4 dicas para montar um lugar de estudos perfeito na sua casa

lugar de estudos
4 minutos para ler

Ter um lugar de estudos bem organizado ajuda você a obter o máximo de rendimento. Afinal, aumenta a motivação, a capacidade de concentração e ajuda a manter o foco. Esses fatores são ainda mais importantes para um estudante universitário, pois sua rotina é realmente corrida, principalmente, se decidiu fazer faculdade em outra cidade.

Afinal, além das atividades do curso (que não são poucas), ainda é preciso cuidar da casa e dar conta da rotina pessoal. Então, confira nossas dicas e descubra como é fácil montar um espaço para melhorar seu desempenho nos estudos!

1. Defina o melhor lugar

O primeiro passo para ter um bom lugar de estudos é decidir onde ele será montado. Se você mora em uma kitnet ou em um apartamento pequeno, não se preocupe. É perfeitamente possível ter um espaço para estudar de forma confortável. Vale separar um canto no seu quarto ou na sala.

O ideal é que o ambiente seja silencioso. Ou seja, se você mora com outras pessoas, escolha um espaço onde não há tanta circulação. Se possível, prefira um lugar próximo a alguma janela. Assim, haverá iluminação natural, que ajudará você a se manter concentrado.

2. Acerte na escolha dos móveis

Uma bancada e uma cadeira são o suficiente para criar um lugar específico para estudar. No entanto, é preciso ficar atento ao conforto. Não há como manter o foco, sentir-se motivado ou conseguir se concentrar se você está desconfortável na cadeira ou se a altura da mesa não é adequada para você, concorda?

Além disso, ficar em uma postura incorreta pode causar dores pelo corpo. Então, vale a pena investir em móveis adequados. Escolha uma cadeira com braços e com regulagem da altura. Seus pés devem tocar totalmente o chão, e os quadris e joelhos precisam formar um ângulo de 90 graus. Ao colocar os braços sobre a mesa, os cotovelos também devem formar o ângulo reto.

3. Organize o espaço

Quem é que consegue ser produtivo em um ambiente bagunçado? A desorganização atrapalha a concentração e compromete todo o seu desempenho. Desse modo, mantenha seu lugar de estudos sempre bem arrumado.

Para ajudar a manter tudo em ordem, aproveite o espaço vertical da parede e fixe prateleiras ou nichos. Eles são ótimos para acomodar seus livros e, ainda, ajudam na decoração. Também, utilize gavetas da própria escrivaninha ou de alguma cômoda para organizar seus materiais.

4. Evite distrações

Nossa casa é cheia de distrações: TV, redes sociais, filmes e séries para maratonar, afazeres domésticos, bichinho de estimação, familiares ou colegas que querem conversar. Então, estudar em casa pode ser um grande desafio.

Por esse motivo, ao organizar seu local de estudos, retire de perto tudo o que puder roubar sua atenção. Desligue a TV e o celular, entre apenas nos sites necessários ao estudo daquela matéria e peça para que outras pessoas não interrompam enquanto estiver estudando.

Uma ótima dica é personalizar seu cantinho de estudos com post-its sobre o curso, com frases motivacionais ou, até mesmo, com matérias que você precisa memorizar.

Viu como criar um lugar de estudos é fácil? Siga as dicas deste post e tenha um desempenho ainda melhor. Assim, terá mais tempo para se dedicar a outras atividades. Basta estabelecer uma rotina e ter disciplina para segui-la corretamente!

Gostou das sugestões? Então, compartilhe este post nas redes sociais. Assim, seus amigos e colegas também aprenderão como organizar um lugar para estudar com mais eficiência e tranquilidade!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Open chat