o pagamento do aluguel, de acordo com a negociação realizada.

Quando recebo o valor do aluguel?

O banco repassa o valor do boleto pago pelo inquilino em até 3 dias, no dia seguinte o nosso sistema efetua a baixa. Como margem de segurança nosso contrato prevê o repasse em até 5 dias úteis do dia do pagamento, mas normalmente isso acontece antes.
Esse pagamento não acontece nos dias contados do vencimento, dessa forma, se o pagamento for feito antecipado, o repasse também poderá ser.

Na entrega do imóvel, se o inquilino não pintou ou teve algum dano, eu vou recebê-lo assim?

Fique tranquilo! O seu imóvel será entregue a você da mesma forma como você deixou conosco. Se antes da locação ele estava com uma pintura interna nova, por exemplo, o imóvel será devolvido com uma pintura interna nova, conforme os padrões de tinta existentes. Os possíveis danos provocados pelo inquilino serão reparados.

Fui comunicado sobre a necessidade de reparos no meu imóvel, quais são de minha responsabilidade?

Aqueles que são pré-existentes à locação, como reparos na rede elétrica ou hidráulica, esgoto, telhado e demais problemas ocultos ou então aqueles que desgastaram com o tempo como piso, armários, etc.

Quero vender meu imóvel, mas ele está ocupado por um inquilino. O que posso fazer?

Você pode vender a qualquer momento, mesmo com prazo do contrato vigente. Antes de ofertar a sua casa ou apartamento para o público, é obrigatório que você dê preferência de compra para o inquilino atual (com prazo de 30 dias para resposta). Basta comunicar nossa equipe que providenciamos todo o necessário.

Se o inquilino quiser sair do imóvel antes do prazo combinado, o que acontece?

Ele pagará uma multa conforme contrato de locação.

Esperamos que, com essas respostas, você consiga informações relevantes sobre a locação de imóveis.

E se tiver qualquer outra dúvida, deixa aqui nos comentários.

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