Como o local de estudo interfere na minha produtividade?

local de estudo
4 minutos para ler

Você está prestes a abrir os livros e revisar a matéria para a prova de amanhã. De repente, as obras no vizinho recomeçam e um caminhão de anúncios passa pela rua. É difícil não ficar nervoso com a situação, certo?

É por isso que a produtividade e o local de estudo estão intimamente relacionados. Fazer com que suas leituras tenham mais fluência também depende da tranquilidade do seu bairro e da sua casa.

Continue lendo o post para entender a influência do ambiente na qualidade dos seus estudos e saber como melhorar sua capacidade de concentração!

Procure um ambiente que ajude a manter o foco

Um bom ambiente para os estudos deve conter em si elementos que ajudem na manutenção do foco. Afinal, ser produtivo consiste em otimizar o tempo disponível para executar determinada tarefa.

Portanto, todos os elementos — das cores ao sistema de refrigeração — devem ser analisados nesse sentido: o que causa distração ou impede você de se concentrar naquilo que realmente interessa?

O espaço precisa ser bem aproveitado, ainda mais em locais pequenos. Lembre-se: um local bagunçado ou cheio de elementos visuais tende a ser desestimulante, além de oferecer distrações.

Conforto é fundamental

Um local de estudos confortável é de extrema importância. Você não precisa, evidentemente, dos equipamentos mais luxuosos do mundo. No entanto, vale notar se suas necessidades básicas são atendidas.

O ideal é que não seja necessário sempre levantar para buscar algo, pois fazer isso interrompe o fluxo de pensamento. Sendo assim, é bom contar com prateleiras ou algo do gênero.

Ter uma mesa minimamente espaçosa e organizada também é útil, já que ela será sua área de trabalho. Uma cadeira ergonômica, que se adapte ao seu tamanho, é imprescindível, porque você passará muito tempo ali. Sua coluna agradece!

O local de estudo deve ter uma boa iluminação

Se você mora sozinho há pouco tempo, é compreensível que não tenha dado muita atenção aos detalhes que parecem desimportantes. Contudo, saiba que se preocupar com a iluminação não é uma bobagem — principalmente se você quiser expandir sua produtividade.

Dessa forma, dê preferência à luz natural. Caso não seja possível, ou você goste mais de estudar à noite, escolha uma luminária com lâmpada fria, que é mais estimulante. O posicionamento também é fundamental: mantenha-a focada naquilo que se lê.

A temperatura deve ser agradável

Nós sabemos que é praticamente impossível conduzir qualquer atividade mental passando muito calor ou muito frio. Logo, se você não tem condições de investir em um ar condicionado ou aquecedor, opte por um ambiente que mantenha uma temperatura equilibrada ao longo das quatro estações.

Ter janelas que permitam arejar o local é essencial. Se as redondezas forem arborizadas, melhor ainda!

Locais silenciosos são ideais

Você se lembra dos barulhos que citamos no começo do texto? Eles são muito prejudiciais para quem deseja se concentrar e ser produtivo. Então, dê prioridade às localidades que ofereçam silêncio na maior parte do dia. Isso evita distrações e permite que você se mantenha mais focado.

O local de estudo interfere por completo em nossa produtividade. De acordo com as condições que ele nos dá, podemos fazer mais em menos tempo, aumentando o rendimento. Por isso, tendo atenção a alguns pontos importantes, é possível otimizar o tempo e manter-se sempre produtivo!

Gostou do post? Aproveite para ler nosso artigo com 5 bons motivos para morar na Vila Becker.

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-