Conheça as vantagens de ter um loft contemporâneo

9 minutos para ler

Para quem busca um imóvel para morar, priorizando um estilo único e diferenciado, o loft contemporâneo pode ser a opção ideal. 

Esse tipo de residência, que foge do convencional pelas suas características baseadas em modelos industriais, chama a atenção de muitas pessoas. Além disso, ele se tornou uma preferência entre os arquitetos. 

Tudo isso se dá por razões muito simples: a amplitude interna do loft, em conjunto com cômodos interligados, trazem maior bem-estar para os moradores. 

Dessa maneira, cada elemento presente na composição de um loft, traz conforto e tranquilidade, permitindo que a decoração da residência seja feita da maneira desejada pelo proprietário, seguindo traços industriais e rústicos. 

Apesar de ser um estilo de moradia bastante interessante, ele costuma chamar mais a atenção de pessoas que gostam de grandes espaços, já que a arquitetura desse imóvel possui uma planta livre. 

Nesse sentido, ele permite uma inovação, pois ter cômodos interligados é uma das suas principais características.

Com isso, a criatividade na composição dos diferentes ambientes permite a montagem de uma decoração exclusiva, que valoriza o espaço como um todo.

Se antes ter um loft era uma opção econômica para diversas pessoas, hoje ele é um estilo arquitetônico bastante valorizado, que ganhou seu espaço no mercado e se tornou atrativo para quem quer adquirir um imóvel.

Para conhecer as vantagens de ter um loft contemporâneo, siga na leitura deste artigo e entenda o conceito de modo mais amplo.

O conceito de loft contemporâneo

O loft é um estilo arquitetônico que surgiu na década de 50. As fábricas e galpões industriais que estavam abandonados nessa época, eram convertidos em residências com particularidades bastante interessantes.

Assim, tinham como característica principal os grandes espaços, que interligavam diferentes cômodos, exigindo uma decoração que valorizasse essa amplitude. 

Atualmente, os lofts contemporâneos são cada vez mais procurados, dado o seu estilo diferenciado, possuindo elementos marcantes em sua composição, tais como:

  • Pé direito com cerca de 3,20 metros;
  • Ausência de paredes na divisão interna;
  • Revestimentos rústicos;
  • Janelas grandes;
  • Entre outras características.

Inclusive, o pé direito alto é o grande responsável pela amplitude do espaço. 

Além disso, a ausência de paredes para dividir os cômodos é outro colaborador dessa característica, que ajuda a criar uma sensação de liberdade dentro do imóvel. 

Tanto o revestimento externo, quanto o interno do loft, são preferencialmente rústicos. Sendo assim, é comum ver paredes de tijolinhos ou cimento, que deixam de lado a necessidade de acabamentos lisos ou uniformes. 

Essa escolha é o que faz o loft contemporâneo ter uma aparência mais moderna e aconchegante, valorizando as principais tendências decorativas do mercado. 

Uma maneira interessante de valorizar o espaço é garantir uma entrada de luz maior no ambiente. 

Por isso, as dimensões do vidro para janela são maiores, contribuindo também para a diminuição do uso de energia elétrica durante o dia. 

Não à toa, o conceito de loft contemporâneo vem ganhando grande destaque no setor imobiliário, sendo a escolha preferida de quem busca uma casa com estilo único e diferenciado. 

As características presentes no loft contemporâneo

Pensar em como a arquitetura industrial contribui para a estruturação de um loft, ajuda a entender um pouco mais sobre as suas principais características. 

1 – Planta livre

Nos estilos convencionais de imóveis, a existência de várias paredes torna a divisão dos espaços bastante limitada, diminuindo a sensação de amplitude. 

Já nos lofts, a planta livre é uma característica marcante, que permite um trabalho especial no que se refere a decoração dos ambientes. 

Por isso, uma sala de tv planejada pode ser elaborada com maior liberdade, pensando justamente que a organização da área também contribui para o cenário geral do imóvel.

Se antes era necessário utilizar apenas os acessórios mais comuns para compor um determinado cômodo, a planta livre permite que um quadro utilizado na parede seja visualizado independentemente do espaço que se ocupa dentro do loft.

2 – Presença de mezanino

A presença de um mezanino é um dos atributos mais especiais do estilo. 

Normalmente, esse espaço se destaca dos demais, criando um ambiente mais íntimo dentro da planta do loft. Por isso, o dormitório é montado ali, conferindo maior privacidade. 

Para valorizar a área, ampliando a entrada de luz, muitos proprietários recorrem ao envidraçamento de varanda, permitindo a incidência solar durante todo o dia. 

Além disso, o mezanino garante um ambiente próprio para o descanso e o recolhimento, e deve ser trabalhado para proporcionar maior conforto.

3 – Integração entre sala e cozinha

Em modelos de residência convencionais, a sala e a cozinha são cômodos distintos e separados, o que não ocorre no loft contemporâneo. 

Unificar esses dois ambientes é uma das vantagens do imóvel, permitindo ainda a junção da decoração utilizada no espaço. 

É preciso pensar que, ao aplicar uma persiana sob medida na janela da sala, ela vai influenciar diretamente na luminosidade e na beleza da cozinha e, por isso, deve ser idealizada para seguir uma linha decorativa uniforme. 

Vale destacar ainda que os móveis podem ser uma maneira prática de delimitar os cômodos. 

Nesse caso, é comum que um balcão bem posicionado possa otimizar a organização de um loft, e garantir a decoração do ambiente. 

4 – Decoração rústica

Por seguir um estilo industrial, o loft contemporâneo possui características mais modernas, utilizando uma decoração rústica nas superfícies e na escolha de elementos presentes na estrutura do imóvel. 

O uso de luminária para área externa feitas em ferro ou aço, as paredes de tijolinhos ou de ladrilhos e o piso de concreto queimado, são alguns exemplos práticos desse tipo de decoração. 

As características mencionadas neste tópico mostram como o loft contemporâneo possui um visual próprio, que contribui para ser uma das principais preferências no mercado imobiliário atual.

As vantagens de se morar em um loft contemporâneo

Depois de conhecer um pouco mais sobre as principais características do loft, é importante ressaltar as vantagens de se morar nesse tipo de imóvel, chamando a atenção para os pontos que podem influenciar na decisão de compra de um interessado. 

1 – O aproveitamento de espaço no loft 

Uma das grandes vantagens para os proprietários de um loft é o aproveitamento do espaço.

Em um mercado onde a grande maioria dos apartamentos possui metragens pequenas, o loft se destaca por possuir bastante amplitude interna, acomodando o uso do mobiliário escolhido pelo dono da residência, sem comprometer o deslocamento interno. 

Com isso, cada espaço do loft pode ser aproveitado, ajudando a desfrutar de cômodos completos. 

2 – O ambiente arejado e iluminado do loft

Com o pé direito alto, um loft contemporâneo é privilegiado em termos de iluminação e de espaços arejados. 

A forte presença de luz durante o dia influencia na instalação de um sistema de energia solar para residência, contribuindo ainda mais para a economia do uso de energia elétrica no imóvel. 

É importante investir também em uma iluminação diferenciada para destacar os ambientes do loft. 

O uso de pontos de luz e de luminárias com estilos rústicos podem contribuir positivamente para valorizar o espaço.

3 – Os móveis funcionais no loft

Como uma maneira interessante de ampliar a funcionalidade dentro da residência, o loft contemporâneo comporta de modo interessante o posicionamento de móveis com mais de uma utilidade. 

Um sofá-cama, uma mesa retrátil, um armário com fruteira embutida, são alguns tipos de móveis funcionais que podem ser utilizados na decoração de um loft contemporâneo, seguindo as tendências decorativas do espaço.

Dessa forma, além de garantir que a mobília do imóvel esteja completa, é possível otimizar os espaços e aproveitar a mesma estrutura para diferentes usos. 

4 – A organização do loft 

Manter uma casa devidamente organizada demanda tempo e atenção, devido a quantidade de objetos e artigos presentes nos ambientes. 

Justamente porque o loft unifica os cômodos, a organização interna é mais simples e rápida, pois exige menos detalhes na decoração.

Se o proprietário de um imóvel prioriza a facilidade em ordenar o seu imóvel, o loft contemporâneo é a escolha mais assertiva para isso. 

O perfil de quem busca um loft contemporâneo

O loft contemporâneo possui um estilo único, que chama a atenção por suas características diferenciadas. 

A existência de um pequeno jardim decorado, a unificação de diferentes cômodos, a amplitude do espaço e os atributos rústicos presentes no loft, são valorizados por um perfil de pessoas que priorizam a organização e valorizam áreas amplas. 

Esses pontos são essenciais para quem gosta de reunir os amigos e parentes em sua residência, e busca, por isso, oferecer um ambiente confortável, bonito e arejado. 

Dada a limitação de dormitórios, que são montados no mezanino do loft, é muito comum que pessoas solteiras ou casais sem filhos optem pela compra desse modelo de imóvel.

A sua disposição estrutural atende de maneira aconchegante aos moradores, e por isso, garante que o loft seja uma opção interessante do ramo imobiliário.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Portal da Arquitetura, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre casa e construção.

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-