Afinal, é mais vantajoso investir em imóveis comerciais ou residenciais?

3 minutos para ler

Muitas pessoas estão pensando em investir no mercado imobiliário, em busca dos diversos benefícios que o segmento proporciona, especialmente, no que diz respeito à segurança patrimonial e potencial de valorização. Por isso, preparamos este post para esclarecer a dúvida se é mais vantajoso investir em imóveis comerciais ou residenciais.

As duas alternativas são válidas e apresentam benefícios interessantes, mas também é fundamental compreender se as suas características menos atraentes estão em sintonia com o seu perfil de investidor e suas metas em curto, médio e longo prazos. Continue lendo o post e descubra como fazer isso!

Vantagens e desvantagens de imóveis residenciais

Uma das grandes vantagens de investir em imóveis residenciais é a sua facilidade na locação, quando comparados com as propriedades comerciais. Afinal, todo mundo precisa de um lugar para viver, não é mesmo? Como boa parte das pessoas não consegue economizar para adquirir uma casa ou apartamento, a locação surge como única opção.

Por outro lado, embora você tenha muitos interessados, os contratos tendem a ser mais curtos, pois boa parte dos locatários deseja ter liberdade de se mudar quando há alguma eventualidade. Além disso, o valor do aluguel tende a ser menor, na comparação com unidades voltadas para o comércio, pois aqui não há geração de lucros.

Pontos fortes e fracos de imóveis comerciais

O ponto forte dos imóveis comerciais é que eles possibilitam contratos mais longos, pois o inquilino não terá o intuito de passar o ponto depois de acostumar a sua clientela. Outra questão para isso é a logística, tendo em vista que o comerciante não terá muita facilidade se precisar mudar a mobília, o estoque, refazer a decoração e assim por diante.

O lado negativo fica por conta da forte relação com eventuais períodos de desvalorização ou desaquecimento da economia. Ao contrário das unidades residenciais, que sempre têm demanda pela necessidade de moradia, os comércios podem fechar as portas se o público não estiver consumindo, o que é muito comum durante crises mais severas.

A melhor alternativa para o seu perfil

Como você pôde ver, os imóveis residenciais e comerciais apresentam diversas vantagens e desvantagens importantes. Decidir entre eles não é simples, pois o investimento no mercado imobiliário costuma trazer bons frutos em ambas as opções. No entanto, você precisa considerar o seu próprio perfil de investidor e o que você pretende.

Para quem só tem recursos para uma única unidade, apostar em residências pode ser uma boa ideia, visto que a demanda é maior e você terá menores riscos de acabar com o seu único patrimônio vazio. Por outro lado, se você deseja apostar na diversificação e aumentar seus lucros, comércios são muito bem-vindos, até pelos seus elevados valores de locação.

Agora, você já tem uma ideia melhor se é mais vantajoso investir em imóveis comerciais ou residenciais. O essencial é avaliar os principais pontos envolvendo o investimento e o seu próprio perfil, de forma que você consiga acertar na hora da escolha.

Gostou de aprender se é mais vantajoso investir em imóveis comerciais ou residenciais? Então, que tal seguir nossas páginas no Facebook, Twitter e no YouTube para receber mais conteúdos?

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat