Vale a pena sacar o FGTS para a compra de imóvel?

4 minutos para ler

Você que está pensando em comprar seu imóvel, mas não acredita que seus recursos serão suficientes para fechar negócio, existe uma possibilidade de aproveitar recursos e chegar ao valor pretendido. Para quem trabalha com carteira assinada, é possível utilizar os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, mais conhecido como FGTS, para esse fim.

Quer saber mais como utilizar o FGTS para comprar sua casa própria? Acompanhe nosso post para saber melhor a respeito do assunto!

O que é o FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço ou FGTS é um valor depositado mensalmente na Caixa Econômica Federal, em nome de um trabalhador com carteira assinada. É um valor que deve ser utilizado para ajudar os trabalhadores quando estiverem desempregados.

É descontado 8% do valor bruto do salário e este valor só poderá ser resgatado pelo funcionário em caso de demissão sem justa causa, doenças graves ou para pagar parte de um financiamento para a casa própria.

Recentemente, o governo federal instituiu o saque aniversário e o trabalhador pôde retirar uma pequena porcentagem do FGTS no mês do seu aniversário.

Também eventualmente acontecem alguns saques de parte do FGTS, como foi o caso da pandemia do novo coronavírus, para ajudar a equilibrar o orçamento do trabalhador que teve seu salário reduzido.

Quem pode utilizar o FGTS na compra do imóvel?

O candidato a proprietário de um imóvel precisa ter, pelo menos, três meses de trabalho registrados na carteira, mas não precisa ser contínuo nem na mesma empresa, para utilizar este valor depositado no FGTS. Entretanto, não pode ter outro financiamento de imóvel pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em todo território nacional, nem ser proprietário de um imóvel no município onde reside.

Outro requisito é provar que trabalha no mesmo município em que deseja comprar a casa ou apartamento. O imóvel também precisa atender alguns pré-requisitos, como ter um valor de até R$ 1.500.000,00 em qualquer estado brasileiro, e não pode ter sido adquirido com o FGTS de seu proprietário a menos de três anos.

Vale a pena sacar este valor para comprar um imóvel?

Com tantas restrições e demandas, você pode estar se perguntando se vale a pena comprar um imóvel utilizando o saldo do FGTS. O rendimento do FGTS atualmente é de 3% ao ano, muito próximo da Selic e outros investimentos de baixo risco.

Além do baixo rendimento, ele não pode ser utilizado para muitas atividades, assim, reverter seu saldo para a compra de um imóvel pode ser uma ótima utilização.

A vantagem de se utilizar estes recursos na compra de um imóvel é poder dar uma entrada maior e reduzir o valor ou número de parcelas, quitando o imóvel em menos tempo. Você emprega seu dinheiro em um bem e poderá ter sua casa própria, reduzindo a necessidade de tomar um empréstimo no sistema bancário.

Mas antes de utilizar o FGTS para comprar sua casa própria, avalie seu orçamento e veja se as parcelas do seu imóvel cabem em sua renda. Comece uma reserva de emergência para cobrir custos que eventualmente possam aparecer durante este processo.

Você pode procurar a Imobiliária Panorama para ajudar a encontrar o imóvel que melhor se enquadra no seu orçamento e orientar como utilizar seu saldo do FGTS da melhor forma. Entre em contato conosco para que possamos ajudar a realizar seu sonho!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-