Entenda tudo sobre a importância da vistoria do imóvel alugado

vistoria do imóvel
6 minutos para ler

Acabou de saber o resultado do ENEM e, para fazer o curso tão almejado, vai ter que mudar de cidade? Isso é sinal de que uma grande mudança de vida vem por aí. Afinal, você deverá passar de 4, 5 ou até mais anos em um lugar novo, cercado por uma rotina totalmente diferente.

Se você está vivenciando essa situação, o melhor é começar logo a organizar todos os preparativos para a mudança, não deixando nada para a última hora.

O ideal mesmo é começar pela procura do imóvel onde você viverá. Nessa fase, a animação e euforia tomam conta da pessoa que, empolgada com as novidades, esquece de alguns itens muito importantes. A vistoria do imóvel que será alugado é um deles.

Por isso, não deixe de ler este post até o fim. Nele, preparamos um resumo de alguns tópicos básicos para que você entenda tudo sobre a importância da vistoria de imóvel alugado. Confira!

O que considerar antes de alugar um imóvel?

A seguir, mostraremos alguns dos pontos mais importantes que você deve colocar em evidência antes de assinar o contrato de locação.

As fotos ajudam, mas não dizem tudo

Existem muitos sites em que é possível verificar as opções de imóveis disponíveis para aluguel, que funcionam como um verdadeiro “classificados on-line”. Alguns deles apresentam detalhes e contam, inclusive, com fotografias do local. Esse tipo de ferramenta ajuda muito na hora de fazer uma pré-seleção de possíveis imóveis para alugar. Entretanto, não é recomendável fechar a contratação sem, de fato, fazer uma vistoria.

Conhecer, de fato, o local que se deseja alugar é indispensável. Às vezes, as fotos valorizam muito o imóvel e, quando você chega lá, a realidade é bem diferente. Além do mais, somente por meio de imagens não é possível analisar questões como ventilação, trânsito e segurança. Por isso, vistoriar previamente o imóvel é indispensável.

É necessário checar detalhe por detalhe

Outro ponto positivo de realizar vistorias é checar as condições de funcionamento do imóvel, que se pretende alugar. Por exemplo: verificar se as descargas estão funcionando, se os ralos não estão entupidos, se, nas torneiras, corre água sem problemas, se não há vazamentos, entre outros detalhes.

Sem uma vistoria do imóvel prévia, esse tipo de problema é detectado apenas quando a pessoa começa, de fato, a residir no lugar, tornando-se uma verdadeira dor de cabeça para o inquilino, no caso, você.

Segurança na devolução do imóvel alugado

A vistoria é importante não só na hora de alugar um imóvel. Ela é importante também na hora de fechar o contrato de aluguel, quando se devolve a propriedade ao seu dono.

Nesse tipo de situação, a vistoria acaba sendo uma forma de segurança tanto para o locador, quanto para o locatário. Afinal, um laudo será formalizado detalhando todas as especificidades de como o imóvel foi entregue.

O que pode acontecer se a vistoria não for realizada?

A vistoria é um tipo de processo de inspeção e deve ser feita antes que o inquilino se mude para o imóvel alugado. Caso ocorra algum problema por causa de falhas estruturais do imóvel, quem deve arcar com as despesas é o proprietário. Mas, se os danos forem causados pelo locatário, é ele quem deve pagar os custos de manutenção.

Por isso, é importante ficar atento a todos os detalhes na hora de fazer a vistoria de imóvel alugado. O ideal é que você faça a conferência/vistoria inicial juntamente e apresente cada ponto observado por escrito, respeitando o prazo previsto no contrato, para que, assim, a imobiliária tenha como conferir os itens apontados.

Como fazer a vistoria de imóvel alugado?

Agora que você já conhece os pontos mais importantes a serem considerados antes de alugar um imóvel, mostraremos algumas dicas básicas para te ajudar a fazer a vistoria do imóvel antes de fechar a locação.

Olhe a pintura

É possível verificar a planicidade das paredes visualmente. Pontos que formam sombras devem ser analisados com cuidado. Além disso, verifique se existem falhas na pintura, como manchas.

Utilize a câmera do celular para registrar cada imperfeição observada, pois elas deverão ser corrigidas pelo proprietário.

Analise a parte elétrica e hidráulica

Em relação à parte elétrica do imóvel, a dica é testar todos os interruptores, tomadas e bocais para se certificar de que a energia está funcionando perfeitamente.

Se o imóvel for muito antigo, pode ser necessário realizar a troca imediata da rede elétrica, para que possa suportar a energia que os aparelhos eletrônicos modernos exigem.

Já em relação à parte hidráulica, ligue as torneiras para que a água possa escoar dos encanamentos por cerca de dois minutos. Esse procedimento ajudará a verificar se não existem vazamentos nos sifões.

Além disso, verifique também se as descargas dos vasos sanitários estão funcionando. Acione para ver se vazão de água é satisfatória e se não existem vazamentos. Repita o processo pelo menos três vezes para ter certeza do funcionamento.

Tire fotos

Após realizar a conferência de todos os aspectos estruturais que podem ser checados visualmente, verifique se o corretor de imóveis anotou todas as solicitações e tire fotos dos pontos que foram citados. Essa é uma forma de garantir que você tenha uma cópia arquivada, e ela servirá como base caso ocorram dúvidas no ato da devolução do imóvel.

Se você quiser alterar algo na estrutura do imóvel, deve avisar ao proprietário com antecedência. Se ele aceitar as mudanças, é importante que o acordo seja feito por escrito.

Avalie revestimentos e rejuntes

Veja se não existem peças danificadas, com rachaduras ou trincas, além de mofos e manchas nas paredes e tetos. Além disso, é importante conferir se existem deformações nas estruturas.

Lembrando que você tem o direito de exigir que o laudo de vistoria seja entregue antes da assinatura do contrato.

Como uma imobiliária de confiança pode ajudar com a vistoria?

Já deu para perceber que a vistoria de imóvel alugado é um processo indispensável, tanto na hora de alugar quanto na hora de devolver o imóvel ao seu proprietário. O bom mesmo é se cercar de todos os cuidados.

Por isso, o ideal é contratar empresas ou profissionais especializados em locação de imóveis. Além de conhecer todas as normas da área, eles poderão te ajudar a fazer uma excelente vistoria do imóvel, assegurando tanto a locação de um excelente lugar para morar, bem como a devolução adequada do mesmo.

Ainda existe alguma questão que você não entendeu sobre como realizar a vistoria de imóvel alugado e por que isso é tão importante? Quer descobrir como a gente pode ajudar? Então entre em contato para saber mais!

contato whats
Você também pode gostar

Um comentário em “Entenda tudo sobre a importância da vistoria do imóvel alugado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-