Home Equity: o que é, como funciona e quais as vantagens?

4 minutos para ler

Talvez você não conheça o termo Home Equity, mas é muito provável que conheça essa modalidade de crédito, na qual o solicitante utiliza um imóvel como garantia do contrato. Ela é bastante comum nos Estados Unidos e vem crescendo bastante no Brasil. Isso porque suas taxas de juros são mais baixas e seu prazo de pagamento é maior quando comparado ao dos financiamentos tradicionais.

Esses fatores fazem com que esse tipo de crédito seja uma excelente alternativa, principalmente para os que não se enquadram nos requisitos das modalidades tradicionais ou para os que precisam de um montante mas querem fugir dos custos altos. Quer descobrir mais sobre o Home Equity? Então, continue com a gente e saiba como ele funciona e que vantagens esse sistema oferece!

O que é Home Equity?

Também chamada de Crédito com Garantia de Imóvel (CGI) ou Refinanciamento, o Home Equity é uma modalidade de empréstimo pessoal que utiliza um imóvel como garantia. Esse crédito ainda é recente no Brasil, pois surgiu em 2017 com a Lei 13476, que permite que um mesmo credor faça várias operações de crédito a partir de um mesmo e limite e com a mesma instituição financeira.

Um dos diferenciais do Home Equity é que o valor emprestado pode ser utilizado livremente, sem ser necessário especificar à instituição financeira a sua finalidade, ao contrário do que ocorre com um financiamento, por exemplo. Esse é um dos grandes motivos pelos quais essa modalidade tem crescido, pois você poderá usar o valor para unificar dívidas, abrir ou expandir um negócio, reformar sua casa ou apartamento, mobiliar seu lar, aumentar sua carteira de investimento em imóveis, entre tantas outras opções.

Como funciona?

Quando falamos sobre dar um imóvel como garantia, muitas pessoas confundem com hipoteca, que não é muito utilizada no Brasil por ser um processo extremamente burocrático e custoso. Na verdade, no Home Equity é realizada uma alienação fiduciária.

Então, essa modalidade funciona da seguinte maneira: uma pessoa solicita um crédito em uma instituição financeira e cede seu imóvel (quitado ou prestes a encerrar o financiamento) como garantia, até o pagamento total dessa dívida.

Após isso, o imóvel retorna para o nome de quem requisitou o empréstimo. Vale ressaltar que é necessário que imóvel em questão não tenha pendências com a documentação, como problemas em disputas judiciais, penhoras e outros impeditivos.

Conforme a Resolução n° 4271 do Banco Central, o montante solicitado pode chegar até 60% do valor de avaliação do imóvel. No caso de o imóvel ainda estar financiado, então o valor solicitado somado ao saldo devedor deverá ser de no máximo 60% do valor de avaliação.

Da mesma maneira que ocorre com outros empréstimos, o valor das parcelas do Home Equity não pode ultrapassar 30% da sua renda. Essa modalidade também permite utilizar um imóvel de terceiros como garantia, isto é, você pode apresentar um fiador para que seu crédito seja aprovado.

Quais são as vantagens desse tipo de crédito?

Alguns benefícios dessa modalidade de crédito merecem destaque. Confira os principais:

  • taxas de juros mais baixas que as de outros tipos de empréstimos ou financiamentos;
  • usufruto garantido do imóvel, ou seja, você poderá usar o imóvel normalmente até o final do contrato;
  • prazo de pagamento mais longo;
  • possibilidade de contratação tanto por pessoa física quanto jurídica;
  • valor maior oferecido como empréstimo;
  • total liberdade na destinação do dinheiro;
  • disponibilidade mesmo para negativados;
  • contratação facilitada e rápida.

Portanto, o Home Equity é uma maneira simples e rápida de conseguir um empréstimo cujas parcelas caibam em seu orçamento para conseguir realizar qualquer projeto que você tenha em mente. Agora que você conhece mais essa opção, faça um comparativo com as demais para avaliar qual é mais adequada ao seu perfil.

Quer saber mais sobre o mercado imobiliário? Então não deixe de assinar nossa newsletter para enviarmos publicações exclusivas para você!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat