Leilão de Imóveis: vantagens e cuidados ao investir no mercado imobiliário

9 minutos para ler

À medida que as exibições virtuais se tornaram mais comuns no setor imobiliário, o leilão de imóveis online também. Um leilão online é semelhante a um leilão tradicional, mas em vez de licitar uma casa pessoalmente, pode fazê-lo no conforto da sua própria casa.

Se você está interessado em aprender mais sobre como investir em imóveis ou é um novo comprador de imóveis que se sente frustrado com o mercado imobiliário atual, os leilões de imóveis online podem ser uma ótima solução.

Os leilões online são uma ótima maneira de expandir suas opções e possivelmente encontrar uma casa com desconto. Elas ainda contam com uma avaliação de imóveis tal como no processo tradicional.

O que são leilões de imóveis?

A propriedade é vendida em leilão por vários motivos, e esses leilões ocorrem tanto em locais presenciais quanto em físicos. Em um leilão online, todos os lances são realizados pela internet, enquanto que nos presenciais, são realizados em uma reunião.

Ao participar de um leilão online, você pode visualizar imagens do imóvel e fazer lances no conforto do seu sofá. Estes são geralmente realizados através de sites de leilões. Às vezes, os leilões também acontecem em sites operados pelo governo, onde as casas hipotecadas são vendidas.

Por que as casas são vendidas em leilão?

As casas são vendidas em leilão por vários motivos e os vendedores podem ser proprietários, credores, municípios ou até mesmo de posse do Governo Federal. 

Por exemplo, o governo às vezes confisca propriedades por falta de pagamento de imposto de renda e outros motivos. Nesse caso, para evitar que a situação chegue a tal ponto, é possível fazer uma antecipação de recebíveis cheques.

Quando isso não acontece, a casa é vendida em leilão. Há ainda outras razões mais comuns pelas quais as casas são vendidas em leilões:

  • Desejo de vender rapidamente como está;
  • Inadimplência da hipoteca;
  • Impostos de propriedade não pagos;
  • Criminalidade.

Veja abaixo alguns detalhes sobre essas razões.

Desejo de vender rapidamente como está

Se um proprietário quiser vender sua propriedade como está, ele pode optar por vendê-la em leilão. Listar a casa em um site de leilões e vendê-la ao maior lance geralmente é mais rápido do que listar a casa no mercado.

Por exemplo, uma empresa de portaria e limpeza pode querer vender seu imóvel rapidamente para custear novos investimentos de expansão da empresa.

Inadimplência da hipoteca

Se um mutuário deixar de fazer seus pagamentos mensais de hipoteca, a hipoteca acabará por entrar em processo de dívida.

A inadimplência das hipotecas leva a execuções hipotecárias, e o banco pode, posteriormente, oferecer as propriedades à venda por meio de leilões de execuções hipotecárias e levará junto o alvaras cetesb/prefeitura.

Impostos de propriedade não pagos

Além da inadimplência da hipoteca, as propriedades podem ser executadas por falta de pagamento de impostos sobre a propriedade. Se isso acontecer, os municípios costumam vender essas propriedades em leilão.

Criminalidade

Alguns estados do Brasil têm leis de confisco criminal que autorizam o governo a confiscar qualquer propriedade associada à criminalidade ou impostos de renda não pagos. 

O governo oferece essa propriedade para venda em leilões públicos, enquanto os confiscos são oferecidos para venda em outras instâncias.

Como funcionam os leilões de casas online?

Se você está pensando em comprar uma casa em um leilão de imóveis, é útil entender como o processo funciona desde o início. A maioria dos leilões é estruturada de três maneiras:

  • Absoluto;
  • Reserva;
  • Lance mínimo.

Os leilões são rápidos e espera-se que os participantes entendam como tudo funciona desde o início. A maioria dos leilões presenciais é realizada por leiloeiros com presença online, portanto, os leitores devem verificar as informações sobre como licitar antes de irem.

Absoluto

Em um leilão absoluto, a propriedade é vendida ao maior lance, mesmo que o preço final seja significativamente menor que o valor do imóvel.

Reserva

Em um leilão de reserva, o proprietário define um valor de reserva pelo qual está disposto a vender sua empresa de inspeção instalações elétricas. Se a licitação nunca atingir o preço de reserva, o imóvel não será vendido.

Lance mínimo

Em um leilão de lance mínimo, o proprietário define um valor mínimo no qual o lance pode começar. No final do leilão, o licitante mais alto consegue comprar o imóvel.

Como os leilões de casas online mudaram durante a pandemia?

Antes do COVID-19, os leilões eram tipicamente eventos presenciais. Os leilões online existiam, mas não eram tão comuns como agora.

Mas uma vez que a pandemia teve o grau que atingiu, as regras de distanciamento social impossibilitaram os leilões presenciais. Como resultado, os leilões online tornaram-se cada vez mais populares no último ano.

A realização de leilões virtuais abriu o mercado para um público muito maior. Isso significa que os vendedores geralmente podem cobrar preços mais altos por propriedades leiloadas, não sendo necessário um projeto de cálculo estrutural para notar a diferença.

Além disso, a moratória de encerramento do COVID-19 reduziu bastante o inventário de propriedades hipotecadas disponíveis.

Como resultado, menos casas estão disponíveis no mercado, mas a demanda por imóveis continua a aumentar. Algumas pessoas recorreram aos leilões online como uma opção alternativa para comprar.

Quais são os riscos potenciais de comprar uma casa através de um leilão de imóveis online?

Há muitas vantagens nos leilões online, mas também há riscos a serem considerados. Os leilões online geralmente são navegados por investidores imobiliários, que têm experiência em eventos comuns dos leilões.

Se você está pensando em comprar uma casa por meio de um leilão online, deve proceder com racionalidade e cautela. Deverá ter em mente todos os bens e ativos de um imóvel, como um projeto elétrico predial.

Quando você compra um imóvel como está, isso significa que você é responsável por ele e por quaisquer problemas inesperados que o acompanham.

E quando você participa de um leilão online, é improvável que você tenha a chance de realizar qualquer tipo de inspeção residencial primeiro.

Se você encontrar um negócio que não pode deixar passar, tente realizar uma inspeção externa da casa e verificar o sistema de alarme de segurança residencial se possível. Também é uma boa ideia certificar-se de que a propriedade não está mais ocupada antes da licitação.

Cuidados ao investir no mercado imobiliário

Você vai ter que ter dinheiro. Há ótimas ofertas em leilões, mas a maioria é paga em dinheiro à vista.

Não haverá oportunidades para solicitar um empréstimo ou realizar a inspeção da casa, e os credores do processo de avaliação exigem depósito em dinheiro.

Em alguns casos, os proprietários anteriores ainda podem estar morando na casa que você licitou com sucesso. Se for esse o caso, você será responsável por solicitar o despejo do local.

É uma boa ideia fazer uma inspeção externa antes de licitar uma casa para garantir que os proprietários anteriores já tenham ido embora.

Além disso, tenha em mente que você estará competindo com investidores imobiliários experientes.

Os leilões têm sido tradicionalmente o domínio dos investidores imobiliários, mas os leilões online abriram leilões para todos os tipos de compradores. No entanto, você provavelmente se encontrará em lances contra esses investidores em algum momento.

Por esse motivo, pode ser útil assistir a alguns leilões online antes de participar de um. Isso lhe dará a oportunidade de aprender como eles funcionam.

Recompensas potenciais de comprar um imóvel leiloado

Muitos investidores gostam de leilões porque oferecem uma oportunidade real de encontrar pechinchas que não estão disponíveis no mercado imobiliário convencional.

No entanto, esses investidores geralmente são empreiteiros ou comerciantes que sabem como resolver até mesmo os problemas domésticos mais graves. E em um leilão online, não há corretor de imóveis experiente para orientar e alertar sobre possíveis problemas.

Por isso, atente-se para qual o melhor tipo de leilão que você poderá se envolver.

Os leilões têm a vantagem de fechar rapidamente uma compra.

Muitas pessoas gostam de leilões online porque eles se movem rapidamente e é uma maneira muito mais rápida de fechar uma casa. Não há credores, não há contingências para proteger os compradores e não há inspeções.

Ao contrário dos leilões presenciais, que são conhecidos por sua ação em ritmo acelerado, os leilões online são mais lentos. Isso dá aos potenciais compradores tempo para se familiarizar com as regras e procedimentos da casa de leilões.

Mesmo que você ainda não esteja pronto para comprar, ir a um leilão online educará os recém-chegados e permitirá que eles observem investidores experientes. Isso pode lhe dar a experiência necessária para participar de outro leilão no futuro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-