5 fatos que demonstram a importância da Suinocultura para o município de Toledo

suinocultura
4 minutos para ler

Localizada no Oeste Paranaense, o jovem município de Toledo recebe grande destaque no âmbito econômico, possui o maior parque industrial da mesorregião e é um grande produtor de suínos, aves, pescados, milho e soja, por conta disso possui o título de Capital do Agronegócio Paranaense. Tendo em vista que a produção de suínos é a principal atividade da agropecuária local, criamos este post e vamos apresentar-lhes os 5 fatos que demonstram a importância da Suinocultura para o município de Toledo… Quer saber quais são? Então vem com a gente!!!

É uma atividade tradicional

A produção de suínos chegou ao Brasil há mais de um século, com a vinda dos imigrantes europeus, sendo inicialmente desenvolvida em pequenas propriedades e para consumo próprio, produção de banha, morcilha, torresmo, cortes de carne de um modo geral. O clima favorável e o solo fértil, da Região Sul, fizeram com que a atividade se expandisse e consolidasse. Na Mesorregião Oeste do Paraná, com a chegada dos migrantes/colonizadores gaúchos e catarinenses, criaram-se ligações mais fortes entre os mercados produtores e consumidores que aqui já existiam, propiciando o desenvolvimento de indústrias deste segmento. Insere-se então neste contexto Toledo, pioneira no desenvolvimento dessa atividade na região, recebendo destaque nacional pela mesma e por possuir o maior frigorífico da América Latina.

Principal atividade da agropecuária local

A suinocultura está presente e/ou relacionada com a maior parte das propriedades/estabelecimentos do município, que por consequência torna-se uma grande atividade empregadora e geradora de renda nos mais diversos setores econômicos. Toledo é detentora do 1º lugar em rebanho de suínos do país e 1º lugar em VBP (Valor Bruto da Produção) Agropecuário do estado, que é alavancado principalmente pela produção de suínos.

Maior frigorífico da América Latina

Toledo possui o maior frigorífico de suínos e aves da América Latina que gera milhares de empregos diretos e indiretos na região, além de diversos outros linkages proporcionados por ele. É uma empresa presente em diversos países que garante aos consumidores produtos de excelentíssima qualidade e realiza grandes investimentos em pesquisa, inovação e desenvolvimento.

Torcida Porcos Selvagens

Também está entre os 5 fatos que demonstram a importância da Suinocultura para o município de Toledo a Torcida Porcos Selvagens. O futebol por si só já uma paixão nata do brasileiro, em Toledo não é diferente, porém aliaram-na a principal atividade econômica do município. Criada em 2006, é a maior torcida organizada do Oeste Paranaense, representando o time local Toledo Esporte Clube – TEC, popularmente, carinhosamente e coincidentemente conhecido como Porco.

Festa Nacional do Porco no Rolete

Apresentando-se como um dos maiores eventos gastronômicos do estado, a festa é realizada desde 1974, que começou como uma competição entre as melhores receitas de porco no rolete. Já representou o Brasil em festivais gastronômicos no exterior e serviu de inspiração para a Unidos da Ponte no carnaval de 1995, representando o estado e a culinária paranaense.

Apresentamos aqui 5 fatos que demonstram a importância da Suinocultura para o município de Toledo. Gostaria de complementar com outros fatos e informações relevantes? Deixe seu comentário e enriqueça cada vez mais nossos conteúdos.

Quer saber mais sobre a maravilhosa cidade de Toledo? Quer comprar ou alugar um imóvel? Venha até a Imobiliária Panorama, nossa experiência e credibilidade no mercado imobiliário garantem a excelência dos nossos serviços e a satisfação dos nossos clientes. Estamos aguardando sua visita! Deixe seu like e compartilhe com seus amigos nas redes sociais… Até mais!

contato whatsPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat