Morar próximo à faculdade compensa?

morar próximo à faculdade
4 minutos para ler

Para um estudante que não vive com os pais, escolher um lugar para morar é um dos maiores desafios. E, todos os anos, milhares de pessoas passam por essa situação difícil e criteriosa.

Os apartamentos, geralmente, são as melhores opções, mas, mesmo assim, antes de mudar sempre é necessário analisar algumas condições e conhecer os prós e os contras dos locais desejados. E um dos fatores que mais chamam atenção na hora da escolha é o da distância até a faculdade.

Mas será que morar perto do local de estudo compensa? Pensando nisso, preparamos este post com três bons motivos de morar próximo à faculdade.

1. Otimização do tempo

Uma das principais questões na hora de escolher um apartamento é o tanto de tempo gasto para se locomover até o trabalho ou à faculdade. E isso é decisivo mesmo para aquelas pessoas já formadas, que buscam um apartamento permanente. Morar próximo ao trabalho ou à faculdade proporciona benefícios diretos na locomoção diária.

Os jovens que escolhem morar próximo à faculdade têm muito mais tempo para se dedicar a outras atividades, como a prática de exercícios ou um curso de idioma. Sem contar a sobra de tempo também para estudar e se preparar para os trabalhos e provas. Isso é bastante considerável se pensarmos em uma cidade grande, por exemplo, onde as pessoas podem ficar até quase três horas paradas no trânsito.

Além disso, morar perto da faculdade também significa ter mais horas de sono, já que não será necessário acordar horas antes de um horário considerável, enfrentar condições terríveis nos transportes e conseguir chegar a tempo do início da aula.

2. Economia de dinheiro

Outro ponto importante a se levar em consideração são os gastos durante o trajeto até o local de estudo. Ainda mais quando há estudantes que se deslocam muitas vezes entre cidades para trabalhar ou estudar.

Os jovens que moram próximo ao local de estudo gastam muito menos. Para ir à faculdade, muitos alunos podem se locomover a pé ou utilizar bicicleta, práticas que também são uma ótima maneira de se exercitar. E tudo isso gera uma grande economia de dinheiro, principalmente levando em conta o tanto de despesas que as pessoas têm com transporte público ou combustível.

E, claro, sobrando um dinheirinho, dá até para relaxar um pouco e se divertir mais aos finais de semana.

3. Mais conforto

Como o desejo de morar próximo à faculdade é muito grande, muitas imobiliárias costumam subir o preço do imóvel de acordo com a localização. Mas, em vez de analisar somente o valor do aluguel do apartamento, lembre-se, como foi falado, da grande economia com gastos de locomoção, pois é um dinheiro a mais que pode ser utilizado no investimento da nova residência.

Tenha em mente que essa condição proporciona mais conforto. Se de repente as parcelas estiverem um pouco altas, uma boa alternativa é dividir o apartamento com mais pessoas. Dividindo as despesas de aluguel e manutenção do imóvel, você terá condições de investir até em um apartamento maior, mais confortável e que, junto com todas as vantagens de se morar perto da faculdade, aumentará consideravelmente a sua qualidade de vida.

Escolher um imóvel na hora de começar a faculdade é realmente um desafio, mas analisando as condições direitinho, é possível fazer uma boa escolha! E então, gostou do artigo? Que tal acompanhar a nossa página do Facebook? Lá publicamos conteúdos como esse e muito mais!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-