Afinal, é mais vantajoso financiar o imóvel ou comprá-lo à vista?

financiar imóvel ou comprar a vista
3 minutos para ler

Não é novidade para quase ninguém que o mercado imobiliário é um investimento certeiro, sobretudo se levarmos em conta que é um segmento com grande demanda no Brasil e que tem grande capacidade de valorização mesmo em períodos de crise. Por isso, saber se é mais vantajoso financiar imóvel ou comprá-lo à vista pode ser muito interessante.

A forma de pagamento é uma decisão muito importante, por isso, é preciso analisar as vantagens e desvantagens de cada opção, compreendendo as suas características e entendendo qual é a alternativa mais adequada para o seu perfil. Continue lendo este artigo e descubra como fazer isso!

Como é financiar imóvel?

O financiamento de imóveis é uma modalidade muito comum no nosso país. A alta demanda faz com que o mercado imobiliário seja muito valorizado e, com isso, os preços das propriedades se tornam altos, especialmente nas grandes cidades. Por isso, entre as maiores vantagens de financiar estão as condições facilitadas de pagamento.

Dependendo do banco ou da instituição financeira, é possível ter muitos anos ou, até mesmo, décadas para quitar o saldo, com taxas de juros que não costumam ser elevadas. Por outro lado, se não for tudo bem programado, o longo prazo também pode acabar “engessando” o orçamento da pessoa, comprometendo uma grande parte da renda.

Como é comprar à vista?

Pagar à vista costuma ser a escolha preferida de quem não tem dificuldades em economizar e conta com recursos suficientes para isso. Afinal, por meio dessa modalidade, o comprador não só se livra de uma série de burocracias comuns na liberação de financiamentos, como também ganha poder de barganha e capacidade de negociação.

Entretanto, essa não é uma alternativa que conta apenas com vantagens. Como os valores de boas propriedades não costumam ser baixos, a pessoa pode ficar sem reservas financeiras para o caso de imprevistos. Como nunca sabemos como será o dia de amanhã, isso pode se tornar um problema, principalmente para quem tem filhos pequenos ou idosos na família.

Qual é a melhor opção?

É muito difícil afirmar qual é a melhor opção, afinal, são duas possibilidades que contam com excelentes benefícios, mas também não deixam de ter as suas desvantagens. Comprar à vista pode fazer com que você consiga descontos excelentes, pois o dono desejará receber o dinheiro integralmente. No entanto, é preciso ter segurança financeira para isso.

Por outro lado, financiar o imóvel pode ser um caminho interessante para quem não conseguiu juntar uma quantia elevada, mas tem estabilidade no emprego e consegue encaixar as prestações no salário mensal. Além disso, nome limpo no mercado e longo relacionamento com um banco são as chaves para conseguir boas condições.

Como você pôde ver, decidir se é mais vantajoso financiar imóvel ou comprá-lo à vista depende de uma série de fatores, mas o mais importante é ter a ajuda de uma imobiliária de confiança para otimizar todo o processo.

Aprendeu se é mais vantajoso financiar imóvel ou comprá-lo à vista? Quer contar com a ajuda de uma empresa especializada na hora de tomar essa decisão? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat